Realizar o sonho da casa própria requer muitos cuidados. É preciso fazer um processo de aquisição seguro, com a intermediação de uma empresa transparente e confiável, que saiba o que verificar antes de comprar um imóvel usado.
Assim como todas as transações de compra e venda no mercado imobiliário, a aquisição de um imóvel usado tem seus prós e contras. Isso porque, por um lado, está tudo pronto, é só se mudar e morar. Por outro, é possível que existam pendências e complicações relativas ao vendedor.
Por isso, você precisa entender como comprar um imóvel usado de forma segura e o que observar para evitar problemas e burocracias.
Confira o que você vai ler por aqui:
- Qual a importância da verificação prévia em imóveis usados?
- Como saber se o imóvel está regular?
- O que fazer para não ser enganado na hora da compra de um imóvel?
- Como saber se o imóvel tem processo na justiça?
- O que verificar antes de comprar um imóvel usado?
- 1. Avaliação da estrutura e das condições do imóvel
- 2. Análise da documentação e legalidade do imóvel
- Quais documentos verificar antes de comprar um imóvel usado?
- 3. Verificação de pendências financeiras e dívidas relacionadas ao imóvel
- Compre com o QuintoAndar e não se preocupe com burocracias!
Qual a importância da verificação prévia em imóveis usados?
A verificação prévia em imóveis usados é importante para evitar pendências relativas ao vendedor ou ao imóvel. Por isso, esse processo abrange desde a documentação imobiliária até a da pessoa que está se desfazendo da propriedade.
A partir da verificação prévia, é possível fazer um laudo de vistoria de imóvel, no qual consta todos os detalhes relativos ao bem. Isso protege tanto o vendedor quanto o comprador.
Como saber se o imóvel está regular?
Para saber se o imóvel está regular, você pode fazer uma consulta ao Cadastro de Edificações do Município (CEDI). Esse documento indica se a propriedade está regular ou irregular. Também é possível verificar todo o histórico do bem na matrícula.
Toda essa verificação precisa ser feita por você, quando a compra é realizada diretamente do vendedor. No entanto, em uma compra com o QuintoAndar, por exemplo, você não precisa se preocupar, porque tudo é realizado pelos especialistas.
Portanto, no segundo caso, a chance de ter problemas é muito menor do que se fizer a negociação diretamente com o vendedor.
Leia também: Aprenda o que é registro de imóveis e qual a sua importância após a compra
O que fazer para não ser enganado na hora da compra de um imóvel?
Veja o que fazer para não ser enganado na hora da compra de um imóvel:
- Confira o número do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci) para ter certeza de que são profissionais especializados;
- Verifique a idoneidade da imobiliária e/ou da construtora;
- Desconfie de valores muito abaixo do mercado. É importante chegar a um valor justo;
- Analise a documentação imobiliária. Por isso, vá ao Cartório de Registro de Imóveis em que o bem está registrado;
- Visite o imóvel pessoalmente algumas vezes;
- Saiba mais sobre o vendedor do imóvel.
Como saber se o imóvel tem processo na justiça?
Para saber se o imóvel tem processo na justiça, é preciso pegar a matrícula atualizada do imóvel. Assim, você terá acesso ao CPF dos proprietários e poderá pesquisar se há alguma ação judicial contra eles, já que não existe impedimento em relação à propriedade propriamente dita. Assim, é necessário pesquisar o nome dos vendedores.
Ou seja, dessa forma, você consegue emitir todas as documentações necessárias. Por exemplo, a certidão negativa de imóvel, que mostra a inexistência de pendências judiciais e dívidas.
Ou a certidão de ônus reais de imóveis. Ela comprova que as informações do vendedor e do bem são verdadeiras.
O que verificar antes de comprar um imóvel usado?
Veja, agora, o que verificar antes de comprar um imóvel usado.
1. Avaliação da estrutura e das condições do imóvel
A corretora de imóveis e parceira do QuintoAndar, Luciana Pereira, nos diz que o mais importante é atentar-se para danos que podem ser mais complexos de resolver posteriormente, como infiltrações, rachaduras na parede e problemas elétricos ou hidráulicos.
Analise também se existem ranhuras, mofo etc. E lembre-se que a conservação deve estar boa. Caso contrário, é possível negociar o preço do imóvel.
Afinal, se houver problemas estruturais e nas condições do imóvel, será necessário reformar o apartamento ou casa. Portanto, haverá um gasto maior.
Sobre as redes elétrica e hidráulica, essa é uma análise que exige um aprofundamento maior, já que esses problemas não costumam ser vistos a olho nu. Por isso, vale a pena contratar profissionais.
Outras dicas para saber o que verificar antes de comprar um imóvel usado nesse quesito são:
- Veja se existe infestação de fungos, cupins e outros insetos. É interessante contratar profissionais para fazer essa análise;
- Avalie se há móveis sob medida, já que eles ajudam na mudança;
- Confira as condições gerais do imóvel. Por exemplo, se as chaves funcionam, se as portas estão boas, como está o estado da pintura e do piso etc.;
- Analise se o imóvel tem desníveis ou tábuas levantadas, se o piso for de madeira, ou peças ocas e quebradas, se for de porcelanato ou cerâmica. Isso pode indicar umidade no solo.
2. Análise da documentação e legalidade do imóvel
Antes de comprar o imóvel usado, tome alguns cuidados contra golpes e fraudes. É preciso verificar que a propriedade está no nome do vendedor e se existem pendências.
Para isso, solicite a matrícula atualizada no Cartório de Registro de Imóveis. Nesse documento, você verá todo o histórico da propriedade, dívidas de alienação, possível penhora, etc.
Luciana Pereira
Corretora de Imóveis e Parceira QuintoAndar
“A matrícula é o principal documento do imóvel, como se fosse nossa certidão de nascimento. Ela traz a real identidade. Nela, é preciso observar quem são os proprietários, se está atualizada e se não tem agravos”.
Ainda peça todas as certidões do vendedor para ter certeza de que ele não tem nenhuma ação judicial que possa impedir a venda do bem.
Preste uma atenção especial se o valor do imóvel estiver muito abaixo da média do mercado, pois é possível que exista alguma irregularidade ou restrição. Nesse caso, você terá que gastar a mais para regularizar o bem.
Quais documentos verificar antes de comprar um imóvel usado?
Os documentos a verificar antes de comprar um imóvel usado são:
- Cópia da matrícula atualizada;
- Certidão Negativa de Ônus Reais;
- Certidão Negativa de Imóvel;
- Escritura pública;
- Quitação do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI);
- Registro do imóvel;
- Pagamento das taxas cartorárias.
3. Verificação de pendências financeiras e dívidas relacionadas ao imóvel
Para saber se existem pendências financeiras e dívidas relacionadas ao imóvel, você precisa da certidão negativa de tributos municipais, estaduais e federais. Ainda solicite a certidão do IPTU para ter certeza de que todos os valores desse imposto estão quitados.
Se o imóvel for um apartamento, aproveite para verificar com o síndico do condomínio se existem pendências relativas à taxa condominial. Caso existam, converse com o vendedor para que o pagamento seja feito.
Compre com o QuintoAndar e não se preocupe com burocracias!
Agora que você já sabe a importância de verificar todas as documentações e estrutura antes de comprar um imóvel usado, que tal deixar toda essa burocracia com a gente?
Com o QuintoAndar você conta com um time de especialistas que irão simplificar as etapas burocráticas e garantir que toda a documentação esteja 100% regular. Assim você pode focar na escolha da casa ou apartamento dos seus sonhos.
Acesse já o site ou app do QuintoAndar e encontre seu imóvel ideal!
Leia também: Aprenda tudo o que você precisa saber sobre como financiar imóvel usado
Carregando comentários...