Mais do que um objeto de decoração, os modelos de persiana ajudam a ter uma boa noite de sono. Concorrentes das cortinas, elas contribuem para um melhor equilíbrio da luminosidade e aumento da privacidade, especialmente nos quartos.
Além disso, as persianas, para ambientes internos, são ideais para quem deseja aliar leveza, modernidade e praticidade no dia a dia.
Entenda quais são os principais modelos de persiana existentes e como escolher o ideal para a decoração do seu quarto, sala ou escritório.
Confira o que você vai ler por aqui?
- O que é a persiana?
- 10 modelos de persiana para você se inspirar
- 1. Rolô
- 2. Romana
- 3. Painel
- 4. Double vision
- 5. Celular
- 6. Horizontal
- 7. Vertical
- 8. Blackout
- 9. De madeira
- 10. De bambu
- O que considerar ao escolher uma persiana?
- Qual a melhor cor de persiana para parede branca?
- Qual a persiana mais fácil de limpar?
- Encontre seu novo lar com o QuintoAndar!
O que é a persiana?
A persiana é uma espécie de cortina fixa ou móvel, normalmente instalada com cordões. Ela serve para restringir ou bloquear a passagem de luz e trazer privacidade. Além disso, está disponível em formato horizontal ou vertical e tem diferentes tipos de design.
O primeiro modelo de persiana foi criado em 1824 por Pierre Le Fou, um engenheiro francês. Ele criou um sistema de lâminas de algodão controlado por cordas. O objetivo era conter o movimento de um riacho. No entanto, ele percebeu que também servia para controlar a quantidade de luz.
Atualmente, as persianas são encontradas em diferentes materiais e modelos. Todos apresentam boa durabilidade, assim como limpeza e instalação fáceis. O sistema de fechamento é feito com base em cordões, motor ou correntes. Ele pode ser:
- Standard: oferece uma corda para puxar e travar;
- Monocontrole: tem uma haste, que é girada para fechar;
- Motorizado: conta com um controle remoto que aciona o sistema.
Uma característica dos tipos de persiana é a possibilidade de controlar o total de luminosidade que entra no ambiente, pois ela pode ser fechada total ou parcialmente.
Por esse e outros motivos, essa costuma ser a escolha de muitas pessoas que querem aliar elegância, privacidade e conforto térmico e visual.
10 modelos de persiana para você se inspirar
Veja, a seguir, 10 modelos de persiana para você se inspirar na decoração da sua casa.
1. Rolô
Cria uma espécie de painel que fica enrolado quando se abre a persiana, como você pode observar na foto acima. Geralmente, é fabricado em:
- Tela solar: controla os raios UV e a entrada de calor;
- Vinil: veda a iluminação quase que completamente ao estar fechada.
A vantagem é o visual prático e limpo. Afinal, quando a persiana está enrolada, fica na parte superior da janela, bem elegante e discreto. A higienização também é fácil, já que o material é sintético. Basta passar um pano úmido para retirar a poeira. Por outro lado, é um modelo mais caro.
2. Romana
É uma das persianas para ambientes internos bem clássica e elegante. Isso porque ela se dobra conforme fica suspensa, como na imagem acima. Portanto, é bastante discreta e combina com diferentes estilos de decoração.
Tem listras horizontais e costuma ser fabricada com um tecido nobre, como fibras naturais ou seda. Porém, também é encontrada em madeira, blackout, tela solar, poliéster e bambu.
Apesar da beleza, é pouco indicada para cozinhas e áreas de serviço devido ao acúmulo de gordura e sujeira nesses ambientes. Além disso, também é uma persiana mais cara.
3. Painel
É um modelo de persiana ideal para grandes ambientes e vãos de passagem, como varandas e janelas amplas. Elas ficam dispostas de maneira semelhante a uma cortina, com um trilho na parte superior da parede. Porém, ele fica praticamente invisível.
O tecido fica na posição vertical e oferece diferentes opções de recolhimento e abertura. Você ainda pode optar por esse modelo como uma das persianas sob medida, garantindo um visual bem clean.
A fabricação costuma ser feita em sarja ou lona, mas os modelos também podem ser encontrados em poliéster e outros materiais. Há muita praticidade na limpeza, mas o manuseio nem sempre é o melhor devido à rigidez do material.
4. Double vision
O nome desse modelo se refere à visão dupla que proporciona do ambiente. Isso acontece por existirem faixas horizontais opacas e translúcidas, como na imagem acima. Portanto, há o bloqueio da luminosidade sem deixar de permitir a visão da parte exterior.
Devido a essa característica, é uma persiana para ambientes internos, como os quartos e a sala. Apesar de normalmente ser confeccionada em cores claras, também pode existir em tonalidades mais escuras.
5. Celular
É um modelo de persiana que tem células com bolsões em seu interior, parecendo um favo de mel quando visualizada de lado. Isso permite que o ambiente tenha conforto térmico tanto no inverno quanto no verão. Além disso, há proteção contra os raios UV.
Outra vantagem é a propriedade antiestática. Ela diminui o acúmulo de poeira e sua instalação deve ser feita em espaços limitados, especialmente, dentro de vãos.
A fabricação é feita em blackout e tecidos translúcidos. Além disso, esse tipo de persiana sempre volta ao seu formato original. Porém, a limpeza é difícil de executar.
6. Horizontal
É o modelo mais comum e conhecido, que contém lâminas de madeira, metálicas, tecido ou PVC. Ao girá-las, é possível ver totalmente o ambiente externo, além de facilitar a iluminação e a ventilação. Veja o exemplo da imagem acima.
Tradicionalmente, a persiana horizontal é conhecida como veneziana. É aplicável tanto em ambientes pequenos quanto grandes, tendo amplo uso em escritórios.
A desvantagem é que esse tipo não veda totalmente a claridade. Por isso, pode não ser a melhor alternativa para os dormitórios, por exemplo.
7. Vertical
É outro modelo bastante conhecido. Seu sistema funciona por meio de rotação de lâminas e modo fixo. Já o recolhimento é lateral ou bilateral. Essas persianas são grandes, como você pode notar na imagem acima, e bloqueiam bem a entrada de luz.
A fabricação costuma ser feita em alumínio e PVC, sendo que a instalação ocorre dentro do vão da janela ou por fora. Assim, há um trilho e as lâminas caem, do mesmo modo que em uma cortina tradicional.
A vantagem é a variedade de cores e a percepção de que o pé direito é maior. Por outro lado, tem um estilo de ambiente comercial, que pode não ficar tão bonito em uma casa.
8. Blackout
Tem como foco principal o bloqueio da entrada de luz. Assim, o ambiente fica bem escuro. Portanto, esse modelo é ideal para os quartos, as salas de cinema e as salas de estar.
De toda forma, a recomendação é fazer a instalação em locais com bastante espaço. A fabricação é feita com tecidos grossos e não existem lâminas, nem dobras.
Uma das vantagens dessa persiana para ambientes internos é estar disponível em diferentes modelos. Porém, é preciso saber que o cômodo ficará bem escuro. Portanto, se a ideia é ter alguma luminosidade, escolha outro modelo.
9. De madeira
Essa é uma opção funcional e com alta durabilidade. É bastante bonita e permite fazer um quarto rústico, além de poder ser instalada em outros ambientes.
Por ser uma persiana de madeira, combina bem os móveis, os revestimentos e os objetos decorativos de mesmo material. Sua abertura é horizontal, com garantia de conforto térmico devido ao material de fabricação.
10. De bambu
Ainda no estilo rústico e natural, a persiana de bambu também é uma possibilidade. Ela é bonita e resistente, costuma ser fabricada de modo artesanal, como a da imagem acima, e tem versões mais finas ou grossas.
Esse é um dos tipos de persianas sob medida, nos quais você poderá adaptar a diferentes tamanhos de janelas e portas. Além disso, é um modelo ecológico, que combina bem com vários estilos decorativos.
Porém, a persiana de bambu não consegue bloquear 100% da luminosidade. Portanto, considere isso antes de comprá-la e instalá-la.
Leia também: Faça esse teste de personalidade e saiba qual é o seu estilo de decoração
O que considerar ao escolher uma persiana?
Ao escolher uma persiana, considere o espaço em que ela será instalada, o estilo da decoração, o objetivo e o índice de luminosidade desejado. Assim, você definirá o melhor momento para cada um dos ambientes.
Confira algumas dicas para tomar a decisão certa:
- Sala: busque facilidade na limpeza e visual clean. Se for uma sala de TV, considere o blackout;
- Cozinha: deve ser fácil de limpar e não acumular muita sujeira e gordura. As melhores são fabricadas em PVC ou alumínio, nos modelos horizontal, rolô e romana;
- Quarto: evite os tecidos para não ter alergias. As persianas de PVC ou alumínio são as mais indicadas, mas o blackout é o melhor para bloquear a luminosidade. Os modelos romana e rolô são os mais indicados.
Leia também: Veja 10 dicas para decorar o quarto gastando pouco
Qual a melhor cor de persiana para parede branca?
A melhor cor de persiana para parede branca é uma tonalidade clara, porque isso aumenta a sensação de amplitude e aconchego.
Você pode optar por um modelo colorido para trazer uma diferenciação e uma decoração mais ousada. Vale a pena destacar que o tipo rolô combina bem com essa alternativa.
Qual a persiana mais fácil de limpar?
A persiana mais fácil de limpar é a de PVC. A de alumínio também é mais simples. Isso porque ambas podem ser higienizadas com água e sabão, passando uma esponja ou pano. Assim, é possível lavá-la em dia de faxina.
Leia também: Inspirações e ideias de cortina para sala
Encontre seu novo lar com o QuintoAndar!
Com todas essas informações, você já decidiu os modelos de persiana que vai escolher para sua nova casa? Então, está na hora de achar o imóvel certo, com o QuintoAndar.
Aqui você conta com diversos filtros de pesquisa para selecionar a casa ou o apartamento do jeito que você sempre quis.
Acesse o site ou app do QuintoAndar e encontre o seu novo lar!
Carregando comentários...