Em tempos de home office e valorização da qualidade de vida, uma decoração verde faz a diferença. Ela permite que você se conecte à natureza e tenha mais equilíbrio na sua rotina. Esses são alguns dos motivos que fazem a parede viva estar em alta.
Afinal, essa é uma tendência que permite que você tenha plantas em casa mesmo em um espaço pequeno e com pouca manutenção.
Entenda todos os detalhes sobre o que é uma parede viva, como montar a sua, selecionar plantas e cuidados necessários.
Confira o que você vai ler por aqui:
- O que é parede viva?
- Quais as vantagens de ter uma parede viva em casa?
- Como escolher as plantas certas para a parede viva?
- Como fazer a irrigação da parede viva?
- Quais cuidados são necessários com a parede viva?
- 7 dicas de decoração com parede viva
- 1. Dê um toque especial à sua varanda
- 2. Coloque uma moldura em volta da parede viva
- 3. Coloque a parede verde para destacar a natureza em meio aos elementos atuais
- 4. Crie um espaço de relaxamento
- 5. Aplique a decoração com plantas no banheiro
- 6. Tenha uma horta em uma parede da cozinha
- 7. Faça da parede viva a decoração da sua escada
- Que tal comprar seu imóvel e decorá-lo com parede viva?
O que é parede viva?
A parede viva é um jardim vertical montado em muros e paredes internas ou externas. Dessa forma, o ambiente fica mais agradável e charmoso, além de trazer uma sensação maior de bem-estar. Por isso, esse tipo de decoração com plantas tem tudo a ver com a qualidade de vida.
Apesar do conceito ser único, existem diferentes maneiras de montar a sua parede viva. Você pode fazer do modo mais simples, com um painel e vasos com plantas. Ou optar por um jardim vertical completo, que exigirá um cuidado maior.
De toda forma, você consegue ter um contato com a natureza, onde quer que more. Além disso, essa ornamentação pode ser colocada em diferentes lugares, até mesmo nos mais imprevistos, como a cozinha.
Leia também: 5 dias de jardim de escada para se inspirar
Quais as vantagens de ter uma parede viva em casa?
As vantagens de ter uma parede viva em casa são:
- Beleza;
- Maior contato com a natureza;
- Purificação do ar;
- Redução do estresse do dia a dia;
- Conforto sonoro devido ao maior abafamento de ruídos internos e externos;
- Diminuição dos efeitos da emissão de carbono;
- Conforto térmico, por diminuir a temperatura do ambiente;
- Aumento da qualidade do ar.
Como escolher as plantas certas para a parede viva?
Para escolher as plantas certas para a parede viva, você deve considerar onde ela será implementada. Por exemplo, se for um ambiente interno, é necessário optar por espécies que gostam de meia-sombra ou pouca luz.
Nesse caso, boas alternativas são: espada-de-são-jorge, jiboia, peperomia, samambaia, suculentas, begônia e rosa de pedra.
Por isso, avalie o que a planta precisa e se aquele espaço oferece todas as condições. Se necessário, faça adaptações. Por exemplo, caso queira ter ervas aromáticas para montar uma horta em apartamento, precisa ter certeza de que elas receberão 2 horas ou mais de sol direto.
Para a arquiteta Juliana Santos Mesquita, do escritório Adriana Machado Arquitetura, esse é o principal cuidado na hora de planejar sua parede viva. Pois excessiva incidência de sol ou insuficiência, poderão impedir o desenvolvimento do seu projeto.
Outro cuidado é respeitar o limite de espaço e escolher espécies que exijam o mesmo tipo de cuidado. Afinal, se uma planta exigir muito mais água do que outra, a chance de haver problemas cresce significativamente.
Ainda é recomendado selecionar espécies complementares. Ou seja, que não exista concorrência entre elas para que uma não acabe com o efeito visual da outra planta e todas tenham o seu espaço.
De modo geral, as plantas em casa mais utilizadas para esta finalidade são:
- Bromélias;
- Orquídeas;
- Pteridófitas;
- Ninho-de-passarinho;
- Brilhantina;
- Dinheiro-em-penca;
- Maranta;
- Begônia;
- Aspargo;
- Selaginela;
- Renda portuguesa.
Como fazer a irrigação da parede viva?
A irrigação da parede viva é uma das principais etapas do cultivo. Isso porque tanto a falta quanto o excesso de água são negativos. Assim, você pode optar por fazer esse processo de forma manual ou optar por um sistema específico para jardim vertical.
Uma dica é a técnica por gotejamento, que utiliza tubos gotejadores horizontais entre as plantas para garantir a distribuição adequada.
De toda forma, a dica é que o substrato esteja úmido, mas não encharcado. Para ver isso, faça a irrigação e 2 horas depois coloque o dedo a cerca de 2 cm da superfície da terra. Se ficar sujo, diminua a quantidade. Caso fique seco, somente com alguns resquícios de terra, está correto.
As regas podem ser feitas pelo gotejamento ou com regador. Você ainda pode escolher os vasos autoirrigáveis e as mantas com bolsos, que costumam facilitar esse trabalho.
Leia também: 6 plantas de crescimento rápido para ter em casa
Quais cuidados são necessários com a parede viva?
Os cuidados necessários com a parede viva incluem podas regulares para garantir a beleza e o crescimento adequado. Corte sempre que vir galhos ou folhas secos ou amarelados. Isso também ajuda a regenerar a planta.
Outras cuidados úteis são:
- Verifique as características do espaço, isto é, se tem ventilação, luminosidade etc. Isso ajuda a escolher as plantas certas;
- Selecione um local sem exposição plena ao sol para implementar a parede viva;
- Escolha materiais de boa qualidade, se for montar um painel. Normalmente, utiliza-se madeira envernizada ou outro tipo de suporte resistente;
- Faça podas regulares para garantir a saúde das plantas;
- Regue diariamente;
- Garanta que as plantas estão recebendo luz natural ou artificial todos os dias;
- Escolha um bom substrato. O recomendado é aquele com turfa importada devido à longa durabilidade;
- Coloque um adubo de liberação lenta, que pode durar até 1 ano.
Juliana Santos Mesquita
Arquiteta na Adriana Machado Arquitetura
“O cuidado não foge do comum, manter a irrigação constante, iluminação adequada para cada tipo, poda, etc”.
Leia também: Conheça o estilo Urban Jungle e saiba como integrar muitas plantas à decoração da sua casa
7 dicas de decoração com parede viva
Veja 7 dicas de decoração com parede viva.
1. Dê um toque especial à sua varanda
Já pensou em fazer o cultivo de plantas na varanda? Esse é um excelente lugar para instalar a sua parede viva, como você pode notar no exemplo da imagem acima.
Com uma mesinha e alguns bancos ou cadeira, você cria o ambiente ideal para relaxar com os amigos ou a família. Caso queira deixar tudo ainda mais confortável e rústico, coloque móveis de madeira.
2. Coloque uma moldura em volta da parede viva
Uma forma fácil de destacar a sua decoração com plantas é colocar uma moldura em volta. Pode ser a de um quadro antigo. Então, coloque terra no local do cultivo e aplique uma tela plástica com furos pequenos.
É claro que esse espaço não será tão grande devido à moldura. Mas você pode preencher a parede com várias dessas telas, criando um aspecto diferente.
Leia também: 7 dicas de como cuidar de orquídeas para cultivar a planta em casa
3. Coloque a parede verde para destacar a natureza em meio aos elementos atuais
Se você tem uma casa com muitos vidros ou em estilo contemporâneo, uma dica é colocar uma parede viva grande como destaque. Ela pode ser colocada em um pé-direito alto, por exemplo, para criar um contraste.
4. Crie um espaço de relaxamento
As plantas em casa ajudam na sensação de bem-estar e tranquilidade. Ao fazer um espaço de relaxamento com uma parede viva, você tem a oportunidade de se reconectar com o seu íntimo e com a natureza.
Você pode colocar futons, travesseiro, almofadas e o que mais desejar. A ideia é que esse seja um lugar especial, próprio para desestressar.
Leia também: O que é um jardim terapêutico e como fazer um em casa
5. Aplique a decoração com plantas no banheiro
Muita gente acha que o banheiro não é propício para essa empreitada. Mas é possível fazer isso com a ajuda de paisagistas e/ou arquitetos, como você pode ver na imagem acima. Uma boa possibilidade é colocar as plantas para servirem de moldura ao espelho. Fica lindo e bem diferente.
Leia também: 15 espécies de plantas para banheiro para ter em casa
6. Tenha uma horta em uma parede da cozinha
Se você é daquelas pessoas que adora cozinhar, sabe que o tempero fresquinho faz toda a diferença. Nesse sentido, fazer uma parede verde com vários tipos de ervas aromáticas é uma boa ideia para quem deseja criar memórias afetivas e dar um toque especial.
Leia também: Principais plantas e ideias de espaço para cultivar horta em apartamento
7. Faça da parede viva a decoração da sua escada
Em vez de deixar a parede do lado da escada sem decoração, que tal usar as suas plantas em casa? Coloque uma grande variedade de espécies e veja que o ambiente ficará totalmente diferente.
Que tal comprar seu imóvel e decorá-lo com parede viva?
Provavelmente, você está com muitas ideias para fazer o cultivo de plantas e ter uma parede viva na sua casa. E se você fizer isso em uma nova casa ou apartamento?
Com o QuintoAndar, você encontra as melhores opções de imóveis nas principais cidades brasileiras. Inclusive, alguns que já têm essa pegada ecológica, de contato com a natureza e cuidados com plantas.
Basta usar os filtros de pesquisa e colocar todas as características desejadas. Além disso, você terá todo o apoio para comprar ou alugar seu imóvel com facilidade e sem burocracia.
Acesse o site ou app do QuintoAndar para encontrar o imóvel dos seus sonhos!
Carregando comentários...