Aprenda passo a passo como fazer textura na parede e transformar sua decoração

Existem muitos métodos criativos de como fazer textura na parede, que adicionam personalidade às decorações, principalmente nos lares. Saiba mais!

Por Redação - 14/07/2023 às 17:41
Atualizado: 25/09/2024 às 13:30
Textura de cimento queimado na parede de uma sala.

De tempos em tempos bate a vontade aprimorar a decoração de casa. Por isso, aprender técnicas de como fazer textura na parede é um ótimo caminho para a renovação do seu lar.

Essas técnicas são importantes para te ajudar a expressar o seu estilo pessoal, repaginando a sua casa e te trazendo mais conforto. 

A textura é a massa típica da construção civil que serve de base para várias texturas de paredes. Quando utilizada para decoração, ela pode dar uma nova cara ao lar, do clássico ao estilo contemporâneo.

Saiba como fazer textura na parede de forma fácil, com dicas sobre a preparação da superfície e da massa, os tipos de texturas e a aplicação. Além das tendências para os cômodos.

Confira o que você vai ler por aqui:

Materiais e ferramentas necessárias para fazer textura na parede

Basicamente, quando você vai fazer uma textura na parede, é necessário utilizar:

  • Desempenadeira — ferramenta que parece uma chapa utilizada para acabamento da pintura e texturização;
  • Rolos de pintura;
  • Espátulas;
  • Bacia para pintor;
  • Mexedor;
  • Tintas e produtos para fazer a textura de parede escolhida;
  • Jornais.

Como fazer textura na parede?

Existe um passo a passo otimizado de como fazer textura na parede que é a base para diferentes técnicas. Acompanhe as dicas:

Organize o local para a pintura

Antes de fazer a pintura na parede, retire móveis próximos e quadros. Forre o chão com jornal para evitar manchas de tintas no piso e na mobília.

Prepare a parede

Lixe a parede, principalmente onde tiver massa descascando e rachaduras, e a nivele. Se sentir que não está nivelada utilize massa corrida para deixá-la lisa.

Limpe a poeira

Elimine a sujeira que ficar na parede com pano ou escova úmidos. Em seguida, passe o fundo preparador, uma base líquida que melhora a aderência e durabilidade da tinta em paredes. Molhe o rolo na água, depois na base e aplique o produto em toda a parede com movimentos de cima para baixo.

Faça a textura na parede

Hora de fazer a textura na parede! No geral, a demão será pegar parte da massa com uma espátula de aço ou rolo e fazer os movimentos conforme a textura selecionada pede.

Há casos em que o recomendado é, com a tinta seca, lixar a parede para retirar o excesso de massa. Algumas técnicas exigem mais de uma camada de tinta com intervalos de horas para secar a pintura. Basta seguir o passo a passo com cuidado e paciência.

Aguarde o tempo de secar

Grande parte das pinturas com texturas levam 24 horas para secar. Só depois que a tinta estiver seca que você deve voltar com as coisas para o lugar. 

Quais são os tipos de texturas na parede?

Agora vale saber mais sobre como fazer textura na parede e conhecer as técnicas que diferenciam uma textura da outra. Entre os tipos existentes estão:

Esponjado

Parede ao fundo com textura no estilo esponjado.
Parede com estilo esponjado, ao fundo da cozinha.

Essa técnica aproveita os poros da esponja para dar efeitos elegantes e modernos. Ela é feita ao molhar a esponja em uma tinta, da cor de sua preferência, e pressioná-la contra a parede.

Aplique delicadamente a tinta na parede com a esponja para uma textura sutil e para um efeito forte, pressione-a mais. Você pode brincar com tons parecidos, como na imagem acima, ou contrastantes.

Grafiato

Exemplo de parede com textura em estilo grafiato.
Exemplo de textura na parede em estilo grafiato.

A textura na parede grafiato é uma técnica que cria uma superfície com aspecto granulado e riscado, como no exemplo da imagem acima, feita com massa acrílica própria. Utilize a desempenadeira em movimentos diagonais para criar a textura.

Após a aplicação, você pode mudar a cor passando uma demão de tinta. Suas frestas podem ser suaves ou mais fortes, a depender da sua escolha.

Marmorato

Exemplo da textura, em estilo marmorato, na parede de uma cozinha.
Exemplo do estilo marmorato em textura de parede de uma cozinha.

A técnica visa deixar a parede parecendo mármore. O primeiro passo é pintar a parede do tom desejado e utilizar uma desempenadeira para fazer detalhes com a tinta marmorato. 

É preciso fazer movimentos circulares e em zigue-zague que lembrem a pedra e misturar tons, como no exemplo da imagem acima. Finalize a textura do marmorato com um verniz.

A técnica é a mesma para a textura de cimento queimado, que lembra o concreto. Nela, você pode apostar em tons de cinza.

Efeito linho

A técnica imita o linho, com suas linhas e ranhuras, utilizando uma escova. São necessárias duas demãos de tinta acrílica, na cor selecionada, com um rolo de lã de pêlo baixo. Depois, passe um gel de efeitos.

Com o gel úmido, faça movimentos verticais irregulares e espere secar. Na próxima demão de gel, explore a verticalidade. Sua proposta é chique e simples.

Como escolher a textura ideal de acordo com o estilo do ambiente?

A textura na parede te ajuda na personalização dos cômodos. Ela pode passar a mensagem visual de modernidade, sofisticação, estilo rústico e diversas outras possibilidades. Separamos dicas para escolher a textura ideal para diferentes propostas:

Sala

Parede da sala, atrás do sofá, com textura de cimento queimado e grafiato.
Parede da sala, atrás do sofá, com textura que utiliza técnicas do cimento queimado e grafiato mais suave.

São nas salas que se veem das clássicas às ousadas texturas de paredes. Na linha clássica, temos o marmorato e as texturas que lembram tecidos, como linho e camurça. Em leituras mais modernas estão o cimento queimado e o grafiato, como na imagem acima.

Outras opções envolvem a utilização do rolo carimbador com figuras gráficas, efeito de tijolo e outros. São texturas que podem inovar nos formatos e cores.

A parede atrás do sofá ou do rack da sala pode receber essa atualização texturizada. Outra alternativa é em frente à mesa de jantar.

As paredes em cantos discretos podem receber essa renovação e você pode ousar ao pendurar um quadro expressivo ou fazer uma decoração com espelho.

Quarto

Quarto de casal minimalista, com textura estilo grafiato na parede.
Textura, em parede de quarto, com estilo grafiato.

Os quartos com design moderno podem ganhar charme com a textura na parede estilo cimento queimado. O tom de cinza dessa texturização é marcante e agradável.

A parede escolhida pode ser a da cabeceira da cama e se estender para o teto ou em um canto do cômodo que queira destacar — seja uma parede com poltronas ou na escrivaninha do quarto.

O grafiato é muito popular e confere um aspecto de quarto rústico. O recomendado é que as ranhuras dessa técnica sejam mais suaves para esses cômodos, como no exemplo da imagem acima. 

Banheiro e lavabo

Banheiro luxuoso com paredes cobertas por madeira e marmorato.
Parede com textura, estilo marmorato, atrás do espelho.

O marmorato é uma das fortes tendências de texturas de parede para os banheiros e lavabos mais luxuosos, veja exemplo da imagem acima. E estão liberadas todas as cores — dos tons pastéis até o roxo e o preto.

Você ainda pode aplicar duas técnicas de texturização em paredes vizinhas ou paralelas nesse mesmo cômodo. Uma parede pode ter pinturas gráficas e a outra ser nos moldes do grafiato.

Cozinha

Homem prepara uma receita em uma cozinha com a parede com cimento queimado.
Parede de cozinha com textura na parede de cimento queimado.

Uma forma de dar um toque especial na decoração da cozinha é com o cimento queimado. Essa textura de parede tem inspiração industrial.

Corredor

Um passo para trazer personalidade a sua casa é utilizar textura na parede como decoração de corredor. Você consegue transmitir sensações com paredes geométricas ou designs mais livres. É uma boa pedida para corredores próximos da escada que podem ter quadros e fotos.

Áreas externas

Sabe a garagem, a churrasqueira, a área de piscina e a parte externa da sua casa? Elas podem ficar estilosas com a textura na parede. O grafiato e o esponjado são excelentes opções para esses espaços.

Erros comuns ao fazer textura na parede e como evitá-los

Os maiores erros ao realizar as técnicas de textura de parede são relacionados a falhas nas medidas dos materiais e na prática. Então, atenção às dicas a seguir.

Vale ter cuidado com o excesso de massa ou tinta que pode causar resultados indesejados para a texturização da parede. Por isso, siga as instruções dos fabricantes.

É muito fácil deixar torta ou irregular a padronagem da técnica escolhida. Trabalhe em pequenas áreas por vez na parede para minimizar essas falhas. Caso não esteja conseguindo, acione um pintor para te ajudar.

Evite produtos que possam danificar a textura e opte por detergente neutro ou água morna para a manutenção da parede. Mantenha a parede livre de umidades, como infiltrações, e cuidado com os esbarros. Vale refazer a arrumação dos móveis para proteger a parede.

Procurando um imóvel que seja a sua cara? Encontre com o QuintoAndar!

Agora que você já sabe como fazer textura na parede, adicionando mais personalidade aos ambientes, encontre o imóvel com estilo que você sempre quis, na plataforma do QuintoAndar.

Com os nossos filtros de pesquisa, você seleciona todas as características que deseja, para comprar ou alugar, e acha o imóvel ideal. Seja para reforma ou pronto para morar, do seu jeito.

Acesse o site ou app do QuintoAndar e encontre seu novo lar!

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui


© 2024 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.

Carregando comentários...


Leia também