O uso da madeira nunca sai de moda e está presente em diversos estilos de decoração. É um material que transmite conforto e aconchego, até mesmo por conta de suas propriedades térmicas, de refletir ou absorver o calor e ajudar a manter uma temperatura agradável no ambiente. Além de dar toques especiais à decoração – que vão da rusticidade ao requinte, a depender da forma como a madeira é trabalhada. Neste artigo, vamos abordar uma dessas formas e falar de decoração com painel ripado, um material que é quase uma unanimidade entre arquitetos e decoradores de interiores.
Navegue pelo conteúdo:
- O que é um painel ripado?
- Para que serve um painel ripado?
- Painel ripado de madeira
- Painel ripado sem madeira
- Sala de TV
- Móveis planejados
- Painel ripado no quarto
- Divisórias de ambientes
- Delimitar ambientes
- Painel ripado no teto
- Sala de estar
- Revestimento de paredes
- Painel ripado em sala de jantar
- Tenha o seu próprio painel ripado em um novo lar
O que é um painel ripado?
A técnica de marcenaria do painel ripado consiste na aplicação de ripas de madeira posicionadas lado a lado, de uma forma espaçada e regular, sobre uma superfície lisa, criando um efeito ao mesmo tempo uniforme e tridimensional ao local onde é instalado.
A disposição das ripas, geralmente, é feita na vertical. Mas também é possível encontrar exemplos de decoração com painel ripado com as ripas na horizontal ou mesmo na diagonal, como você pode ver mais abaixo no tópico de móveis planejados (clique aqui caso a curiosidade seja grande e você queira ir direto).
Para que serve um painel ripado?
Uma das vantagens de um painel ripado, além de sua beleza, é a versatilidade. Esse recurso pode ser usado para diversas finalidades, como:
- Revestimento de paredes, balcões, portas ou mesmo móveis;
- Delimitar ou separar ambientes;
- Servir de suporte para TVs, plantas, espelhos, nichos, prateleiras, entre outros itens;
- Esconder fios – por isso são muito utilizados como molduras para TVs.
Painel ripado de madeira
Os painéis ripados podem ser de madeira ou de materiais com revestimentos que remetem a madeira. No caso dos materiais mais nobres, e consequentemente mais caros, os tipos mais usados são Nogueira, Imbuia, Freijó e Cumaru. Mas também há possibilidades no mercado de painéis feitos com Mogno, Cedro, Eucalipto e, até mesmo, Bambu.
Painel ripado sem madeira
Apesar de a técnica ser da marcenaria, existem outras formas de dar o mesmo efeito de uma decoração com painel ripado sem que seja necessário o uso da madeira. Para baratear os custos, muitos fabricantes hoje vendem painéis ripados feitos com materiais como MDF, MDP ou Poliestireno. Também é possível simular o mesmo visual até mesmo com PVC, alumínio ou porcelanato nas cores da madeira, que são boas opções para áreas com mais umidade, como banheiros e áreas externas.
Sala de TV
Uma das aplicações mais comuns da decoração com painel ripado é servir de moldura para a TV em salas de estar ou cômodos dedicados especialmente para as famílias se reunirem diante da telinha.
Neste outro exemplo, o painel ripado compõe o ambiente como um dos elementos de decoração da sala de TV, mas não serve propriamente como moldura para o aparelho.
Móveis planejados
Muitas empresas que trabalham com móveis planejados também aproveitam o recurso da decoração com painel ripado em seus projetos. Abaixo, temos um exemplo da Finger Móveis Planejados, que montou um painel nessa sala de TV com uma espécie de mosaico de painéis ripados, em que as ripas, nas cores preto e da madeira natural, estão orientadas tanto na vertical quanto na horizontal e na diagonal.
Painel ripado no quarto
Há muitas formas de usar a decoração com painel ripado em um quarto. E uma das melhores é fazer um belo revestimento na parede onde fica a cabeceira da cama, como no exemplo abaixo:
Divisórias de ambientes
Nesse luxuoso quarto, além de um painel ripado na vertical como cabeceira da cama, há outros dois na horizontal, delimitando o espaço das mesas de cabeceira. O conjunto dos três serve para dividir o ambiente entre a área de dormir e o closet.
Delimitar ambientes
Nesta cozinha com pé direito bem alto, o painel ripado do chão até o teto serve para dividir visualmente o ambiente.
Painel ripado no teto
Abaixo, um exemplo de como uma decoração com painel ripado pode delimitar e dividir ambientes com aplicação não apenas na parede, mas também no teto.
Sala de estar
Uma decoração com painel ripado pode servir de moldura para muitas coisas. Nesta luxuosa sala de estar com uma pegada bem urban jungle, as ripas de madeira ajudam a destacar um grande jardim vertical redondo.
Revestimento de paredes
Neste exemplo abaixo, o painel ripado reveste uma parte da parede onde fica a TV em um quarto. E o padrão de linhas retas inspirado nas ripas se repete no rack, no vaso de plantas, na divisória do ambiente e até mesmo no tapete.
Painel ripado em sala de jantar
Nesse projeto do arquiteto Cassio Mourão Dolci, com execução da Finger Móveis Planejados em Brasília, a decoração com painel ripado, que poderia ser mais óbvia como moldura da TV, acabou servindo para separar visualmente a cozinha da sala de jantar integrada com a sala de estar.
Tenha o seu próprio painel ripado em um novo lar
Agora que você sabe tudo sobre decoração com painel ripado, que tal encontrar um novo lar para aplicar esse recurso no cômodo que você quiser?
Pois se você está em busca de um novo apartamento ou casa para comprar, o QuintoAndar pode te ajudar a encontrar o local ideal.
Em nosso site ou no app, você tem à disposição mais de 70 filtros da pesquisa para tornar sua procura mais ágil e assertiva. E ainda vê anúncios de imóveis com fotos tiradas por fotógrafos profissionais, contando também com o tour virtual para ver todos os detalhes do espaço.
Carregando comentários...