Aluguel tem leve alta em fevereiro, mas segue em queda no acumulado de 12 meses

Dados são do Índice QuintoAndar de Aluguel, que avalia mensalmente os valores de imóveis residenciais em São Paulo e no Rio de Janeiro

Por Redação - 03/03/2021 às 12:16
Atualizado: 08/11/2023 às 11:52
Índice QuintoAndar de fevereiro

O QuintoAndar divulgou nesta quarta-feira (03/03), mais uma edição de seu estudo mensal sobre os valores do aluguel residencial no Rio de Janeiro e em São Paulo. E nos dados apurados pelo Índice QuintoAndar de fevereiro, a imobiliária digital identificou que o valor médio do aluguel residencial por m² na Capital Paulista aumentou 0,97% em comparação a janeiro deste. Já na Capital Fluminense, a variação mensal foi de 1,06%.

Em ambas regiões, quando avaliado o acumulado dos últimos 12 meses, a situação é inversa, com queda de 6,23% em São Paulo e baixa de 2,51% no Rio de Janeiro.

Índice QuintoAndar de fevereiro

“A valorização dos imóveis de aluguel deve demorar para acontecer, embora comece a apresentar leve retomada”, diz Fernando Paiva, Head de Dados do QuintoAndar. “O avanço da Covid-19 no Brasil e os possíveis impactos na economia devem segurar ainda mais a valorização do metro quadrado em SP e RJ”.

O Índice QuintoAndar leva em consideração preços efetivamente usados em contratos fechados, mais precisos que os valores de aluguel. O indicador aponta também a distância entre as médias de preços dos anúncios em relação àqueles realmente utilizados nos aluguéis.

Em fevereiro, os anúncios indicaram valores em média 10,56% acima da realidade do mercado em São Paulo. Já no Rio a diferença média a mais dos anúncios foi de 14,33% no mesmo período.

Dados de fevereiro em São Paulo

Em São Paulo, o bairro que mais se valorizou nos últimos seis meses foi a Vila Formosa, seguida por Jardim São Savério e Jardim Estér Yolanda, na Zona Oeste da cidade. Já as maiores quedas nesse intervalo foram no Centro, Santo Amaro e Liberdade.

Entre os bairros com metro quadrado de aluguel mais caro na cidade estão, Vila Olímpia, Pinheiros e Vila Nova Conceição.

+ Leia mais:
– Índice QuintoAndar: fique por dentro dos valores do aluguel em São Paulo

Já no que diz respeito ao tamanho, o preço do aluguel por metro quadrado dos imóveis de um quarto subiu 1,1% em fevereiro ante janeiro. No mesmo período, houve alta de 0,48% e 0,62% nos preços médios de aluguel dos imóveis de 2 e 3 dormitórios, respectivamente.

Dados de fevereiro no Rio de Janeiro

A maior alta de aluguel por metro quadrado no Rio de Janeiro se deu nos seguintes bairros: Taquara, Vila Isabel e Recreio. Já as maiores retrações vieram de Santa Teresa, Centro e Grajaú. Por sua vez, a lista de bairros mais caros da cidade tem no topo: Ipanema, Leblon e Botafogo.

+ Leia mais:
– Índice QuintoAndar: fique por dentro dos valores no aluguel em Rio de Janeiro

Os imóveis de três dormitórios tiveram alta no preço do metro quadrado de 0,85% em fevereiro, comparado com janeiro. Os dois quartos tiveram aumento de 0,77%. Já os imóveis de até um dormitório se mantiveram estáveis na capital fluminense.



© 2024 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.


Leia também