O sofá em L, ou sofá de canto, é um item que pode deixar a sua sala ainda mais confortável e elegante.
A versatilidade da mobília ainda a torna um item coringa em ambientes grandes ou pequenos, já que ele pode delimitar a área entre um cômodo e outro ou garantir espaço para toda a família durante um filme.
A seguir, separamos 7 dicas para você que quer usar o sofá em L na decoração da sua casa.
Navegue pelo conteúdo:
- Versatilidade do sofá em L
- Modelos de sofá em L
- Escolha do material e das cores
- Sofá em L área externa
- Vantagens e desvantagens do sofá em L
- Alugue seu Apartamento com o QuintoAndar
Versatilidade do sofá em L
O sofá em L pode ser usado para otimizar espaços pequenos ou integrar ambientes maiores.
Sala pequena
A principal dica é medir o espaço antes de escolher o sofá em L.
Decida de antemão a posição dos outros móveis que irão compor o ambiente. Isso evita que você compre uma peça muito grande e que não condiz com a decoração que quer para a sua sala.
É importante, também, verificar o lado em que o sofá é mais alongado, que é a parte que forma o L, e onde você quer posicioná-lo.
No caso de um ambiente sem muito espaço, você pode escolher um sofá em L pequeno e encostar a parte alongada na parede ou próximo à janela, em um outro móvel.
Você também consegue ganhar bastante espaço se optar por um sofá em L retrátil. Essa peça permite que você alongue a parte que fica em L, para ter mais conforto, ou diminuí-la, para conseguir mais espaço.
Leia também: Iluminação: encontre a luminária perfeita para sua sala
Sala grande
O sofá em L é também uma boa opção para salas mais espaçosas. Nesse caso, ele é muito usado para dividir o ambiente, principalmente se os cômodos forem integrados.
Você pode usar o sofá em L, por exemplo, para dividir a sala de estar e a sala de televisão, caso em que a peça já não seria considerada um sofá de canto, pois a parte alongada é a que vai separar os ambientes, se opondo à parede.
Mesmo se não for para dividir ambientes, dá para usá-lo livremente na sua decoração. Seja com uma mesinha de centro na frente, ou um aparador atrás dele com as fotos da família e outros objetos decorativos.
Além disso, se quiser mais conforto para estar ao lado da família e ver aquela série especial, vale a pena investir em um sofá L retrátil e reclinável. Essa peça pode servir até de sofá-cama para receber as visitas em casa.
Modelos de sofá em L
Existe uma grande variedade de sofás em L: eles podem ser fixos, modulares ou por encomenda. Os modulares são aqueles que possibilitam montagens diferentes. Ideal para quem está sempre mudando a decoração.
As peças podem ter diferentes tamanhos também. O sofá em L de 3 lugares é ideal para salas pequenas. Já os de 5 ou mais lugares compõem melhor a decoração de um espaço amplo.
Há ainda o sofá em L com chaise, em que a parte alongada não tem encosto. Essa peça pode ser usada tanto em ambientes pequenos ou grandes. No primeiro caso, procure alinhar o chaise do sofá com a parede. Ou, para garantir um assento extra, coloque um puff na frente dele.
É possível também escolher um modelo com almofadas soltas ou fixas. Tudo vai depender de como você vai usar a peça e combiná-la com a sua decoração.
Escolha do material e das cores
A escolha do material do sofá em L é importante e deve pesar na hora da decisão, pois é algo que faz diferença não só na decoração, mas também na praticidade para manter limpo.
O couro compõe um ambiente mais sóbrio e clássico, por exemplo, sendo um material que necessita de cuidados especiais na hora de limpar. O veludo é despojado e dá mais margem para a criatividade, onde o suede é uma de suas variáveis indicadas, principalmente, para quem tem pets.
Por outro lado, o linho ou o algodão são mais elegantes e podem compor uma decoração moderna e de luxo, com o adendo de ser indicado fazer uma impermeabilização a fim de evitar manchas em ocasionais acidentes com comidas e bebidas.
Outro fator que influencia na decoração é a cor. Tons neutros, como branco, bege e cinza são mais indicados para ambientes menores, já que dão a impressão de ocupar menos espaço.
Caso prefira uma decoração mais vibrante, foque em outras cores como amarelo, vermelho, rosa, azul, verde ou preto. No entanto, é importante avaliar se você vai se acostumar com esse tom, já que o sofá não é uma mobília trocada frequentemente.
Se não quiser se arriscar, invista em almofadas personalizadas e coloridas para combinar com um tom de sofá mais neutro e deixar o ambiente com a sua cara.
Sofá em L na área externa
Quem tem uma varanda ou área gourmet em casa pode usar um sofá em L confortável para deixar o ambiente ainda mais aconchegante durante encontros com a família ou amigos.
A dica é escolher um sofá modular, ou com estrutura de madeira e almofadas soltas, para conseguir compor a decoração de acordo com o número de visitas e a ocasião.
Vantagens e desvantagens do sofá em L
A principal vantagem do sofá em L é, sem dúvidas, a possibilidade de usá-lo em ambientes integrados para dividir visualmente os cômodos de maneira sofisticada e mantendo a amplitude visual.
Outro ponto positivo para a peça é o conforto, principalmente, no que diz respeito aos modelos reclináveis. O sofá em L também combina com diferentes tipos de decoração, o que o torna uma peça coringa para quem quer inovar e usar a criatividade.
No entanto, não planejar como essa mobília vai casar com a decoração pode ser uma grande desvantagem. Isso porque, ao invés de otimizar o espaço, ele pode acabar se tornando uma peça incompatível com o tamanho do ambiente e com a decoração em si.
Portanto, é importante ter em mente o espaço que você tem e a decoração que quer na hora de escolher o sofá em L ideal que vai deixar a sua casa ainda mais elegante e confortável.
Alugue seu apartamento com o QuintoAndar
Agora que você já sabe como usar o sofá em L na decoração, que tal alugar ou comprar um apartamento, e colocar essas dicas em prática? Com o QuintoAndar, você filtra os apartamentos e casas com base na sua realidade: cidade, bairro, faixa de aluguel, quantidade de quartos e muito mais!
Leia também: Aprenda o que é chaise longue e como utilizá-lo na decoração da sua casa
Carregando comentários...