O lugar onde dormimos é uma das partes mais importantes da casa. Por isso, os tipos de cama que encontramos no mercado podem influenciar a nossa rotina, não só garantindo uma boa noite de sono, mas também contribuindo para o bem-estar que um cantinho confortável nos proporciona.
Então, se você está planejando montar um ambiente acolhedor e aconchegante, mas ainda não definiu como ele será, que tal começar pelo tipo de cama que deseja dormir? Nós selecionamos alguns dos modelos mais comuns para você!
Navegue pelo conteúdo:
- Como escolher o melhor tipo de cama
- Tamanhos de cama
- Tipos de cama
- Cama box
- Tradicional
- Com gaveta
- Bicama
- Dossel
- Beliche
- Infantil
- Oriental
- Suspensa
- Retrátil
- Sofá cama
- Tenha o espaço ideal para os tipos de cama dos seus sonhos
Como escolher o melhor tipo de cama
Com tantos tipos de cama, possibilidades de utilização e combinação, decidir quais modelos são ideais pro seu quarto pode não ser uma tarefa tão simples.
Isso porque, além de harmonizar com a decoração e transformar o ambiente de descanso mais aconchegante e confortável, a cama deve atender às suas necessidades, seja ela comprada pronta ou feita de forma planejada.
Tamanhos de cama
Tomar um banho relaxante e deitar em uma cama gostosa influencia totalmente na qualidade do sono, não é mesmo?
Por isso, conhecer os diferentes tamanhos de cama e definir o tamanho ideal para você é um passo importante para garantir uma confortável noite de sono.
Para isso, selecionamos os padrões de medidas de cama mais comuns no Brasil para te ajudar na escolha:
Tipo de cama | Comprimento | Largura |
Cama de solteiro comum | 188 cm | 88 cm |
Cama solteirão | 188 cm | 128 cm |
Cama de viúva | 200 cm | 120 cm |
Cama de solteiro king | 205 cm | 100 cm |
Cama de casal comum | 188 cm | 138 cm |
Cama queen size | 198 cm | 158 cm |
Cama king size | 193 cm | 203 cm |
Vale ressaltar que a altura do colchão pode variar entre 15 cm a 40 cm, conforme o material utilizado para suprir sua densidade. Já para a altura da cama, o ideal é que seja de 60 cm.
Tipos de cama
Para te ajudar a encontrar o melhor modelo, selecionamos alguns tipos de cama que podem fazer toda a diferença na hora de deixar o quarto do seu jeito. Veja só!
Cama box
Atualmente, a cama box é um dos tipos mais comuns que você pode encontrar por aí. Na tradução livre, “box” significa caixa, então trata-se de uma opção em que o colchão fica apoiado sobre uma base com pés de encaixe, em vez de um estrado de madeira. Como essa abaixo, da Emma:
Além dos tamanhos variados, a cama box tem opções de modelos com diferentes utilidades, como baú ou gaveta, que podem facilitar no dia a dia se você tem necessidade de otimizar espaços e aproveitar para guardar objetos e outros pertences. E também do tipo conjugada, em que o colchão faz parte de toda a estrutura.
Veja os dois exemplos abaixo, de uma cama baú da Ortobom e de uma cama conjugada do Magazine Luiza:
Uma outra versão de cama box que também podemos encontrar é a bicama. Neste caso, é ideal dispor de mais espaço, para garantir que a cama de baixo possa ser manejada com facilidade, sem afetar a circulação pelo ambiente.
Veja abaixo um exemplo de bicama box, à venda no Magazine Luiza:
De qualquer forma, vale lembrar que a cama box não vem acompanhada de uma cabeceira – o que não significa que você não possa encontrar um modelo criativo para deixar o quarto aconchegante e harmônico!
Leia também: 9 ideias de cabeceiras criativas para a sua cama
Tradicional
As camas tradicionais são aquelas mais comuns, bem fáceis de encontrar em lojas físicas ou virtuais, e que costumam vir com cabeceiras próprias, geralmente feitas do mesmo material.
Um dos benefícios é que, por conta da disposição da altura de seus pés, elas podem facilitar bastante na hora de fazer a limpeza do quarto.
O material e o design de uma cama tradicional podem influenciar totalmente no visual do ambiente. Mesmo porque você pode contar com opções em madeira ou ferro, que deixam a decoração do quarto mais rústica ou, dependendo do desenho da cama, mais puxado para o boho ou o vintage.
Veja abaixo diferentes tipos de camas tradicionais:
Com gaveta
Além da opção de cama box com gaveta, que não é difícil de encontrar em diversos tamanhos, você pode optar por modelos de camas tradicionais com gavetas espaçosas e muito úteis.
Esse modelo de cama pede um ambiente mais espaçoso, já que a ideia é manuseá-la com facilidade para aproveitar a utilização do quarto sem interferência.
Você pode encontrar modelos prontos com diversos gaveteiros e até cabeceiras, ou fazê-los sob encomenda, conforme deseja decorar o quarto.
Bicama
A bicama é um modelo muito versátil, fácil de encontrar, que pode ser utilizado em quartos para casais, solteiros, irmãos e até mesmo hóspedes, já que oferece opções de tamanhos variados.
Basicamente, é uma cama normal com uma outra de rodinhas por baixo, como esse exemplo da Mobly.
Caso opte por esse tipo de cama, lembre-se de avaliar o espaço disponível no ambiente, para que o móvel não interfira na circulação.
Como esse modelo é bastante comum, existem diversas opções de bicama box e tradicionais, que podem variar de acordo com a decoração que deseja dar ao quarto.
Dossel
Semelhante a uma casinha ou até mesmo remetendo ao formato de cabana, a cama com dossel pode ter aspectos rústicos ou vitorianos, sendo uma alternativa tanto decorativa quanto útil.
Em diversos tamanhos, a cama com dossel atende aos mais diferentes tipos de quartos, desde casal a infantil, conferindo sofisticação e também proteção, como é o caso da utilização de mosquiteiros.
De qualquer forma, você pode encontrar modelos de cama com dossel prontos ou feitos sob encomenda, que conferem sofisticação e charme, como cortinas de voil branca, por exemplo.
Beliche
Beliche(com duas camas) ou treliche (com três) são modelos de cama muito comuns para quartos infantis, de solteiro ou para visitas.
Como a ideia do beliche é evitar que alguém durma muito próximo ao chão, o ideal é optar por materiais mais resistentes, tanto para a estrutura, como para as formas de proteção do lugar mais alto, para que a pessoa possa ocupar a cama de cima com segurança.
Você pode encontrar esses tipos de cama já prontos ou fazê-los sob encomenda, incrementando seus formatos e tamanhos conforme a decoração que pretende utilizar no quarto.
Veja abaixo exemplos de um beliche e de um treliche, ambos à venda na Mobly:
Infantil
Para as crianças dormirem bem à noite, o que não falta é opção de modelo de cama infantil. E você pode encontrar uma boa variedade temática para compor aquela decoração que é a carinha dos pequenos, como de:
- Princesa
- Cabana
- Escorregador
- Beliche
- Bicama
Veja alguns exemplos:
Por sinal, uma opção de modelo que vem conquistando os quartos infantis, nos últimos anos, é a cama montessoriana. Baseado no método Montessori, esse tipo, que é praticamente uma mini cama, é planejado justamente para estimular a autonomia e a liberdade, respeitando o desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas das crianças.
Oriental
Ideal para quartos com decoração japonesa ou minimalista, o modelo de cama oriental proporciona uma decoração mais clean e moderna ao ambiente.
No entanto, ela costuma ser mais baixa em relação às camas comuns. Isso porque, de acordo com as tradições orientais, dormir em proximidade ao chão pode contribuir para dar mais tranquilidade ao sono e renovar as energias.
Suspensa
Semelhante ao beliche, mas sem a cama de baixo, a cama suspensa funciona muito bem para ambientes que são integrados ou para quartos menores que desejam otimizar os espaços, deixando o chão livre para ser utilizado de outras formas.
Neste caso, você conta com uma escada para dar acesso à cama suspensa, e pode incrementar a parte inferior para organizar o ambiente da maneira que desejar.
Veja esse exemplo abaixo, de um quarto infantil, em que a cama suspensa libera um ótimo espaço para a criança brincar.
Este outro exemplo de cama suspensa, à venda na MadeiraMadeira, vem com uma mesa gamer e um pequeno armário na parte de baixo.
Leia também: Quarto gamer: 3 passos e 12 inspirações para montar a decoração do seu
Retrátil
Outra opção que contribui para a otimização de espaços é a cama retrátil. Como uma alternativa dobrável, ela pode ser embutida, feita sob encomenda, ou comprada pronta.
Outro lado bom é que estas camas multifuncionais são encontradas com facilidade e atendem desde a opção para casal a solteiro. Mas é importante ter em mente é que, além do espaço que deseja ocupar, qual material investir na sua cama retrátil, já que pode influenciar na decoração do ambiente.
Veja abaixo um exemplo de cama retrátil, à venda no Magazine Luiza:
Sofá cama
O sofá cama é uma opção funcional assim como a cama retrátil, servindo para otimizar os espaços do ambiente. Então, o ideal é que ocupe uma área onde não interfira na circulação do quarto.
Com diversos estofados, estilos e tamanhos diferentes, o sofá cama vai muito bem em cômodos integrados e até mesmo para dar versatilidade àquele espaço que pode servir de home office e quarto de visitas.
Tenha o espaço ideal para os tipos de cama dos seus sonhos
Existem diversos tipos de cama para você aproveitar melhor suas noites de sono. Agora, sabe como você pode encontrar diversas opções de casas e apartamentos para dormir bem? Com a ajuda do QuintoAndar!
Em nossa plataforma de moradia, seja no site ou no aplicativo, você pesquisa por opções de apartamentos e casas para alugar ou comprar em mais de 80 cidades brasileiras, explorando mais de 70 filtros de busca.
E você ainda pode fazer um tour virtual, para ter certeza de que o imóvel possui as características que tanto procura, inclusive o espaço para a cama dos seus sonhos, antes mesmo de agendar uma visita!
Carregando comentários...