Com tantos tipos de cortina por aí, escolher o modelo ideal pode ser uma tarefa menos simples do que parece. Pensando nisso, listamos aqui algumas das principais opções usadas em diferentes ambientes da casa, para você se inspirar e decidir qual atende o seu lar da melhor forma. Mas, claro, sem deixar a sua personalidade de lado!
Quer ver boas ideias de diferentes tipos de cortina? Então navegue abaixo pelo conteúdo e acompanhe essa leitura com a gente!
Navegue pelo conteúdo:
- Principais tipos de cortina
- Cortinas por tipo de instalação
- Varão
- Trilho
- Cortinas por modelo
- Blecaute
- Painel
- Persianas
- Rolo
- Romana
- Voal/Voil
- Tipos de cortinas por ambientes
- Sala
- Quarto
- Cozinha
- Banheiro
- Tipos de cortina para deixar o seu lar com a sua cara
Principais tipos de cortina
Abrir as janelas, geralmente, é uma das primeiras coisas que fazemos ao acordar. Por isso, na hora de escolhermos entre os diferentes tipos de cortina que encontramos no mercado, não devemos pensar apenas na decoração que desejamos dar a cada ambiente, mas também nas suas funcionalidades e mecanismos.
Cortinas por tipo de instalação
A forma como uma cortina é instalada vai depender do seu modelo e do tipo de suporte que ela terá na janela. Veja abaixo as principais modalidades:
Varão
Um dos tipos mais comuns que encontramos de cortina é o de varão. Com suporte de metal, plástico ou madeira, é por ele que a cortina fica suspensa no ambiente, seja na cozinha, no quarto ou na sala.
A cortina de varão tem abertura e fechamento práticos, variando pela sua espessura. Na cozinha, por exemplo, onde os materiais costumam ser mais leves, o varão mais fino é mais indicado, medindo 13 mm, por exemplo.
Já no quarto ou na sala, onde costumamos optar por materiais com maior caimento, o varão pode chegar a medir entre 19 mm a 32 mm de espessura.
Agora, nesse caso, um detalhe que pode fazer muita diferença ao varão é sua ponteira. A peça costuma ter um valor acessível e pode ser encontrada em diversos estilos, com materiais e formatos diferentes.
Vale ter em mente que o kit de varão e as suas medidas vão depender do lugar que você deseja instalar a cortina e qual material irá utilizar.
Trilho
Se você deseja decorar o ambiente com cortinas mais alinhadas e esticadas, o modelo de trilho pode ser o mais indicado. Com ele, você consegue manusear facilmente os tecidos mais sofisticados, posicionando-os conforme a decoração que deseja dar ao ambiente.
Nesse tipo de instalação, o trilho suíço é um dos mais conhecidos, que utiliza deslizantes, roldanas e até mesmo um sistema de cordas.
Inclusive, com ele, você pode contar com mais de um tipo de cortina, lembrando de reforçar sua sustentação e instalando mais de um trilho, se for o caso.
Assim, o trilho duplo costuma ser ideal para cortinas que necessitam de forro e o triplo, no caso de utilizar bandô, que é aquela cortina que conta com um tecido pendurado para dar um caimento mais sofisticado.
Cortinas por modelo
Os tipos de cortina mais comuns de encontrar no mercado costumam ser:
Blecaute
Ideal para quem deseja diminuir a intensidade da iluminação solar, a cortina blecaute é capaz de reduzir em quase 100% a incidência da luz, podendo ser facilmente encontrada em modelos de varão ou persiana.
Veja abaixo um exemplo para varão com ilhós da Artex.
Painel
Deslizando por trilhos, o tipo painel, composto por lâminas verticais, pode ser usado em ambientes com vãos maiores e mais largos, como janelas e até portas. Como este acima, à venda na Mobly.
Persianas
São muito versáteis e podem tanto bloquear toda a luminosidade quanto abrir totalmente, quando suspensas, ou parcialmente, na vertical ou na horizontal, a depender do modelo.
As persianas vão bem em qualquer ambiente e podem variar de material (como alumínio, PVC, bambu, madeira). Há modelos, inclusive, que podem ser acionados por controle remoto ou por comando digital pelo celular.
Veja abaixo um exemplo de persiana à venda na Leroy Merlin.
Rolo
Ideal para quem deseja dar um ar mais clean ao ambiente, a cortina de rolo tem utilidade semelhante ao modelo blecaute e pode ir bem em qualquer cômodo da casa.
É facilmente encontrada em materiais mais flexíveis, como o poliéster, e também em níveis diferentes de bloqueio da luminosidade.
Romana
Ideal para quem deseja ter mais controle sob a luminosidade, a cortina romana se assemelha ao modelo de rolo, por seu mecanismo de subir e descer, e pode ser encontrada em diversos tecidos.
Voal/Voil
Uma das mais tradicionais, a cortina voil serve para cobrir toda a extensão da parede, do teto ao chão, favorecendo não só o controle de iluminação, como o intuito da decoração, com modelos bordados e vazados, ideais para sala, quarto e home office.
No exemplo abaixo, vemos a aplicação de uma cortina voal em uma sala de estar, à venda na Mobly.
Tipos de cortinas por ambientes
Como o tipo de cortina pode influenciar na decoração, listamos alguns dos modelos mais comuns para te ajudar a encontrar a opção ideal para cada ambiente.
Sala
Geralmente, na hora de escolher a cortina da sala, um dos fatores que levamos em conta é o controle da intensidade de luz, para que não danifique os móveis e nem interfira na imagem da televisão.
Então, os modelos em voil e sarja podem ser boas opções, bem como combiná-los tanto com varões duplos ou trilhos, como também junto às persianas.
Agora, dependendo da dimensão da sua janela, outra dica pode ser manter a mesma cor dos modelos para não destoar na sua decoração. O que vale mesmo é explorar ideias e possibilidades!
Navegue pelos links abaixo e veja algumas opções:
- Cortina blackout
- Cortina persiana
- Cortina voil
- Cortina clássica
- Cortina estampada
- Dicas para escolher a cortina ideal
Quarto
Para o quarto, que é um ambiente que buscamos mais conforto e aconchego, os tipos de cortina podem variar de acordo com o material, dependendo do objetivo que queira dar à decoração.
Para deixar o clima mais rústico, você pode optar por dois varões de madeira, aproveitando um para usar uma cortina blecaute e deixar o quarto mais escuro, enquanto a sobreposição em voil pode amenizar a iluminação, assim como utilizar persianas e materiais mais naturais, como bambu.
Outra alternativa também pode ser usar o modelo de varão dourado ou metalizado, para dar um charme a mais ao quarto.
+ Leia também:
– Cortina, persiana ou blecaute? Como bloquear a claridade do seu quarto
Cozinha
Como a cozinha é um ambiente mais suscetível à gordura, o tipo de cortina ideal pode ser aquele de material sintético. Isso porque facilita a limpeza e oferece mais praticidade de manuseio no dia a dia.
Dessa forma, vale a pena buscar modelos em PVC, que você pode encontrar tanto em persianas como varão em voil.
Banheiro
Assim como a cozinha, o banheiro é outro cômodo da casa que está exposto não só à gordura, como também à umidade.
Então, para facilitar a rotina, você pode optar pelos mesmos tipos de cortina que colocar na cozinha, como em PVC ou metal, se for o caso de utilizar em janelas.
Mas se for colocar a cortina em um box, saiba que outras diferentes opções de material, como polietileno e poliéster, são mais indicadas.
Tipos de cortina para deixar o seu lar com a sua cara
Com essas dicas sobre os principais tipos de cortina e quais ambientes elas podem ser instaladas, que tal encontrar o imóvel ideal para colocar em prática essas inspirações?
O QuintoAndar pode te ajudar também a encontrar o imóvel ideal, seja para alugar ou comprar. Estamos presentes em mais de 80 cidades.
E de maneira simples, em nosso site ou app, você explora mais de 70 filtros de busca para facilitar sua pesquisa pelo imóvel ideal. Além disso, é possível fazer um tour virtual e ver todos os detalhes de cada cômodo. Tudo isso sem sair da sua casa!
Carregando comentários...