As plantas não são só um item de decoração, mas também servem para trazer mais alegria ao ambiente, deixá-lo mais acolhedor e até mesmo, em alguns casos, purificar o ar. Uma alternativa contemporânea para ter plantas em casa é apostar na tendência da urban jungle e escolher espécies de grande porte para ter dentro de casa.
Para te ajudar a escolher uma árvore para apartamento, reunimos uma lista para você se inspirar. Quer saber mais? Então, separe papel e caneta e anote todas as nossas dicas para encontrar a espécie ideal para o seu lar.
Navegue pelo conteúdo:
- Ficus Lyrata
- Figueira comum
- Palmeira rabo-de-peixe
- Licuala
- Palmeira ráfis
- Laranjeira
- Amoreira
- Seu lar mais arborizado com novas plantas
Leia também: Horta em apartamento: dicas de plantas e espaços para cultivar
Ficus Lyrata
Sem dúvidas, a Ficus Lyrata é uma das árvores para apartamento queridinhas dos designers de interiores. Ela é o tipo de planta que rouba a cena de qualquer ambiente com suas folhas largas, brilhantes e verdes.
Por se tratar de uma espécie cultivada em estufas climatizadas, a planta quando jovem deve passar por um processo de adaptação antes de ficar exposta ao sol. Por isso, posicione a planta próxima da janela e também gire o vaso para que todos os lados da Ficus recebam a mesma quantidade de luz natural, sem correr o risco das folhas queimarem.
Além disso, essa espécie gosta bastante de água, mas não quer dizer que o solo deve ficar encharcado. Verifique diariamente o solo e se estiver seco, acrescente um pouco de água.
Figueira comum
As figueiras são uma ótima alternativa para o cultivo em ambientes fechados. De porte pequeno a médio, as figueiras crescem de 6 a 10 metros de altura, com ramos frágeis e seiva leitosa. Se você deseja uma figueira que dê muitos frutos, deve cultivar sob sol pleno, em solos bem drenados, profundos e irrigados no pós-plantio.
Também conhecida como Ficus Carica, elas podem ser provenientes de plantas masculinas ou femininas. No entanto, os figos comestíveis vem apenas da feminina – a masculina é designada para alimentação de animais como cabritos.
Palmeira rabo-de-peixe
Também conhecida como Caryota, suas folhas têm formato único e lembram, literalmente, um rabo de peixe. Tome cuidado com os frutos, pois o líquido interior pode causar irritação à pele. Ela deve ser cultivada a meia sombra, mas em dias mais úmidos também pode deixá-la sob sol pleno. No entanto, tome cuidado: as plantas jovens não devem ficar sob o sol intenso, pois isso pode atrasar o crescimento e queimar as folhas. O solo deve estar sempre úmido, porém não encharcado.
Licuala
Também conhecida como palmeira-leque, essa espécie chama atenção pelas suas folhas triangulares – que lembram acessório oriental – e dão um charme a mais no ambiente. A posicione em um local bem iluminado, próximo de uma janela, por exemplo, mas sem luz direta. A rega segue a mesma lógica das espécies anteriores: a terra nunca pode ficar seca, mas nem encharcada.
Palmeira ráfia
Se você está buscando uma planta bonita, fácil de cuidar e que se adapta muito bem dentro de casa, então precisa conhecer a Palmeira Ráfia. Ela prefere locais bem iluminados, mas sem sol direto. Por isso, ela é tão indicada para ser cultivada dentro de apartamentos. Já as regas são determinadas pela umidade do vaso. A melhor maneira de saber quando regar é tocando na terra: ao sentir o solo seco, faça a rega.
Laranjeira
Quem disse que não dá para ter uma árvore frutífera dentro de um apartamento? Além de ter uma fruta deliciosa e refrescante, a laranjeira renova os ares de qualquer ambiente. Para dar frutos, ela precisa pegar sol nos ramos. Sobre a irrigação, mantenha o solo úmido, mas não encharcado. A adubação deve ser feita a cada dois meses e não se esqueça da poda para um melhor desenvolvimento da planta.
Amoreira
Assim como a Laranjeira, a Amoreira também é uma árvore frutífera que você pode ter dentro do apartamento. Para que a planta se desenvolva bem, procure um recipiente com, no mínimo, 50 centímetros de altura. Regue a planta frequentemente deixando sempre o solo úmido. No geral, um pouco de luz solar, água e poda regular para mantê-las em um tamanho razoável são o suficiente. Porém, vale salientar que o ciclo de desenvolvimento de uma fruta é longo, durando cerca de um ano ou mais.
Seu lar mais arborizado com novas plantas
Agora que você já conheceu sete indicações de belas árvores para o seu apartamento, já é possível escolher quais são as suas preferidas para deixar o seu lar com mais vida. E se você está à procura de um novo local para morar, conte com o QuintoAndar.
Carregando comentários...