Alta temporada: janeiro e fevereiro são os melhores meses para alugar um imóvel

Padrão identificado há cinco anos pelo QuintoAndar mostra que visitas e negócios aumentam no início do ano

Por Redação - 25/11/2021 às 11:22
Atualizado: 05/11/2024 às 18:33

Existe época mais favorável para alugar um imóvel? De acordo com a análise do volume de visitas e negócios realizados por meio da plataforma do QuintoAndar, sim: os meses de janeiro e fevereiro são mais propícios para fechar um contrato de aluguel, comportando-se como uma “alta temporada” do setor.

O padrão vem se repetindo desde 2018, ou seja, já ocorre há cinco anos. Além disso, ele se manifesta de duas maneiras: o aumento no número de visitas e, consequentemente, a maior velocidade para que inquilino e proprietário entrem em acordo.

De acordo com o levantamento, em janeiro e fevereiro são agendadas, em média, mais de 370 mil visitas mensais, cerca de uma a cada 7 segundos, o que, naturalmente, acaba trazendo mais liquidez para o mercado.

Navegue pelo conteúdo:

Visitas aumentam em janeiro e fevereiro

Nos primeiros anos da pesquisa, 2018 e 2019, o aumento do número de visitas em janeiro e fevereiro em relação a novembro e dezembro do ano anterior foi, em média, de 59% e 69%, respectivamente.

Já em 2021, o salto foi de 15%, alta relevante, mas proporcionalmente menor em função do aumento da base de imóveis cadastrados no QuintoAndar.

Além disso, a tendência segue no ano atual. Na primeira semana de janeiro, por exemplo, o número de buscas foi 12% maior do que no mesmo período do ano anterior.

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Velocidade do fechamento dos contratos de aluguel

Segundo o QuintoAndar, o tempo médio para alugar um imóvel em janeiro e fevereiro é de 35% a 50% mais rápido do que na média anual.

Além de tornar o processo mais ágil e menos desgastante, essa liquidez acaba favorecendo a própria rentabilidade do imóvel, já que evita o surgimento de maiores custos decorrentes da vacância.

Leia também: Como alugar um imóvel rápido? Levantamento do QuintoAndar revela as principais características de imóveis com baixa vacância

Anúncios também diminuem

Segundo reportagem publicada no jornal da Band, além do volume de buscas e da maior liquidez, o número de anúncios de imóveis no início do ano costuma ficar mais baixo e volta ao normal apenas em maio.

Dessa maneira, abre-se uma oportunidade para o investidor fechar seu contrato em um período de menor concorrência com outros proprietários, possibilitando a valorização de seu investimento.

Você também pode se interessar: Valorização de imóvel: o que define e como calcular

Administração de imóveis com pagamento garantido todo dia 12
Administração de imóveis com pagamento garantido todo dia 12 Saiba mais

Por que a busca por imóveis aumenta no início do ano?

Não há nenhuma razão que justifique plenamente o aumento do número de visitas e negócios fechados em janeiro e fevereiro, mas alguns fatores ajudam a explicar esse fenômeno no mercado de aluguéis, como:

  • Ano Novo: a virada de ano costuma estimular a definição de algumas resoluções e o desejo de mudança.  O lar, naturalmente, é um dos fatores mais relevantes da nossa vida – e respirar novos ares torna-se uma meta a ser realizada;
  • Reorganização financeira: na mesma linha, o mês de janeiro costuma ser um período para “arrumar a casa” no aspecto financeiro, seja pelas promessas de guardar mais dinheiro e investir no ano novo, seja pelo aparecimento de tradicionais e pesadas contas, como IPTU, IPVA e despesas escolares. Como o custo de habitação é um dos principais no orçamento da família brasileira, ele passa a ser um importante alvo;
  • Ganhos adicionais: o fim do ano é um período de recebimento de receitas adicionais, como 13º salário e participação nos lucros da empresa, o que também pode estimular a busca por um novo imóvel;
  • Início do ano letivo: a volta às aulas, especialmente em universidades, que concentram muitos alunos de fora da cidade dos campi e a maioria deles mora de aluguel, é um gatilho importante para o aumento da demanda. Além dos calouros, que precisam de uma casa nova, as férias podem ser um bom estímulo para trocar de residência.

Leia também: 

Conheça os melhores bairros de São Paulo pra universitários

Saiba quais são os melhores bairros de Brasília para universitários

Conheça os melhores bairros de Florianópolis para universitários

Conheça os melhores bairros de Curitiba para universitários

Saiba quais são os melhores bairros de Porto Alegre pra universitários

QuintoAndar, o lugar ideal para aproveitar a alta temporada de janeiro e fevereiro

De nada adianta, contudo, tentar alugar na alta temporada se o proprietário ainda anuncia seus imóveis em imobiliárias e plataformas com poucos usuários ou clientes e baixíssima liquidez.

No QuintoAndar, são milhões de acessos e mais de 12 mil contratos fechados todo mês, o que é potencializado nos primeiros meses do ano.

Essa exposição, aliada a uma experiência simples e intuitiva e um processo transparente e sem burocracias, permite que o proprietário parceiro alugue seu imóvel o mais rápido possível e pelo preço que traga a melhor rentabilidade para seu investimento.

Anúncio grátis e proteção contra danos de até R$ 50 mil
Anúncio grátis e proteção contra danos de até R$ 50 mil Anunciar imóvel


© 2024 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.

Carregando comentários...


Leia também