O quarto compartilhado por irmãos é totalmente viável, mas exige muita criatividade. O resultado vai depender de serem dois meninos, meninas ou um de cada que vai dividir o espaço. De toda forma, tenha certeza de que o projeto pode ficar muito legal.
Para fazer o melhor, existem alguns detalhes a analisar. Por exemplo, a decoração do espaço infantil, a organização e a privacidade.
Entenda como aliar todos esses aspectos e garantir o equilíbrio no quarto das crianças.
Confira o que você vai ler por aqui:
- Quais as vantagens e os desafios de um quarto compartilhado para irmãos?
- Vantagens do quarto compartilhado por irmãos
- Desafios do quarto compartilhado por irmãos
- Como fazer o planejamento do espaço do quarto compartilhado por irmãos?
- Atente à idade
- Respeite a individualidade
- Converse com as crianças
- Como escolher o mobiliário e o layout do quarto compartilhado por irmãos?
- Defina o tema da decoração
- Escolha a paleta de cores
- Cuide com a escolha das camas
- Use móveis multifuncionais
- Escolha os armários certos
- Deixe um espaço para brincadeiras e leitura
- Como garantir privacidade e delimitar espaços individuais em quartos compartilhados por irmãos?
- Como dividir o quarto para dois filhos?
- Como fazer uma decoração criativa e funcional para quartos compartilhados?
- Como fazer a organização e a otimização do quarto compartilhado por irmãos?
- Quais atividades e brincadeiras promovem a convivência saudável entre irmãos?
- Que tal encontrar o imóvel certo para a sua família?
Quais as vantagens e os desafios de um quarto compartilhado para irmãos?
As vantagens e os desafios de um quarto compartilhado para irmãos estão na capacidade de desenvolver habilidades socioemocionais, fortalecimento dos laços e na construção de um relacionamento duradouro. Isso ajuda no aprendizado do respeito do espaço e da privacidade, na cooperação e no compartilhamento. Ao mesmo tempo, pode ser motivo de brigas.
Para evitar problemas, é importante mostrar que essa solução é necessária por falta de espaço, mas que ninguém será prejudicado. Por isso, o ideal é que ambos tenham a mesma metragem de espaço.
Além disso, é possível conciliar os gostos e as preferências, mesmo quando elas são bem diferentes. Isso permite criar um ambiente com a personalidade de ambos.
Nesse sentido, vale a pena contar com a ajuda das crianças na hora de fazer a decoração de quartos compartilhados. Assim, elas podem passar a sua impressão e ajudar nos quesitos privacidade e organização, sentindo-se parte daquele ambiente.
Vantagens do quarto compartilhado por irmãos
- Fortalecimento do laço entre os irmãos, pois há estímulo ao diálogo, à cumplicidade e ao entendimento.
- Aprendizado para toda a vida, especialmente em relação a limites, respeito e compartilhamento.
- Melhoria para a rotina do sono.
- Economia, já que a decoração do quarto infantil pode ser um alto investimento.
- Concentração da bagunça, que fica em um lugar e facilita a organização da casa.
- Segurança emocional, porque os irmãos se apoiam e até dormem juntos quando precisam.
- Redução do sentimento de isolamento e solidão, pois sempre haverá uma pessoa junto.
Desafios do quarto compartilhado por irmãos
- Maior frequência de brigas, o que exige espaços bem definidos nos quartos compartilhados e boas regras de convivência.
- Falta de privacidade, especialmente na adolescência ou quando as crianças tiverem gêneros e idades diferentes.
- Dificuldade de concentração, porque sempre haverá barulho e um dos filhos pode querer estudar enquanto o outro brinca.
Como fazer o planejamento do espaço do quarto compartilhado por irmãos?
Veja como fazer o planejamento do espaço do quarto compartilhado por irmãos:
Atente à idade
O primeiro ponto a destacar é a idade das crianças envolvidas. Elas podem ter uma grande diferença, mas é preciso criar uma estratégia para evitar que uma das partes se sinta prejudicada.
Por exemplo, se um dos envolvidos for adolescente e o outro criança, deixe a área de brinquedos do lado de fora. Isso porque o mais velho vai precisar de um tempo sozinho e mais privacidade.
Respeite a individualidade
Pode ser que os seus filhos concordem na decoração do espaço infantil. Mas, se isso não acontecer, respeite a individualidade e demarque os ambientes de cada um deles. Isso pode ser feito com objetos, roupa de cama e até tinta na parede.
O mais fácil é deixar o quarto neutro e fazer a decoração pensando em cada um dos filhos. Assim, é possível respeitar os gostos, as personalidades e as preferências.
Leia também: Conheça os 12 principais estilos de decoração e veja qual combina com sua casa
Converse com as crianças
Nunca faça uma mudança sem conversar com os filhos primeiro, mesmo que eles sejam bebês. Eles devem saber que o quarto compartilhado entre irmãos é positivo e que terão muitas oportunidades de brincar e aproveitar.
Também conte como tudo acontecerá, explique, tire dúvidas e ouça. Se as crianças forem mais velhas, é normal que elas relatem suas inseguranças e seus medos. Então, tenha disposição para esse diálogo e mostre os pontos positivos.
Como escolher o mobiliário e o layout do quarto compartilhado por irmãos?
Veja dicas para escolher o mobiliário e o layout do quarto compartilhado por irmãos.
Defina o tema da decoração
Nem sempre é preciso fazer a mesma base para a decoração, mas é preciso que os elementos combinem entre si. Então, converse com as crianças e veja qual estilo de decoração é o mais adequado.
Aproveite para falar sobre seus esportes, filmes, animais e personagens favoritos. Tudo isso ajudará a definir o tema certo.
Escolha a paleta de cores
O mais indicado para o quarto infantil é escolher cores neutras, que passem a sensação de um ambiente mais amplo. Porém, isso não significa que você precisa colocar apenas uma tonalidade.
Na verdade, a organização dos quartos compartilhados pode contar com duas cores ou dois papéis de parede diferentes. Apenas cuide para evitar um contraste muito grande, o que levará a uma poluição visual.
Cuide com a escolha das camas
Você pode escolher camas tradicionais, como na imagem acima, e colocar em cada um dos lados do quarto infantil, se existir espaço para isso. Agora, se ficar muito pequeno, o bicama e o beliche são melhores. Assim, é possível aproveitar mais o ambiente.
Também existem camas altas do estilo mezanino, que são ideais quando o dormitório tem pé-direito alto. A vantagem desse modelo é ter uma escrivaninha ou bancada na parte de baixo, o que já gera um local específico para a criança estudar.
Conhecendo os tipos de cama disponíveis, fica a dúvida: qual é melhor? Além da questão do espaço, você precisa considerar as idades das crianças.
Quando elas forem mais velhas e para adolescentes, os beliches são totalmente viáveis. Porém, para crianças menores, há o risco de queda. Além disso, assim como as bicamas, existe o risco de brigas sobre quem vai dormir em cada local. Então, pense bem.
Use móveis multifuncionais
Na decoração de quartos compartilhados, os móveis multifuncionais são peças-chave. Eles permitem otimizar o espaço, como na imagem acima, e oferecer tudo o que a criança precisa. Algumas dicas são:
- Beliche com cômoda e estante acoplada;
- Puffs com baú;
- Base da cama com gaveteiro;
- Caixas como mesa de cabeceira.
Escolha os armários certos
A tendência é que o guarda-roupa de um quarto compartilhado por irmãos seja maior. Então, vale a pena escolher um modelo com portas de correr, que economizam espaço.
Ainda considere escolher um com espelho na porta, porque isso ajuda a criar a sensação de amplitude. De toda forma, deixe o espaço interno bem separado para haver organização e evitar brigas.
Deixe um espaço para brincadeiras e leitura
Mesmo que o espaço seja pequeno, aproveite para deixar um cantinho para atividades e leitura. Isso é importante para promover a interação e fazer as crianças aprenderem a compartilhar desde cedo.
Por isso, vale a pena colocar almofadas, poltronas, tapetes e outros objetos que estimulem a criatividade e possibilitem as brincadeiras, como na imagem acima. Assim, fica mais fácil que os irmãos interajam.
Leia também: Dicas para montar quarto para 2 filhos e aproveitar melhor o espaço
Como garantir privacidade e delimitar espaços individuais em quartos compartilhados por irmãos?
Para garantir privacidade e delimitar espaços individuais, é preciso investir em divisórias e cortinas. Elas ajudam a criar áreas distintas em um mesmo ambiente. Também é indicado definir horários e limites para as atividades individuais, por exemplo, estudo e leitura.
Essas dicas são, especialmente, importantes quando há uma grande diferença de idade entre as crianças. Assim, elas percebem que ainda têm sua individualidade respeitada, mesmo compartilhando até a decoração de quartos.
Em alguns casos, a delimitação de espaço pode ser apenas visual. Nesse caso, a organização é uma grande aliada, assim como a diferença entre os elementos.
Leia também: 7 dicas de como dividir um quarto em dois sem dificuldades
Como dividir o quarto para dois filhos?
Para dividir o quarto para dois filhos, faça o seguinte:
- Defina o tema da decoração e combine o estilo;
- Converse com as crianças para que suas personalidades sejam destacadas;
- Opte por móveis multifuncionais, que são mais versáteis;
- Use nichos, prateleiras e organizadores para evitar a bagunça;
- Invista em um papel de parede, que pode ser único ou dividido de acordo com o filho;
- Crie uma rotina de organização.
Como fazer uma decoração criativa e funcional para quartos compartilhados?
Veja dicas para fazer uma decoração criativa e funcional para quartos compartilhados por irmãos:
- Foque o estilo, que pode até ser neutro, como o da imagem acima, para funcionar bem para meninos e meninas;
- Faça uma decoração atemporal, quando as crianças tiverem idades diferentes. Isso ajudará com que todos se sintam confortáveis;
- Pense no futuro. As crianças crescem e o quarto deve ser útil com a passagem dos anos. Isso evita reformas recorrentes.
Como fazer a organização e a otimização do quarto compartilhado por irmãos?
A organização e a otimização do quarto compartilhado por irmãos devem considerar as preferências e as necessidades de cada um deles. Além disso, devem ser realizadas de forma justa, a fim de que tenham o mesmo espaço disponível. Assim, cada local deve ser destinado para a guarda de brinquedos, roupas e objetos pessoais, sendo que é possível utilizar prateleiras e divisórias para a separação.
Nesse sentido, existem duas principais dicas:
- A primeira delas é contar com móveis planejados. Eles permitem otimizar o espaço da melhor forma possível, evitando perdas. Assim, é possível criar soluções personalizadas para objetos específicos ou cantos mal aproveitados e até inutilizados.
- A segunda dica é usar diferentes tipos de organizadores. Eles garantem que os brinquedos e as roupas fiquem no lugar certo. Assim, coloque cabides para as peças e coloque cestas e caixas de brinquedos para itens compartilhados e pessoais.
Ainda é uma boa pedida colocar cabideiros. Eles podem ser inseridos em paredes ou atrás da porta e servem para colocar mochilas, bolsas, casacos etc.
Quais atividades e brincadeiras promovem a convivência saudável entre irmãos?
As atividades e brincadeiras que promovem a convivência saudável entre irmãos são aquelas que estimulam a autonomia, a independência e a capacidade autônoma de resolução de conflitos. Assim, é possível incentivar a pintura, as brincadeiras de bonecas e carrinhos, a montagem de blocos etc. Tudo depende da idade.
De toda forma, algumas dicas importantes são:
- Ensine a dividir, mostrando por que vale a pena compartilhar os brinquedos;
- Mantenha-se justo, mesmo considerando a diferença de idade;
- Estabeleça uma comunicação clara para educar e traçar limites;
- Proponha soluções em caso de conflitos. A resposta vai depender da situação, mas é necessário verificar o que pode ser feito.
Que tal encontrar o imóvel certo para a sua família?
Com todas essas dicas, você já pode fazer um quarto compartilhado entre irmãos, sabendo que é possível ter um espaço infantil com privacidade, organização e o que mais desejar.
Agora, que tal achar o imóvel ideal para você se sua família, do jeito que vocês precisam? Utilize os filtros de busca disponíveis na plataforma do QuintoAndar, selecione as características que preferir e encontre um novo lar!
Acesse o site ou app do QuintoAndar para achar o imóvel ideal!
Leia também: Entenda o conceito do quarto montessoriano e conheça suas vantagens para as crianças
Carregando comentários...