Quando você for avaliar onde morar, o condomínio horizontal certamente pode ser uma excelente opção caso precise de um imóvel espaçoso, com mais privacidade que os condomínios tradicionais e seguro.
Geralmente possuem mais áreas comuns, vagas na garagem e diversos outros benefícios para quem está disposto a realizar o investimento.
Entenda quais são todas as vantagens de morar em um condomínio horizontal, quais são as diferenças para os verticais e porquê eles vem ganhando cada vez mais espaço no mercado imobiliário.
Confira o que você vai ler por aqui:
- O que é um condomínio horizontal?
- Quais as características de um condomínio horizontal?
- Qual a diferença entre condomínio horizontal e vertical?
- Quais as vantagens de morar em um condomínio horizontal?
- Infraestrutura
- Segurança
- Convivência
- Tamanho dos lotes
- Facilidade de acesso
- Tranquilidade
- Privacidade
- Variedade de lazer
- O que considerar ao escolher um condomínio horizontal?
- Analise a segurança disponível
- Veja quais áreas são oferecidas
- Atente-se à infraestrutura
- Confira o perfil da vizinhança
- Descubra qual tipo de moradia é ideal para você com o teste do QuintoAndar!
O que é um condomínio horizontal?
O condomínio horizontal é aquele formado por casas, em que uma unidade autônoma está situada do lado da outra. Portanto, todas estão no mesmo plano, diferente do que acontece no vertical, onde um apartamento está em cima do outro.
O objetivo desse tipo de condomínio é oferecer mais espaço livre e aberto. Por isso, tem áreas de lazer variadas e um vizinho fica a certa distância do outro. Além do mais, existe toda uma infraestrutura no local que contribui para uma melhor qualidade de vida.
Por exemplo, nas casas em condomínio fechado e horizontal, é possível encontrar iluminação, vias asfaltadas, opções de comércio e serviços, espaços de lazer — até mesmo minimercados. Ainda há controle da entrada e saída de pessoas para aumentar a segurança.
Quais as características de um condomínio horizontal?
As características de um condomínio horizontal são:
- Todas as construções são casas, de um ou mais andares;
- Os imóveis podem estar isolados ou agrupados, conforme a extensão territorial do condomínio;
- Há grande variedade de áreas de serviços e lazer, podendo ser usadas por todos os moradores;
- Existem áreas verdes;
- É oferecida segurança completa nos arredores;
- Há garagem para os moradores;
- Toda a infraestrutura necessária é oferecida.
Qual a diferença entre condomínio horizontal e vertical?
A principal diferença entre condomínio horizontal e vertical é o modelo de construção, que impacta diversos outros aspectos do estilo de vida. Enquanto o primeiro tem casas, que estão situadas em um mesmo plano, o segundo é um prédio com vários imóveis um em cima do outro.
No condomínio horizontal, há uma maior preservação da privacidade, do espaço de céu, da vista das janelas, isso porque existe distância entre os vizinhos.
Assim, há menos preocupação com vizinhos, pois não existe ninguém em cima nem embaixo. Além disso, você continua tendo toda a infraestrutura necessária, como segurança, quadras esportivas, piscina, praças de uso coletivo, portaria etc.
Leia também: Quais os principais tipos de apartamento e o que considerar na hora de escolher o seu
Quais as vantagens de morar em um condomínio horizontal?
As vantagens de morar em um condomínio horizontal são:
Infraestrutura
Um dos principais benefícios da escolha de condomínio horizontal é a oferta de espaços de lazer, sociais e comerciais. Nesses ambientes, você encontra áreas verdes, quadras poliesportivas, pistas de caminhada e corrida, minimercados, churrasqueiras, piscinas e mais.
Além disso, há contato com a natureza, as vias são asfaltadas, a fiação costuma ser subterrânea, entre outros benefícios. Ou seja, existem várias vantagens em comparação com uma casa fora de um condomínio.
Segurança
Um fator fundamental de casa ou apartamento em condomínio é a segurança. Isso porque há vários recursos para proteger os moradores, como:
- Controle de acesso;
- Câmeras de monitoramento;
- Cercas elétricas;
- Alarmes;
- Guarita na entrada;
- Serviço de rondas com profissionais capacitados.
Portanto, a segurança em condomínio horizontal é um dos principais fatores de escolha. Afinal, você terá muita qualidade de vida, já que poderá se movimentar dentro do espaço sem se preocupar com a sua proteção.
Convivência
O convívio social é incentivado no condomínio horizontal devido à grande quantidade de áreas comuns. Assim, você pode conversar com os vizinhos, fazer amizades e ter tranquilidade ao aproveitar todos os espaços disponíveis.
Tamanho dos lotes
A escolha do condomínio horizontal também tem relação com o tamanho dos lotes. Eles costumam ser maiores, de 250 m². Isso possibilita um maior espaço para a sua casa.
Facilidade de acesso
Muitos condomínios horizontais estão perto de centros urbanos, mas em regiões mais tranquilas. Isso permite que você trabalhe, leve os filhos para a escola e vá ao supermercado sem perder muito tempo no trânsito.
Leia também: Localização de imóvel, dicas para pesquisar sobre o local que você pretende morar
Tranquilidade
Em um condomínio horizontal, o ambiente externo ao da residência é muito mais controlado. Não há barulho de trânsito, por exemplo. O que possibilita mais tranquilidade para os moradores.
Privacidade
Como as unidades autônomas são casas, você tem mais privacidade e discrição. O vizinho não ouvirá o que sua família faz dentro de casa (como pode acontecer em apartamentos) e há mais liberdade para acordar e dormir a hora que quiser, fazer barulho, falar alto etc.
Variedade de lazer
O condomínio horizontal de casas tem vários espaços de lazer, como academia, piscina com raia olímpica, quadra, churrasqueira, praça, playground e outras áreas. Assim, você não precisa se deslocar e enfrentar o trânsito para aproveitar o lazer.
Para Tania Goldkorn, síndica profissional que também atua em condomínios horizontais, existem outras vantagens, além das listadas até aqui, em morar em um empreendimento como esse, são elas: a maior possibilidade de personalização de cada unidade residencial, constante valorização imobiliária e maior contato com a natureza.
Tania Goldkorn
Síndica profissional
“Condomínios horizontais geralmente atraem famílias que buscam um estilo de vida mais tranquilo e seguro, o que pode criar um ambiente familiar agradável”.
O que considerar ao escolher um condomínio horizontal?
Veja o que considerar ao escolher um condomínio horizontal.
Analise a segurança disponível
Apesar de sempre ter algum nível de segurança, a escolha de um condomínio horizontal sempre deve passar por esse aspecto. Isso porque alguns têm uma proteção melhor do que o outro.
Por isso, confira se todos esses pontos estão disponíveis no condomínio:
- Controle de acesso, com registro de quem entra e sai;
- Vigilância 24 horas, com rondas frequentes;
- Sistema de câmeras;
- Cercas elétricas.
Ainda veja como é feito com os visitantes que têm veículos, para garantir que há um controle realmente eficiente.
Veja quais áreas são oferecidas
Considere todas as áreas comuns oferecidas ao fazer a escolha do condomínio horizontal. Por exemplo, pistas de caminhada, academia, churrasqueira, piscina e mais.
Também veja se há espaço no próprio terreno da casa. Ali, por exemplo, verifique se você pode colocar um jardim ou uma piscina.
Atente-se à infraestrutura
Considere se os imóveis presentes no condomínio são antigos, se estão bem conservados, se há rachaduras, mofo e sinais de infiltração, entre outros problemas. Ainda analise se:
- As fachadas podem ser modificadas conforme a vontade do morador;
- As calhas e os azulejos estão em boas condições;
- Há incidência de sol no imóvel e em qual posição;
- Há boa iluminação nas áreas comuns;
- As áreas comuns estão bem preservadas;
- O estado das ruas é bom.
Confira o perfil da vizinhança
Ainda que exista mais privacidade, você terá que interagir com os vizinhos. Então, veja se eles interagem mais, se são reservados, se há crianças ou pets, quais são as regras de convivência e outros detalhes. Tudo isso ajudará a escolher um condomínio horizontal com mais chances de acerto.
Descubra qual tipo de moradia é ideal para você com o teste do QuintoAndar!
Escolher entre condomínio horizontal, casa ou tipos de apartamento, pode ser uma tarefa complexa, afinal, todos possuem vantagens e desvantagens, dependendo do perfil de quem procura.
Por isso o QuintoAndar desenvolveu um jeito simples de comparar qual o tipo de imóvel é ideal para você, de acordo com o seu perfil, o que gosta e deseja para o novo lar. Clique no botão abaixo e confira!
Com o QuintoAndar é fácil encontrar a casa ou apartamento dos seus sonhos!
Carregando comentários...