A decoração afetiva é um contraponto ao estilo minimalista, pois ela valoriza móveis e objetos que fazem parte da história dos moradores e tem como objetivo criar um lar autêntico e aconchegante.
Sendo assim, quem opta pela decoração afetiva não segue o conceito de menos é mais ou escolhe as peças para compor o ambiente pensado somente na funcionalidade delas. Pelo contrário, escolhe objetos cheios de história e personalidade, podendo, inclusive, se aproximar do estilo maximalista.
Continue lendo este texto para entender melhor o que é decoração afetiva e como decorar a sua casa seguindo esse estilo.
Navegue pelo conteúdo:
- O que é decoração afetiva?
- O que faz parte da decoração afetiva?
- Como usar a decoração afetiva na sua casa?
- Cores
- Móveis
- Objetos que contam histórias
- Plantas
- Como planejar ambientes seguindo a decoração afetiva?
- Sala
- Cozinha
- Quarto
- Que tal encontrar um novo imóvel para aplicar o conceito de decoração afetiva?
O que é decoração afetiva?
A arquiteta Júlia Lins define o estilo afetivo como: “Aquele que conta a história do morador. São pequenos objetos, quadros, mobiliários que a pessoa se identifica, traz de viagem e vai montando a sua casa com estilo e contando a sua própria história”.
Assim, o objetivo da decoração afetiva é criar ambientes bonitos, agradáveis e que refletem a personalidade dos moradores. Quem escolhe esse estilo de decoração quer se sentir pertencente ao lar.
Por isso, nesse caso, os objetos que compõem os cômodos não são escolhidos baseados somente na funcionalidade e na estética deles, mas em toda a história que possuem.
Além disso, como a memória afetiva é muito valorizada nesse estilo, é possível escolher um móvel sem uma utilidade clara para compor o ambiente, somente porque ele ajuda a contar a história da família.
O que faz parte da decoração afetiva?
Os móveis e objetos que fazem parte da decoração afetiva são aqueles que contam uma história ou que refletem a personalidade dos moradores.
Por isso, eles podem variar bastante em cada residência que segue esse estilo, já que cada pessoa tem uma trajetória. Contudo, alguns tipos de peças que costumam se repetir nas casas de quem segue esse estilo são:
- Móveis antigos: especialmente aqueles que pertenceram a algum parente, como a cristaleira da avó ou a penteadeira da mãe;
- Souvenires de viagens;
- Fotografias;
- Pinturas;
- Peças de artesanato;
- Livros;
- Discos antigos;
- Vitrolas.
Como usar a decoração afetiva na sua casa?
Júlia Lins
Arquiteta
As cores dão um charme para a casa. Escolhendo bem, e conforme o gosto de cada morador, você consegue tornar o ambiente mais afetivo. Mas os objetos pequenos, quadros decorativos compõem sempre o ambiente e deixam a decoração mais afetiva.
Cores
Diferentemente de outros estilos de decoração, aqui não existe um padrão de cores que devem ser usadas no ambiente. Pelo contrário, os moradores devem escolher os tons que refletem melhor a personalidade deles.
Contudo, caso você goste de cores fortes e vibrantes, como o vermelho, evite pintar todas as paredes do cômodo com essa tonalidade, pois ela pode tornar o ambiente muito cansativo.
Sendo assim, nesse caso, o ideal é pintar apenas uma parede, ou parte dela, e deixar as outras com um tom neutro.
Outra boa opção para quem gosta de cores vibrantes é investir em móveis e peças decorativas coloridas. Dessa forma, é possível levar um pouco mais de diversão e de personalidade para o cômodo, sem deixá-lo muito carregado e cansativo.
Móveis
Na decoração afetiva, os móveis não estão no ambiente apenas para cumprir uma função, mas para ajudar a contar uma história.
Portanto, se possível, opte por móveis vintage. Você pode encontrar essas peças em antiquários, ou pegar um móvel que pertenceu a alguém da sua família.
Objetos que contam histórias
As peças decorativas são muito bem vindas no estilo afetivo, já que elas ajudam a deixar o espaço mais aconchegante, além de trazerem mais personalidade ao ambiente.
Sendo assim, para decorar os seus cômodos, você pode usar objetos garimpados em antiquários ou em feiras de antiguidade, assim como pelas que você ganhou de alguém da sua família.
Aqui também entram fotos, souvenirs de viagens e discos antigos. Além disso, você pode incluir fotos suas e de quem mais morar com você para a decoração da sua casa.
Plantas
As plantas não poderiam faltar em um estilo afetivo, já que elas levam mais cor e vida para dentro de casa. Além de deixarem os lares mais aconchegantes.
Aliás, para deixar a sua residência com ainda mais personalidade, você mesmo pode fazer os vasos e os suportes das plantas.
Leia também: Urban jungle: como integrar muitas plantas à decoração da sua casa
Como planejar ambientes seguindo a decoração afetiva?
A arquiteta Júlia Lins explica que esse estilo de decoração pode ser usado em todos os cômodos da casa, mas ressalta: “A sala de estar por ser, em sua grande maioria, o maior cômodo da casa, tem mais possibilidades de decorar e colocar todos os objetos que fazem parte da história de quem mora ali”.
Confira a seguir como aplicar esse estilo nos cômodos da sua casa:
Sala
A sala de estar costuma ser um dos principais cômodos da casa, pois é nele que reunimos a família e os amigos. Por isso, vale a pena dar uma atenção especial para esse ambiente, para que ele reflita bem a trajetória dos moradores.
O primeiro passo para decorar esse espaço é escolher uma cor para pintar as paredes. As tonalidades vivas e vibrantes são boas opções.
Além disso, os papéis de parede também são uma boa escolha para quem quer deixar o cômodo mais estiloso. Aliás, você pode escolher um com uma estampa vintage para fazer com que o ambiente fique mais personalizado.
Também vale a pena investir em móveis antigos e que contam a história da sua família, como uma cadeira de balanço e uma mesa de jantar que foi da sua avó.
Se você está pensando onde expor os seus objetos neste local, saiba que uma boa opção é colocá-los em cima de um aparador ou em estantes — como na foto acima — que fiquem em uma posição de destaque no cômodo.
Lustres, abajures, luminárias e cristaleiras também são bem-vindos em uma sala que segue o estilo de decoração afetiva.
Cozinha
A cozinha é considerada por muitos como o coração da casa, por isso, também merece atenção especial.
Para deixar a cozinha mais afetiva, instale armários com estilo vintage, como na foto acima. Escolha uma mesa que possua uma história, pode ser uma que pertenceu a algum familiar ou até mesmo foi parte do seu primeiro lar.
Reserve um espaço da cozinha para expor louças antigas, como bules esmaltados e canecas de porcelana. Caso você colecione ímãs, especialmente aqueles comprados em viagem, aqui pode ser um bom lugar para expô-los.
Quarto
O quarto é o ambiente onde as pessoas descansam e recarregam as energias, por isso, ele deve ser muito aconchegante.
Nesse cômodo vale a pena optar por cores mais claras, pois elas ajudam a relaxar. Além disso, você pode colocar algumas plantas no quarto para deixar o ambiente mais tranquilo.
Na hora de escolher os móveis, opte por aqueles que você herdou ou garimpou em uma loja de antiguidades.
Caso você tenha herdado uma penteadeira ou um baú, como o da foto acima, o quarto é um bom lugar para dispor dessas peças.
Você também pode expor alguns objetos decorativos neste ambiente. Isso pode ser feito tanto nas mesas de cabeceira quanto em prateleiras instaladas nas paredes.
Que tal encontrar um novo imóvel para aplicar o conceito de decoração afetiva?
Se você se interessou pela decoração afetiva, mas não consegue aplicar esse estilo no seu imóvel atual, conte com o QuintoAndar para encontrar um novo lar.
Aqui você encontra diferentes opções de imóveis e pode usar os mais de 70 filtros de busca disponíveis para facilitar a sua escolha. Você ainda pode fazer um tour virtual e ver as fotos tiradas por fotógrafos profissionais, antes mesmo de agendar sua visita. Dessa forma, fica muito mais fácil encontrar o lar ideal!
Carregando comentários...