Guia dos estilos de decoração: conheça os 12 principais e veja qual combina com sua casa

A escolha dos seus estilos de decoração prediletos pode influenciar em uma reforma ou até na escolha de um novo lar. Conheça quais são os principais para tomar boas decisões.

Por Redação - 20/07/2022 às 10:49
Atualizado: 25/09/2024 às 13:18
A imagem mostra uma sala decorada. Nela há diferentes plantas, uma parede com quadros, um sofá de 3 lugares, 4 poltronas, um puff, 2 mesas de centro. Tem também uma estante de madeira e outros itens decorativos.

Conhecer os principais estilos de decoração é uma etapa muito importante para um imóvel se tornar um lar. Afinal, é trazendo objetos que escolhemos que tornamos um espaço vazio em lugar de aconchego e pronto para vivermos momentos especiais.

O Censo QuintoAndar reforça essa importância: para 95% das pessoas brasileiras, a casa é o seu lugar favorito. Inclusive para reunir pessoas queridas, pois 76% sinalizaram que gostam de receber os amigos em casa.

Para viver e receber bem no seu lugar predileto, a decoração faz a sua parte. Afinal, é colocando itens que tem a ver com o seu jeito que aquele sentimento bom de se sentir em casa acontece.

O primeiro passo para isso está aqui: conhecer os principais estilos de decoração e, assim, encontrar os seus prediletos. Aproveite o nosso guia a seguir.

Navegue pelo conteúdo:

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel

Principais estilos de decoração

Neste guia, vamos te mostrar os principais estilos de decoração de interiores. Isso porque há uma gama grande e, com as novas tendências que surgem a cada dia, novos estilos podem surgir a partir de outros – como você vai observar a seguir.

Inclusive, se sentiu falta de algum, conta pra gente nos comentários que a gente traz para você!

Decoração Minimalista

“Menos é mais”. Esta é a máxima do estilo de decoração minimalista. E esse conceito costuma orientar tudo o que diz respeito a esse tipo de decoração, desde a escolha das cores – geralmente neutras, como branco, preto e cinza – até a quantidade de móveis e objetos que irão figurar no ambiente.

Exagero é palavra proibida no minimalismo. E o interessante desse tipo de proposta é que especialmente os itens escolhidos deixem o ambiente funcional. Nessa linha, móveis multifuncionais são sempre bem-vindos. Ou seja, que possuam mais de uma utilidade. 

Além disso, a organização e a limpeza são fatores primordiais. Uma vez que um ambiente minimalista tem poucos elementos, é muito fácil perceber quando algo está fora da ordem.

Veja algumas inspirações de decoração minimalista:

A imagem mostra um exemplo de sala minimalista. Nela há um sofá de dois lugares, uma mesinha, um tapete e uma estante. Há também itens decorativos como plantas e um quadro.
Exemplo de sala minimalista que soube aproveitar bem os tons de cinza na decoração.
Exemplo de cozinha minimalista. Nela há duas banquetas, uma bancada ampla em mármore e um lustre de cobre. Há também dois armários embutidos nas duas paredes do ambiente. Em um deles tem equipamentos de cozinha e no outro uma pia com utensílios.
Exemplo de cozinha minimalista com amplos espaços de circulação.
A imagem mostra um exemplo de banheiro minimalista. Nele há duas pias com armário embaixo delas, espelho retangular, banheira oval e uma área para banho. Tem também toalhas e itens de higiene pessoal.
Nesta inspiração de banheiro com decoração minimalista o uso da cor branca ajuda a reforçar o aspecto de leveza do ambiente.

Decoração Maximalista

No lado oposto ao minimalismo, está o estilo de decoração maximalista. Seus lemas são: “quanto mais, melhor” (ditado popular) e “menos é chato” (Robert Venturi).

Assim, é a decoração ideal para a sua casa se você acha que o conforto vem das cores, da mistura de elementos diferentes e de objetos que remetem a boas histórias. 

As principais características do estilo maximalista são:

  • Criatividade: perceptível tanto na ousadia das cores escolhidas para o ambiente, como nos itens decorativos e também no uso de elementos com texturas diferentes;
  • Mistura: aqui vale apostar na mistura de tendências e estilos. Assim, o maximalismo agrega outras formas de decoração como o boho, o moderno, o retrô, entre outros.
  • Harmonia: ainda que haja muitos elementos decorativos diferentes, eles ornam entre si, formando um lindo mosaico.
  • Personalidade: um ambiente maximalista é único, pois tem o jeito de quem mora nele, traduzindo seu estilo de viver.

Veja algumas inspirações de decoração maximalista:

A imagem mostra um exemplo de sala maximalista. Nela há muitos elementos coloridos e em diferentes estampas como: poltrona, sofá com almofadas, puff, mesa de centro, cortinas nas janelas e tapete. Há também itens decorativos como plantas, quadros e filtro dos sonhos.
A decoração maximalista é movida a muitas cores, como nesta inspiração da foto.
A imagem mostra uma sala com decoração maximalista. Nela há poltrona, sofá, mesa de estudos e cadeira. Tem também muitos elementos decorativos como almofadas, tapetes, quadros, abajur, entre outros.
Já nesta inspiração de decoração maximalista há cores mais sóbrias misturadas com outras mais vívidas, o que também é uma ótima ideia.
A foto mostra uma sala com decoração maximalista. Nela há um sofá com um cahorrinho em cima e muitas almofadas. Tem também uma mesa de centro, além de uma parede com muitos quadros de diferentes tamanhos e cores.
Um jeito simples de fazer uma decoração no estilo do maximalismo é montar uma parede com muitos quadros coloridos, como no exemplo da foto.

Decoração Escandinava

É um dos estilos de decoração que apostam na simplicidade, um conceito muito comum nos países nórdicos. Por ser originário de regiões onde os dias de inverno são muito curtos em termos de luminosidade natural, a decoração escandinava busca deixar os ambientes mais claros, geralmente com o branco como cor predominante nas paredes. 

Além disso, a decoração escandinava costuma trabalhar com o conforto e o aconchego, sem deixar de lado a simplicidade, ao adicionar ao branco das paredes elementos com tons de verde, cinza ou de madeira clara que podem estar presentes em móveis, mantas ou tapetes.

Veja abaixo alguns exemplos de ambientes decorados com o estilo escandinavo:

A imagem mostra uma sala na decoração escandinava. Nela há um sofá e uma poltrona feitos de uma madeira bem leve, além de uma mesa de centro e um tapete. Há na imagem itens decorativos como vasos de diferentes tamanhos e um bule com duas xícaras perto.
Incluir mantas na decoração escandinava ajuda a trazer mais conforto ao ambiente.
A imagem mostra uma sala com: lustre de chão, poltrona, mesa retangular, sofá, mesa de centro. Há também itens decorativos como tapete, almofadas, relógio e plantas.
Sala de estar escandinava onde foram usados tons de preto e branco em elementos decorativos para agregar mais personalidade ao ambiente.
Na imagem tem uma mesa de jantar retangular com quatro cadeiras ao redor, uma estante de madeira, um conjunto de 4 quadros decorativos, tapete, sofá e poltrona de madeiras, além de diferentes plantas.
Decoração escandinava em sala de estar e jantar integradas.
A imagem mostra uma sala de jantar onde há uma mesa retangular com quatro cadeiras ao redor. Há também uma mesa menor de apoio com flores em um vaso em cima dela e quadros decorativos na parede.
Sala de jantar em estilo escandinavo onde cada elemento foi bem escolhido para montar a decoração

Decoração Japandi

Fruto da mistura entre o estilo escandinavo e o design japonês, surgiu a decoração japandi. A mistura gera ambientes elegantes, delicados e que trazem uma sensação de aconchego. 

Justamente por isso, por agregar esse conforto bom à casa, é que esse estilo ficou famoso durante o período de isolamento social. Afinal, foi o momento em que mais estivemos dentro de casa e, assim, entendemos a importância de nos sentirmos confortáveis onde vivemos.

Entre as principais caracterísitcas da decoração japandi, destaque para:

  • Cores sóbrias e/ou claras;
  • Poucos elementos, o que, inclusive, remete ao minimalismo;
  • Formas e linhas simples;
  • Simplicidade nas linhas e formas;
  • Uso de materiais mais naturais e rústicos.

Veja algumas inspirações de decoração japandi:

A imagem mostra uma sala com um amplo sofá. Há também almofadas, mesa de centro, puff e elementos decorativos como plantas, velas e livros.
Nesta inspiração de sala com decoração japandi deu-se preferência ao uso de materiais rústicos e naturais.
A imagem mostra um quarto com uma cama de chão, duas poltronas, duas mesas de cabeceira, uma mesa de centro e uma planta decorativa.
O uso de formas e linhas simples agregou mais estilo a este quarto com decoração japandi.
A imagem mostra um quadro com a letra A, um banco de madeira, um tapete e uma planta decorativa.
Exemplo de elementos que fazem parte da decoração japandi.
A imagem mostra uma cozinha com sala de jantar integradas. Nela há uma mesa redonda com 4 cadeiras ao redor, uma bancada, ármarios embutidos na parede, equipamentos de cozinha, além de um tapete, uma mesa de centro e um sofá.
Exemplo de cozinha com sala de jantar que optou pela decoração japandi.

Decoração Industrial

Na década de 1970, a cidade de Nova York lançou para o mundo a tendência da decoração industrial em residências, a partir de um movimento em que as pessoas começaram a encontrar alternativas para moradia em galpões antigos, fábricas velhas ou lofts. E muitos dos elementos já presentes nesses tipos de ambientes industriais foram mantidos como forma de decoração, dando origem ao estilo.

Tanto no mobiliário quanto na iluminação e, principalmente, nos revestimentos, a decoração industrial se caracteriza por elementos que, a princípio, podem parecer pesados e rústicos, como:

  • Piso de cimento queimado;
  • Parede de tijolos aparentes;
  • Tubulações de ferro aparentes;
  • Cores sóbrias e neutras, em especial o preto e o cinza.

Mas se usados com equilíbrio, esses elementos deixam qualquer ambiente elegante.

Inspire-se com alguns exemplos de decoração industrial:

A imagem mostra uma parede com tijolos aparente, onde há um lustre com tubulação também aparente. Tem também uma poltrona com uma mesa ao lado, tapete, lustre de chão e uma planta decorativa.
Nesta inspiração há os principais elementos da decoração industrial reunidos.
A imagem mostra um quarto com cama de casal, tapete, parede de cimento aparente. Há também uma luneta perto da janela.
Quarto com decoração industrial onde o conceito aberto, típico dos antigos galpões, foi bem aproveitado.
A imagem mostra um banheiro com uma banheira oval, um lustre de teto, um banquinho, um tapete e uma tubulação de ferro aparente na parede. Há também itens de higiene pessoal.
Inspiração de banheiro em estilo industrial onde as tubulações de ferro aparente foram bem harmonizadas com os demais elementos.
A imagem mostra um ambiente que une sala de estar com sala de jantar. Nela há sofá, puff, mesinha auxiliar, uma bancada com fogão de indução, mesa de janar com cadeiras ao redor e coifa.
A união de diferentes ambientes é bem comum no estilo de decoração industrial, como nessa foto onde a sala de jantar e a sala de estar estão juntas.
Na imagem há uma parede que é metade preta, metade com tijolos aparentes. Há também um lustre de chão, uma mesa de trabalho, cadeira, estante de ferro e um quadro em branco, além de outros elementos decorativos como plantas, caixas organizadoras e máquina de escrever.
A parede de tijolos aparentes é uma característica bem marcante dos ambientes com decoração industrial.
 Na imagem há uma sala de estar com sofá, mesa de centro, tapete e diferentes plantas. As paredes do ambiente possuem tijolos aparentes, além de uma ampla janela.
Exemplo de sala de estar com decoração industrial onde tons mais escuros foram bem utilizados.

Decoração Rústica

Entende-se por rústico algo que esteja relacionado a ambientes rurais ou ligados à natureza. E é justamente nessa linha que vai esse tipo de decoração. 

O estilo de decoração rústica aposta introduzir nos ambientes, mesmo que seja de um apartamento no centro de uma metrópole, elementos que remetem ao campo, com formas não polidas e com texturas diferentes. 

Em pisos, revestimentos, móveis e objetos de decoração, aproveite materiais que ajudam a compor uma decoração rústica como: 

  • Pedras;
  • Tijolos aparentes;
  • Muita madeira;
  • Couro e diferentes tipos de materiais naturais. 

Mas tudo com o intuito de proporcionar o conforto e o aconchego típicos de uma casa no campo.

Veja abaixo alguns exemplos de decoração rústica:

A imagem mostra uma cozinha com geladeira, fogão, coifa, armários embutidos na parede (em cima e em baixo), além de uma bancada com duas banquetas. Há também diferentes utensílios como cafeteira, talheres, fruteira, tigelas e outros.
Ao usar a madeira de diferentes formas, esta cozinha ganhou um ar rústico.
A imagem mostra uma sala de jantar integrada com cozinha. Nela há uma grande mesa retangular com 6 cadeiras ao redor e, ao fundo, uma cozinha completa com armários embutidos (em cima e em baixo), geladeira e outros utensílios.
Estilo rústico em sala de jantar integrada com cozinha.
A imagem mostra um ambiente com um aparador, um sofá, tapete, plantas, parede de tijolo aparente e estantes com vinhos.
Harmonizar diferentes elementos feitos em materiais naturais, como foi feito nesta inspiração da foto, é uma das características da decoração rústica.

Decoração Clássica

O estilo clássico remete a decorações antigas, com inspiração em propriedades de nobres ou de monarcas de séculos passados. Assim, preza por beleza, elegância e sofisticação. 

É um estilo que conta com itens volumosos e cheios de detalhes em seu mobiliário, como grandes lustres, móveis de madeira e couro, além de tecidos pesados e de altíssima qualidade em cortinas, sofás e estofados em geral. 

Para conversar com esses tipos de elementos de mobília e objetos de decoração, as paredes costumam ter tons mais sóbrios, como bege, rosa claro, marrom, branco e até mesmo preto. 

Dessa forma, no estilo de decoração clássica, a busca é sempre pelo requinte.

Veja algumas inspirações de decoração clássica:

 A imagem mostra um sofá, uma poltrona, espelho, estante de livros, dois tapetes e muitas flores em vasos. Tudo em um estilo clássico e bem requintado.
Inspiração de sala de estar com estilo clássico onde o requinte se sobressai.
A imagem mostra uma sala com um sofá, duas poltronas, duas luminárias de chão, três quadros que se complementam e um lindo lustre de teto.
Nesta inspiração, há elementos clássicos nos lustres, abajures e nos tecidos do sofá e das almofadas

Decoração Retrô

Para quem busca uma decoração que seja autêntica e, ao mesmo tempo, aconchegante, a decoração retrô pode ser a ideal. 

Ela foi pensada a partir da releitura do passado, principalmente das décadas de de 1950, 60, 70 e 80. Assim, esse estilo de decoração aproveita o design de épocas anteriores ao mesmo tempo que usa a tecnologia e os materiais da atualidade. Ou seja, é uma decoração que preza por peças atuais inspiradas no que já passou.

Assim, a nostalgia do passado agrega conforto e, por outro lado, a tecnologia traz praticidade. Uma mistura perfeita para ambientes como a cozinha, por exemplo. 

Os elementos principais da decoração retrô são:

  • Placas decorativas
  • Móveis com pés de palito
  • Cores vibrantes 
  • Papel de parede floral ou geométrico
  • Luminária de chão
  • Varal de luzes
  • Itens de memória afetiva

Para você conhecer melhor esse estilo, trouxemos inspirações de ambientes retrôs:

A imagem mostra uma sala com elementos nas cores verde e rosa claro. Nela há uma parede com um papel de parede floral. Outra parede com diferentes quadros. Além de um sofá, poltrona, 3 estantes de tamanhos diferentes e plantas.
Nesta sala com decoração retrô, o papel de parede floral harmoniza bem com os demais elementos em rosa, verde e preto do ambiente.
A imagem mostra uma cozinha tipo americana com uma bancada, estantes embutidas na parede com tons amarelo e branco, elementos em vermelho (uma bicicleta pendurada na parede, a geladeira, um lustre de teto e o relógio de parede), além de utensílios como fogão, coifa, panela, entre outros.
Uma cozinha americana também pode ser retrô, como mostra a inspiração da foto.
A imagem mostra uma sala de estar com sofá em L, mesa de centro, luminária de chão, lustre de teto e muitos quadros divertidos na parede.
Essa foto é para te mostrar que a sala de estar combina super bem com o estilo retrô.

Decoração Vintage

Vizinha da retrô, a decoração vintage tem suas particularidades e diferenças. Ainda que sejam estilos de decoração bem parecidos, no vintage há uma predominância do antigo, de apreciar o que vem de antes. Ou seja, o famoso “quanto mais velho, melhor”, afinal, a palavra veio, justamente, da enologia onde significa “ano de boa colheita”. 

Dessa forma, vintage é a valorização do que é antigo e de excelente qualidade – como um vinho de uma boa colheita que foi envelhecido corretamente.  

Para uma decoração ser vintage, é preciso usar objetos e móveis antigos, com pelo menos 20 anos de fabricação e até 90 anos. Isso porque itens com mais de 100 anos são considerados antiguidade. Ainda que objetos das décadas de 1980 e 90 também façam parte do chamado novo vintage. 

Mas atenção a um detalhe importante: ainda que recuperados ou restaurados, tais objetos não podem ter passado por nenhum processo de modernização em seu estilo. 

As sensações de aconchego e personalidade ficam evidentes em cômodos no estilo vintage. Afinal, esse tipo de decoração aproveita da forte conexão entre passado e presente, agregando uma memória afetiva bem forte para quem mora no lugar. Além de trazer todo o charme de peças garimpadas para dentro de casa. 

Confira boas inspirações de decoração vintage:

Na imagem há uma estante, um pequeno rack, um sofá e uma poltrona. Tem também uma luneta antiga, plantas de diferentes tamanhos, quadros, um lustre laranja e almofadas.
Essa sala de estar no estilo vintage misturou tons escuros com um laranja, dando uma personalidade a mais ao ambiente.
A imagem mostra uma cozinha com um armário em L. Nele há um fogão e uma pia embutidos. Tem também na imagem uma geladeira, uma mesa vermelha com 3 cadeiras ao redor e um piso de xadrez.
Exemplo de cozinha vintage mesclando cores como o vermelho e verde claro com o típico chão xadrez.
A imagem mostra um rack com uma TV antiga e um abajur em cima. Há também uma poltrona, uma planta grande, tapete e luzes penduradas.
Você pode começar montando um cantinho vintage na sua casa, como mostra essa inspiração da foto.

Decoração Moderna

A decoração moderna, apesar do nome, é um estilo já antigo – e que, portanto, não deve ser confundido com algo futurista –, que data da primeira metade do século XX e surgiu como uma espécie de contraponto da opulência no estilo clássico.

Além de pregar a simplicidade – com muita ênfase em linhas retas horizontais, verticais e diagonais e curvas inseridas pontualmente –, essa tendência prima por um design funcional e simples, em que itens utilitários, ou seja, com uma função no ambiente, como cadeiras, mesas, poltronas, também são peças decorativas.

O estilo bebe na fonte do modernismo, movimento filosófico, artístico e intelectual, que no Brasil teve o seu ápice na realização da Semana de Arte Moderna, em 1922.

Dessa forma, entendendo melhor o estilo e também com as referências a seguir, fica mais evidente o quanto uma decoração moderna não é, necessariamente, futurista ou até mesmo geek. Uma vez que esse estilo está mais ligado a uma filosofia de simplicidade e funcionalidade do que com o uso de equipamentos tecnológicos em si. 

Confira algumas inspirações de decoração moderna:

A imagem mostra uma sala de jantar com uma mesa redonda que possui três cadeiras ao redor. Há também um quadro e uma planta decorando o ambiente.
Toques modernos nos móveis desta sala de jantar dão um toque especial ao ambiente.
A imagem mostra uma sala de estar com sofá, poltrona, puff e tapete. Há também ao redor uma lambreta, um quadro bem grande na parede e, ao fundo, uma cozinha.
Sala de estar com decoração moderna que soube aproveitar bem o amplo espaço disponível.
A imagem mostra uma sala de estar com uma estante pequena, um rack de ferro preto, uma cadeira e um quadro.
Muitos elementos modernos no mobiliário dessa sala de estar, que além de terem sua funcionalidade, também são decorativos.

Estilo Contemporâneo

Muito moderno e clean, esse tipo de decoração privilegia superfícies lisas, com linhas retas e um mobiliário funcional, aproximando-se do minimalismo, porém com menos preocupação em deixar espaços vazios, e também da decoração moderna. 

Por ser contemporâneo, é um estilo que está sempre ligado às tendências do momento. E, portanto, em constante transformação. 

Atualmente, aposta em tons neutros – branco, cinza, marrom ou bege –, iluminação farta, mobiliário com linhas finas e retas, privilegiando formas geométricas.

Veja alguns exemplos de ambientes decorados com o estilo contemporâneo:

A imagem mostra uma sala de estar com três sofás, um amplo tapete, mesa de centro, além de decorações como um quadro, almofadas, luminária de chão.
Exemplo que mostra o charme de uma sala de estar com decoração contemporânea.
A imagem mostra um quarto com cama de casal, duas poltronas, mesa de cabeceira, mesa de centro e um closet de vidro.
Inspiração de quarto com decoração contemporânea que soube montar uma linda iluminação.

Decoração Boho

Chegamos agora a um dos estilos de decoração de interiores mais charmosos, o boho. Nele, os ambientes valorizam o uso de peças artesanais e a mistura entre cores e texturas. 

Famoso no mundo da moda, ele é reconhecido pelo uso da diversidade de elementos mantendo a plena harmonia. Para isso, a dica é fazer uma mistura equilibrada entre as peças, montando uma atmosfera elegante que é meio hippie, mas ao mesmo tempo meio vintage no ambiente. 

A seguir, trouxemos bons exemplos de ambientes no estilo boho:

Na foto há um escritório com: mesa de trabalho, cadeira, computador, cabide, cacto, cestos organizadores e itens de escritório como canetas e blocos de notas.
Seu cantinho de trabalho pode ter uma linda decoração boho, como neste exemplo da foto.
A imagem mostra um quarto com cama de casal, poltrona, mesa de cabeceira e elementos decorativos como plantas, chapéus pendurados na parede, tapete, entre outros.
Um quarto pode ser bem aconchegante, como este exemplo da imagem, ao aderir à decoração boho.
A imagem mostra um quarto com cama de solteiro, mesa de cabeceira e aparador. Há também elementos decorativos como plantas, tapete, puff, entre outros.
Já neste quarto de solteiro, a decoração boho foi mais leve e delicada.

Qual estilo de decoração combina com você?

Agora que você já conhece os principais tipos de decoração, consegue avaliar qual tem mais a ver com o seu estilo e/ou modo de viver. 

Se quiser descobrir de uma forma divertida, acesse o quiz especial: Teste de personalidade: qual é o seu estilo de decoração?

Que tal um novo lar para usar um ou mais dos seus estilos de decoração favoritos?

Você está procurando um imóvel para comprar ou alugar e colocar em prática as dicas sobre os diversos estilos de decoração descritos acima? Então você chegou ao lugar certo!

Além das dicas de decoração que trazemos aqui no MeuLugar, na plataforma de moradia do QuintoAndar você tem tudo para encontrar um novo lar para decorar como você quiser! Graças aos mais de 70 filtros de busca que a plataforma oferece, você pode fazer a busca por imóveis de todos os tamanhos. E, além das fotos profissionais disponíveis no nosso site e no app, é possível fazer um tour virtual pelos imóveis e já imaginar a decoração dos ambientes!

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui


© 2024 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.

Carregando comentários...


Leia também