Você já se deparou com aqueles grandes pergolados em madeira enfeitando os quintais nas casas? Sem dúvidas, eles proporcionam um charme ainda mais especial ao ambiente, além de trazer sombra e criar uma área de descanso no local.
Então, se você quer saber um pouco mais sobre esse item decorativo e aprender como fazer um pergolado, neste artigo você vai encontrar dicas e um passo a passo supercompleto. Separe seu bloco de notas e continue a leitura. Vamos lá?
Navegue pelo conteúdo:
- O que é um pergolado?
- Passo a passo de como fazer um pergolado
- Onde colocar o pergolado na sua casa
- Seu novo lar ainda mais charmoso com um pergolado
O que é um pergolado?
O pergolado é uma estrutura fixa que pode ser de madeira, ferro e até mesmo vidro, muito utilizada nos quintais das casas para proporcionar mais charme e sombra ao ambiente.
Ele, normalmente, é colocado em um local de descanso na área externa e você pode decorá-lo com plantas, além de colocar conjuntos de sofá e mesinhas para enfeitar e deixar o ambiente ainda mais funcional.
Passo a passo de como fazer um pergolado
Apesar de parecer complicado, a estrutura de um pergolado é formada, basicamente, por colunas e vigas que são colocadas paralelamente. Os modelos mais comuns são os de madeira eucalipto, jatobá, madeira de demolição, pinus, peroba e o bambu.
Então, se você está querendo adicionar esse elemento na decoração do seu quintal, a seguir vamos te ensinar um passo a passo de como utilizar a madeira como material para fazer seu pergolado. Confira:
Materiais:
- Ripa;
- Madeira;
- Parafusos;
- Fita métrica;
- Vigas de madeira;
- Nível de bolha;
- Sapatas de concreto.
Como fazer:
Antes de tudo, vá até uma loja especializada e fale com um atendente para entender qual a melhor madeira e a mais adequada para o seu projeto. Afinal, ela precisa ser resistente às chuvas e ao sol.
Em seguida, tire as medidas do local onde deseja instalar o pergolado. Nesse momento, garanta que as bases verticais tenham, pelo menos, 8 cm² por 3 m de comprimento. Já as colunas, recomendamos que tenham 15 cm por 5 cm.
As colunas do pergolado devem ficar sobre sapatas de concreto – que é a parte inferior de um alicerce para dar mais suporte e sustentação à estrutura –, enterradas com no mínimo 60 cm de profundidade. Já as vigas devem ser unidas por uma ripa transversal.
Repita o processo com todas as colunas e utilize parafusos espessos e um nível de bolha para garantir um ângulo de 90º. Além disso, as vigas da cobertura devem ter um espaçamento entre 20 a 40 cm entre elas.
Parece mais complicado do que realmente é, por isso, compre os materiais e coloque a mão na massa para construir seu próprio pergolado.
Onde colocar o pergolado na sua casa
Como já falamos neste artigo, os pergolados são mais comuns nas áreas externas das casas. Porém, existem diferentes modelos e materiais para que o ambiente fique ainda mais funcional e charmoso. Veja algumas opções:
- Pergolados no jardim: é ideal para quem deseja relaxar, cultivar plantas e trazer mais vida e beleza ao local;
- Pergolados na varanda: ajudam a ampliar a estrutura da varanda, dando mais amplitude e beleza ao ambiente;
- Pergolados no quintal: te dá mais liberdade para escolher o local para instalá-lo, se tiver um espaço maior pode criar um ambiente mais acolhedor e funcional.
Seu novo lar ainda mais charmoso com um pergolado
Esperamos que as nossas dicas de como fazer um pergolado te ajudem a montar mais um cantinho especial na sua casa. E se precisar de mais inspirações para a manutenção do seu lar, além de organização e decoração, continue navegando aqui no MeuLugar.
Mas, caso você esteja pensando em se mudar, para decorar um novo espaço do seu jeitinho, conte com o QuintoAndar. Você pode utilizar mais de 70 filtros de pesquisa para refinar e personalizar a sua procura pelo lar dos sonhos.
As fotos dos imóveis são tiradas por fotógrafos profissionais e você consegue ver todos os detalhes do espaço por meio do tour virtual, antes mesmo de agendar uma visita – que pode ser feita em poucos cliques.
Carregando comentários...