Os vasos de cerâmica são excelentes opções para decorar os ambientes da casa com plantas e flores de jardim. Desde os mais tradicionais até os mais variados formatos e cores, esse item decorativo pode dar um toque especial ao seu lar, além de mantê-lo mais arborizado e alegre.
Por isso, neste artigo, trouxemos um passo a passo de como fazer vaso de cerâmica em casa de forma muito simples, além de dicas para você se inspirar e decorar sua casa com esse novo objeto. Quer saber mais? Então, acompanhe a leitura e anote todas as nossas sugestões! Vamos lá?
Navegue pelo conteúdo:
- Passo a passo de como fazer vaso de cerâmica
- Cerâmica com argila tradicional
- Materiais necessários
- Como fazer
- Cerâmica plástica
- Materiais necessários
- Como fazer
- Cerâmica fria
- Materiais necessários
- Como fazer
- Como usar vaso de cerâmica na decoração da sua casa
- Deixe seu novo lar ainda moderno com vasos de cerâmica
Leia também: Passo a passo de como fazer vaso de cimento para decorar sua casa
Passo a passo de como fazer vaso de cerâmica
Há várias opções para você fazer um vaso de cerâmica, das mais fáceis às mais complexas. Você pode fazer do modelo tradicional, utilizando argila, mas hoje em dia já existem produtos específicos e muito mais práticos. Confira abaixo.
Cerâmica com argila tradicional
A cerâmica tradicional é aquela que parece barro. Embora possa parecer simples, esse material demanda alguma paciência: depois de fazer seu vaso de cerâmica, você deve esperar que ele seque antes de fazer a primeira queima em forno especial (ele quebra se você usar o forno de cozinha!). Depois, é hora de esmaltar e, então, será necessário passar por uma segunda queima. Tanto tempo de espera vale a pena: a argila é versátil. É possível produzir utilitários, como pratos, xícaras e jarras, até obras de arte – o que manda é sua imaginação.
Materiais necessários
- Argila para cerâmica;
- Barbotina (uma espécie de argila molhada que serve de cola)
- Moldes de gesso ou MDF
- Ferramentas;
- Guias e rolo de madeira;
- Tecido de algodão;
- Esponja e/ou cartão para dar acabamento.
Há inúmeras cores e padrões de argila, dos mais claros (marfim) aos mais escuros (há argila preta!), os lisos ou o que trazem pintas brancas ou escuras. Tanto a cor quanto o aspecto final vai depender da composição da argila e da temperatura do forno (de 800oC a 1300oC).
Como fazer
Existem algumas técnicas para fazer um vaso de cerâmica. O torno elétrico, por exemplo, que ilustra o topo desta página, exige bastante treino – quem se lembra do filme Ghost, do outro lado da vida?Já o método acordelado e a placa podem ser feitos em casa. Vamos falar sobre os últimos dois:
Acordelado
Esta técnica consiste em fazer cobrinhas de argila e grudá-las uma sobre a outra, formando o objeto que você deseja. Talvez seja o método mais fácil para fazer um vaso de cerâmica em casa.
- Faça várias cordas de argila, como se fossem cobrinhas. O tamanho e a espessura vai depender do tamanho do seu vaso de cerâmica.
- Para grudar um cordão no outro, faça ranhuras nas partes que vão se encontrar e use barbotina para grudar. Faça uma pequena pressão para garantir que a argila tenha “colado”.
- A argila não pode estar muito seca, senão é mais difícil de grudar.
- Faça 3 ou 4 camadas e, então, grude o fundo do seu vaso de cerâmica (usando ranhuras e barbotina) aos cordões já empilhados.
- Você pode manter o formato dos cordões ou ir alisando à medida que acrescenta uma camada à outra.
- Você pode manter a aparência que desejar: fazer texturas ou deixar liso.
- Para que seu vaso de cerâmica fique 100% útil (sem vazamento de água), você deve esmaltá-lo totalmente por dentro após a primeira queima.
Placa de argila
Para fazer um vaso de cerâmica com placas de argila, você vai precisar de ripas de madeiras ou guia para que sua placa tenha a mesma espessura em toda a sua área. Normalmente essas guias têm 0.6mm ou 0.8mm. E também um rolo de macarrão ou até mesmo um pedaço de madeira roliça.
- Sove a argila como se você estivesse sovando pão. Isso faz com que as bolhas que possam existir na argila desapareçam. Se a sua peça tiver bolhas, ela pode estourar no forno.
- Sobre uma superfície perfeitamente lisa, amasse a argila até que você consiga passar o rolo sobre ela. Passe até que o rolo toque as guias de madeira sem fazer mais pressão sobre a argila. Use um pano por baixo, para que a argila não grude na mesa.
- Dependendo do tamanho do vaso, você terá que abrir mais de uma placa.
- Quando a placa estiver pronta, verifique se há presença de bolhas (elas podem ser vistas facilmente). Se for o caso, estoure com uma agulha.
- Use moldes ou a sua imaginação para confeccionar o seu vaso de cerâmica.
- Para colar as extremidades do vaso, faça ranhuras nas partes que vão se encontrar e use barbotina para grudar. Faça uma pequena pressão para garantir que a argila tenha “colado”. Use um cartão de banco para dar acabamento.
- Use o cartão para deixar a superfície do seu vaso mais lisa. Se quiser um acabamento rústico, passe uma esponja em seu vaso. Você pode usar outras ferramentas para fazer incisões ou criar saliências no corpo do vaso.
- Para que seu vaso de cerâmica fique 100% útil (sem vazamento de água), você deve esmaltá-lo totalmente por dentro após a primeira queima.
Cerâmica plástica
A cerâmica – ou argila – plástica pode ser usada para fazer bijuterias, esculturas, bonecas e até mesmo vasos decorativos. O passo a passo pode parecer complexo à primeira vista, mas basta dedicar um pouquinho de tempo e se atentar às nossas dicas. Confira:
Materiais necessários
- Argila do tipo cerâmica plástica;
- Luvas;
- Forma de alumínio para ir ao forno;
- Toalha fina.
Como fazer
- Pegue a quantidade de argila suficiente para o tamanho do vaso que deseja fazer e enrole essa porção entre as mãos ou em uma superfície plana para formar algo similar a uma bola.
- Em seguida, posicione a argila moldada na palma de uma das mãos e use o polegar da outra mão para apertá-la até o centro criando uma abertura. Recomendamos que deixe, pelo menos, 1 cm de argila no fundo para ser usada como a base do vaso.
- Depois, comece a moldar as “paredes” do vaso. Faça movimentos circulares para deixar as laterais do mesmo tamanho e vá apertando para dar o formato que deseja. Além disso, lembre-se de eliminar qualquer tipo de rachadura na argila para que a argila fique bem lisa.
- Agora, o vaso precisa secar por algumas horas. Posicione ele em local seguro e cubra-o com uma toalha leve. Quando o vaso estiver frio ao toque, significa que está firme o suficiente. A argila precisa ficar rígida antes de ser queimada para não derreter ou explodir, por isso, garanta que o vaso esteja bem firme.
- O próximo passo é endurecer a argila assando-a no forno. Antes de tudo, consulte as recomendações do fabricante para saber qual a temperatura correta do forno e o tempo que deve assar. Com ele preaquecido na temperatura certa, coloque a cerâmica em uma forma e ponha para assar.
- Se você comprou a argila que seca ao ar livre, basta deixar o vaso secar de cinco a sete dias para que ele possa endurecer completamente. Caso tenha comprado outro tipo de argila, será necessário repetir o processo e fazer uma segunda queima Porém, se preferir, outra alternativa é assar em uma estufa. Nesse caso, busque um estabelecimento especializado nesse procedimento.
- Prontinho. Seu vaso de cerâmica finalmente já pode ser usado para decorar os ambientes da sua casa.
Cerâmica fria
A cerâmica fria é a forma mais simples para fazer vasos, principalmente, aqueles menores para plantas suculentas e cactos. Confira o passo a passo:
Materiais necessários
- Cola branca;
- Cerâmica fria;
- Luvas.
Como fazer
- Antes de tudo, coloque as luvas para garantir mais segurança e facilidade na hora de moldar o seu vaso;
- Pegue a cerâmica fria e comece a “sovar”, igualzinho como fazemos com o pão. Você também pode utilizar um pau de macarrão ou um rolo de abrir massa;
- Esse ingrediente parece uma massa de modelar, só que um pouco mais durinha. Então, não deixe nem muito fina nem muito grossa para conseguir moldar no formato que deseja. Uma espessura de 4 a 6 milímetros é ideal;
- Se você quer fazer um vaso quadrado, faça os quatros lados e o fundo separadamente. E, em seguida, aplique cola branca para juntá-los;
- Depois, deixe secar por, aproximadamente, 12 horas para garantir que seu vaso esteja bem firme para receber as plantas.
Muito fácil não é mesmo? Não existe regra aqui, solte a criatividade e, se quiser, faça moldes com papel para recortar a massa cerâmica fria e crie vasos originais e com a sua a cara. Além da cerâmica fria, você pode optar por usar argila plástica. Porém, você vai precisar queimá-la no forno para endurecê-la.
Porém, se não quiser fazer esse processo em casa, existem profissionais que trabalham com cerâmica e disponibilizam serviços de forno. Dessa forma, você deixa a sua cerâmica ali, espere alguns dias e a pega de volta quando tiver sido queimada e esteja 100% firme.
Leia também: Vasos de cimento: como decorar sua casa com eles
Como usar vaso de cerâmica na decoração da sua casa
Altos, baixos, coloridos, ovais, retangulares ou minimalistas, os vasos de cerâmica são peças ideais para trazer um charme ao ambiente. Você pode colocar peças na sala de estar, na cozinha, área gourmet, quintal e até mesmo flores na mesa de jantar e plantas nos quartos.
Apesar de versáteis, os vasos de cerâmica normalmente são “casas” para algumas plantas e flores. Veja algumas das espécies que adaptam bem nesse modelo:
- Cactos e suculentas;
- Violetas;
- Bromélias;
- Azaléias;
- Espada de São Jorge;
- Hortênsia;
- Asplênio;
- Caladium.
Leia também: Plantas em casa: que tipo combina melhor com você?
Deixe seu novo lar ainda moderno com vasos de cerâmica
Agora que você sabe como fazer vaso de cerâmica e utilizá-lo na decoração da sua casa, que tal colocar a mão na massa e deixar seu lar mais bonito e aconchegante? Por aqui, você encontra essa e várias outras dicas para dar um toque especial no ambiente e deixá-lo ainda mais com a sua cara.
E se o que te impede de investir em vasos de cerâmicas para plantas maiores e com mais presença é a falta de espaço, o QuintoAndar pode te ajudar a encontrar um imóvel ideal para você ter a quantidade de plantas em casa que sempre desejou. Em nosso site ou no app, você pode buscar imóveis usando mais de 70 filtros na pesquisa, o que torna a sua procura mais ágil e assertiva.
Além disso, você confere fotos tiradas por fotógrafos profissionais e pode fazer um tour virtual para visualizar todos os detalhes do espaço e, inclusive, achar o cantinho onde vai colocar seus vasos de cerâmica.
Carregando comentários...