Seja para resolver algum problema ou para tornar o que é bom ainda melhor, fazer uma reforma de cozinha tem tantos caminhos quanto uma receita de feijoada. Mas, assim como o prato típico brasileiro, há formas de deixar tudo bonito e com bom gosto.
Para facilitar essa jornada, montamos um guia para te orientar. Nele você entende os principais cuidados e também recebe boas dicas de como fazer sua reforma de cozinha.
Navegue pelo conteúdo:
- 1. O que você precisa reformar
- 2. Quanto você vai investir
- 3. Planejamento da reforma de cozinha
- Armário de cozinha
- Equipamentos
- 4. Dicas para uma reforma de cozinha mais tranquila
- Encontre o lar perfeito para a sua nova cozinha
1. O que você precisa reformar
Antes de começar a mexer no ambiente, é preciso parar e pensar:
- Como você pretende utilizá-lo? Cozinhar, receber os amigos ou só irá usar eventualmente?
- Quem vai usar a cozinha? Se tiver alguma pessoa mais baixa ou mais alta, por exemplo, isso é bem importante de se considerar.
- Vai ser necessária uma grande reforma ou apenas alguns ajustes mais específicos?
- Você quer apenas mudar o visual da sua cozinha ou criar novos ambientes?
Ao responder a essas perguntas, você começa a entender como vai ser a reforma de cozinha que precisa fazer.
Leia Também: 8 modelos de balcão de cozinha para usar em casa
2. Quanto você vai investir
Com os objetivos da reforma entendidos, é hora de pensar em quanto isso vai custar. Ou seja, fazer uma listinha básica e já começar os orçamentos iniciais. Em uma planilha, liste o preço de acabamentos, metais, armários e até mesmo mão de obra. Você vai trocar encanamento ou eletrodomésticos? Eles também entram aqui.
É nesse momento que você já entende quanto vai precisar para fazer tudo o que deseja, define o que é prioridade e até mesmo entende a necessidade de economizar para juntar um dinheiro a mais.
Inclusive, quer uma dica que vale ouro? Dê uma conferida nos nossos conteúdos de “Faça Você Mesmo” para economizar.
Mas cuidado para não se empolgar, deixe para comprar ou começar a fazer depois da próxima etapa. Vamos a ela.
Leia também:
– Qual o melhor piso para cozinha e o que considerar ao escolher
– Revestimento para cozinha: do piso à parede, dicas de como deixar o ambiente mais belo e funcional
– As melhores cores de parede para cozinha
3. Planejamento da reforma de cozinha
O planejamento de uma reforma de cozinha é quando o que você deseja e o quanto quer investir se unem para transformar o ambiente em um lugar melhor. Inclusive, são esses dois itens que falamos antes que irão definir como vai ser o seu nível de planejamento.
Na prática, planejar uma reforma de cozinha começa avaliando o tempo necessário, o dinheiro que irá gastar e também como vai funcionar o lar durante esse período (o que falaremos a seguir neste texto).
Mas não é só isso. É importante entender bem cada etapa da obra para fazer um bom planejamento – e isso inclui um cronograma bem detalhado de início, meio e fim de cada tarefa. Por exemplo: se você vai mudar o azulejo da parede da cozinha, é preciso avaliar se vai precisar desmontar algum móvel. Em caso positivo, precisa se preparar para as etapas: escolher e comprar o azulejo em tempo de ser entregue no período apropriado, desmontar o móvel, assentar o novo azulejo, montar novamente o móvel. Caso alguma ou cada etapa inclua profissionais especializados, é necessário já agendar com eles, inclusive explicando os prazos que está cogitando para que avaliem e confirmem a viabilidade dos prazos. E, logicamente, um cronograma financeiro: você vai conseguir arcar com todas as despesas em um mês ou terá que dividir em parcelas. Quais fornecedores podem facilitar o pagamento?
Há, portanto, planejamentos diferentes para cada tipo de reforma. Para uma mudança mais pontual – que pode ser um reparo emergencial ou uma obra sem alterações estruturais, basta juntar as ideias, montar uma lista do que precisa ser feito e fazer de fato.
Já uma alteração maior no ambiente, requer um planejamento melhor – inclusive com a contratação de profissionais (como arquiteto, engenheiro e equipe especializada), caso mexa na estrutura do seu lar. Afinal, ninguém aqui quer passar pela dor de cabeça de furar um cano, não é mesmo?
Aliás, aqui vale outro lembrete: se você mora em um local alugado e pretende mexer muito no ambiente – indo além da decoração em si, leve suas ideias junto com o planejamento da reforma à pessoa proprietária. Alinhe tudo na conversa e, se necessário, atualize o contrato.
Para saber mais detalhes de quando precisa de um profissional e outros cuidados, leia este guia sobre reforma de apartamento.
Voltando ao planejamento, é nele que é detalhada cada necessidade e item do orçamento. Para te ajudar, separamos dicas de dois elementos fundamentais em uma cozinha.
Armário de cozinha
Para falar sobre um móvel tão importante para a organização deste cômodo, chamamos a Personal Organizer Aline Delavy. Confira as dicas da especialista:
Aline Delavy
Personal Organizer
“Um ponto super importante que você deve pensar quando for reformar a sua cozinha é: qual tipo de armário eu preciso para acomodar meu acervo de forma prática para o meu dia a dia? Preciso de mais prateleiras, gavetas ou gavetões?
Pense:
– na quantidade de louça que você tem (normalmente ficam em prateleiras);
– onde quer colocar os alimentos (também armazenados nas prateleiras);
– panelas (gavetões são uma boa escolha);
– talheres (ficam em gavetas);
– potes de plástico (prateleiras ou gavetões são ótimos)
– e o que mais você costuma usar no dia a dia.
Fazendo isso, você realmente terá armários que serão práticos e funcionais na sua vida!”
Leia também:
– 8 dicas práticas de como organizar uma cozinha gastando pouco
– 13 ideias de armário de cozinha para se inspirar
Equipamentos
Tão fundamentais quanto os armários, os equipamentos mais utilizados no dia a dia da cozinha requerem alguns cuidados:
- Medidas: meça com atenção os espaços da sua cozinha antes de reformar. Lembre-se de que a geladeira, por exemplo, requer um recuo de 10 cm, pois não pode ficar encostada na parede e nem muito próxima do fogão.
- Espaço: para além das medidas, é importante lembrar que este é um ambiente que precisa de fácil circulação. Portanto, nada de aperto por aqui.
- Estilo: diante de tantos modelos e opções, é importante que o estilo dos equipamentos combine com a sua cozinha. Afinal, eles também fazem parte da decoração.
4. Dicas para uma reforma de cozinha mais tranquila
Se você quer fazer uma transformação nesse ambiente, certamente é do time que usa muito a cozinha. Por isso, separamos algumas dicas para tornar melhor o período da reforma:
- Se a reforma for grande, considere a possibilidade de ficar em um hotel ou casa de amigos;
- Para uma reforma pequena, os deliveries de comidas são uma boa alternativa;
- Comidas e marmitas congeladas podem amenizar a falta que o cômodo fará no período da reforma.
- Considere levar a geladeira e o microondas para outro cômodo, assim, você não fica tão dependente do delivery, podendo até fazer receitinhas saborosas!
- Lavar as louças na pia do banheiro ou no tanque vai te ajudar a evitar o desperdício com uso de utensílios descartáveis.
- Entenda que é uma fase que vai valer muito a pena, portanto, tudo bem abrir mão de algo durante esse período.
Encontre o lar perfeito para a sua nova cozinha
Já pensou montar sua nova cozinha em um lugar que é do jeito que você sonha? Assim, você diminui a reforma e ainda melhora sua qualidade de vida.
No QuintoAndar funciona assim: você conhece seu novo lar antes mesmo de visitá-lo. Isso porque todos os imóveis contam com fotos tiradas por profissionais. Além disso, você tem a opção de fazer um tour virtual. Assim fica bem mais fácil saber se os ambientes atendem ao que você quer.
E mais: a maior plataforma de moradia do país conta com mais de 70 filtros disponíveis para tornar a sua busca ágil. Em poucos cliques, você marca se quer encontrar um lugar com cozinha americana, se prefere que já venha com utensílios do dia a dia ou até mesmo armários no ambiente.
Leia também: Dicas e inspirações para montar uma cozinha preta
Carregando comentários...