A parede de tijolinho é uma tendência de decoração muito versátil, pois além de dar um toque especial ao ambiente, pode ser usada em diversos cômodos da casa. O modelo rústico, por exemplo, é ideal para quem quer um ambiente campestre e fica ótimo se combinado com elementos e móveis em madeira, como banco, mesa, entre outros.
Agora, se você busca dar um ar industrial, você pode optar pelo tijolinho de concreto que combina mais com ferro e metal, principalmente quando em harmonia com outros elementos desse mesmo estilo. Já se você deixar o espaço mais clean, uma opção é apostar no tijolinho branco ou de cores neutras.
Apesar de conhecermos esse estilo de parede feita com o tijolo convencional, há outras alternativas para você economizar e fazer na sua casa. Pensando nisso, neste artigo, vamos te ensinar 4 formas de como fazer parede de tijolinho. Continue a leitura!
Navegue pelo conteúdo:
- Como fazer parede de tijolinho com isopor
- Como fazer parede de tijolinho com gesso
- Como fazer parede de tijolinho com tinta
- Como fazer parede de tijolinho com adesivo de parede
- Seu lar seguindo tendências de decoração
Como fazer parede de tijolinho com isopor
Se você busca praticidade e economia, os tijolinhos de isopor podem ser uma ótima alternativa. Apesar de pouco resistentes e não serem tão fiéis visualmente ao tijolinho original, são fáceis de fazer e você não vai precisar de muitos materiais. Confira:
- Folhas de isopor;
- Lápis, régua e tesoura;
- Escada;
- Cola de contato.
Se você quer garantir que vai conseguir cortar o isopor em partes iguais, nossa dica é fazer um molde com cartolina – ou qualquer outro papel mais firme. Em seguida, faça os tijolinhos na folha de isopor e vá colando, aos poucos, na parede, utilizando a cola de contato. Para dar um aspecto mais realista ao isopor, você pode lixar os tijolinhos antes de colocá-los. Caso contrário, você também pode pintá-los com tinta acrílica da cor de sua preferência, antes ou depois da aplicação. Muito fácil, não é mesmo?
Como fazer parede de tijolinho gesso
Para fazer a sua parede de tijolinho com gesso, você vai precisar de alguns materiais, veja a lista a seguir:
- Superfície ou mesa plana para trabalhar;
- 1 Placa molde de silicone para trabalhar o gesso em formato 3D;
- Espátula plateia ou uma régua;
- Um recipiente para fazer a mistura;
- Colher;
- Esponja úmida;
- Gesso em pó;
- Água.
Agora que você já tem tudo o que precisa em mãos, vamos ensinar um passo a passo um pouco mais detalhado para não gerar dúvidas. Veja a seguir:
- Em um recipiente, coloque, aproximadamente, um copo de água cheio e adicione aos poucos o pó do gesso, aproximadamente 700g. A dica aqui, é colocar o gesso devagar para não “empelotar” a mistura.
- Aguarde até o gesso penetrar totalmente na água e, após isso, comece a misturar lentamente o gesso com a colher. Cuidado para não deixar a mistura muito líquida, pois a peça pode demorar mais para secar e vai ficar mais frágil e úmida.
- Depois que o gesso estiver pronto, coloque-o imediatamente no molde, preenchendo todo o desenho da forma. Tente deixar o fundo das peças bem planas para que não tenha problemas na hora de aplicar na parede.
- Em seguida, tire o excesso do gesso do molde com uma régua ou espátula e vá limpando a superfície com uma esponja úmida.
- Agora, é só esperar secar. A princípio, a secagem leva em torno de 15 a 20 minutos, mas fique de olho e vá “apalpando” a peça para sentir se já está pronta para ser retirada do molde.
- Tire as peças do molde com cuidado.
- Por fim, com os tijolinhos prontos, é hora de instalá-los na sua parede. Para isso, você pode utilizar argamassa ou uma cola específica para gesso.
Prontinho, agora é só posicionar os móveis ou elementos decorativos que você vai utilizar na sua parede de tijolinhos.
Como fazer parede de tijolinho com tinta
Essa é uma das formas mais simples de fazer parede de tijolinho e você vai precisar de:
- Tinta;
- Esponja;
- Cordão;
- Fita adesiva;
- Régua;
- Giz;
- Um pedaço de papelão.
O passo a passo é bem simples. Primeiramente, você deve cortar a esponja no formato de um tijolinho. Depois, utilize o cordão e a fita adesiva para medir o espaço na parede – nesse momento, você deve traçar o espaço de um dedo entre um tijolinho e outro. Em seguida, aplique um pouco de tinta na esponja, tire o excesso com o papelão e vá “carimbando” a esponja na parede. Repita este processo até que a parede esteja totalmente finalizada e do jeitinho que você queria. Por fim, é só esperar secar para colocar sua mobília de volta ao lugar.
Como fazer parede de tijolinho com adesivo de parede
Em todas as outras dicas, nós te ensinamos a fazer, de fato, o tijolinho, Mas, você também pode investir em um papel de parede 3D ou em um adesivo autocolante. O processo é muito simples, pode ser feito por qualquer pessoa e não exige muita prática: basta colar o produto na parede com cuidado e conforme as instruções do fabricante.
A desvantagem é que, mesmo nos papéis texturizados, a ausência do relevo deixa a parede bem pouco realista. Por outro lado, o produto é fácil de ser removido, caso você mude de ideia.
Leia também: Como colocar papel de parede: passo a passo para renovar seu ambiente
Seu lar seguindo tendências de decoração
E aí, gostou das nossas dicas de como fazer parede de tijolinho? Agora que você aprendeu, já pode planejar fazê-la na sua casa. E caso você esteja pensando em se mudar para decorar um novo espaço do seu jeitinho, ou ir para um imóvel que já tenha uma parede de tijolinho, o QuintoAndar pode te ajudar.
Você pode utilizar mais de 70 filtros de pesquisa para refinar e personalizar a sua procura pelo lar dos sonhos. As fotos dos imóveis são tiradas por fotógrafos profissionais e você consegue ver todos os detalhes do espaço por meio do tour virtual, antes mesmo de agendar uma visita – que pode ser feita em poucos cliques. Assim, já é possível visualizar se o imóvel tem parede de tijolinho ou imaginar qual cômodo você vai fazê-la.
Carregando comentários...