6 dicas para evitar o desperdício e economizar na conta de luz

O consumo consciente de energia elétrica vem para melhorar a sua vida e a do nosso planeta

Por Redação - 28/11/2022 às 17:26
Atualizado: 25/09/2024 às 13:25
Um lago em forma de lâmpada no meio de uma floresta exuberante, simbolizando novas ideias, inventividade e criatividade em relação à solução de problemas ambientais.

O consumo consciente de energia começa pelo primeiro passo: pesquisar. E já que você está aqui, nós vamos muito além de te dar informações sobre o que é, mas também dicas práticas e viáveis de como evitar o desperdício de luz no seu lar. 

Pode entrar, fique à vontade para aprender mais e aderir a partir de hoje mesmo ao consumo consciente de energia. Só não se esqueça de apagar as luzes ao sair, combinado? 

Navegue pelo conteúdo:

O que é consumo consciente de energia elétrica

Quando você entende que o uso de energia elétrica deve evitar todo e qualquer desperdício, passa a aderir a um consumo consciente dela. Ou seja, você usa a energia de forma bem pensada, evitando usos desnecessários. 

Dessa forma, o consumo consciente de energia elétrica passa por colocar em prática novos hábitos e, principalmente, a abandonar o que gera um desperdício. 

Leia também: Casas sustentáveis: como diminuir o impacto ambiental na moradia

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel

6 dicas de consumo consciente de energia

Antes de te mostrar as dicas, saiba que aderir a um consumo consciente de energia elétrica inclui algumas mudanças, sim. Mas nada que afete o seu bem-estar e, até mesmo, o conforto. Confira as dicas a seguir. 

1. Não esqueça do essencial: apagar as luzes

A primeira dica de consumo consciente de energia é aquela que todo mundo sabe mas, por vezes, esquece: sempre apagar as luzes ao sair do ambiente. Vale colocar um lembrete nos interruptores ou até fazer uma brincadeira com as crianças: quem deixar a luz acesa, paga uma prenda divertida, mas que reforce a importância e o lembrete de evitar o desperdício.

Essa dica pode ser ampliada para: 

  • Aproveite ao máximo a luminosidade natural. Assim, você passará menos tempo com as luzes acesas. 
  • Se estiver construindo ou reformando o lar, aproveite para inserir janelas de vidro maiores, para que entre mais claridade nos ambientes da casa. 
  • Troque as lâmpadas incandescentes por fluorescentes. Ou melhor: por modelos LED. Esses dois modelos mais novos gastam menos energia e duram muito mais!
Foto de uma pessoa trocando lâmpadas para economizar energia.
Trocar as lâmpadas por outras mais eficientes é fundamental para um consumo consciente de energia.

2. Desligue os aparelhos da tomada sempre que puder

Sim, aquela luzinha acesa que o aparelho mantém mesmo quando está desligado gasta energia. E como é um gasto feito em um momento que você não está usando o aparelho, para quê mantê-lo, não é mesmo?

Foto de uma pessoa fazendo o desligamento de aparelhos elétricos em uma extensão.
Se você usa extensão, basta desligá-la quando não estiver utilizando os aparelhos.

Em vias práticas, as dicas de consumo consciente de energia elétrica aqui são:

  1. Quando não estiver usando, tire os aparelhos eletrônicos da tomada. Mesmo no modo espera (stand-by), o equipamento mantém o gasto de energia elétrica, ou seja, desperdiçando e gastando o seu dinheiro. Por isso é melhor tirar da tomada mesmo.
  2. Isso também vale para o carregador de celular: quando terminar de carregar a bateria, é hora de tirar o celular e o carregador da tomada. Inclusive de noite, combinado?

3. Chuveiro elétrico sim, com consumo consciente também

É hora de falar de uma economia dupla: de luz e de água. Isso porque, se você e sua família não cuidarem, elas podem significar um gasto bem grande nessas duas contas a cada mês. 

A principal dica é aquela que você certamente já ouviu falar: diminuir o tempo do banho. Assim, você evita o desperdício e também ameniza as contas. 

Além disso, se o dia está mais agradável ou até com um calorzinho bom, opte por usar o chuveiro elétrico em uma potência menor. Se for no morno, já alivia a água gelada e também a conta de luz. 

Já se você mora em uma região que faz frio boa parte do ano, a dica de consumo consciente de energia é optar por um chuveiro a gás ou com aquecimento solar (feito por meio de painéis de energia solar). Ainda que tenha um investimento inicial, depois você passa a ter uma boa economia na conta de luz mantendo o seu conforto de uma água quentinha para tomar banho. 

Leia também: 

Como funciona chuveiro a gás e porque ele pode ser a melhor alternativa para o seu lar 

Como instalar chuveiro elétrico passo a passoAprenda como tirar ar do chuveiro em poucos passos

Encontre o imóvel ideal sabendo quanto vai gastar desde o início
Encontre o imóvel ideal sabendo quanto vai gastar desde o início Compre o seu

4. Melhorar o uso da geladeira também ajuda muito no consumo consciente de energia

Usar a geladeira de forma mais consciente evita bastante o desperdício de energia elétrica. E não é tão difícil assim fazer coisas como:

  • Evitar guardar alimentos ainda quentes na geladeira.
  • Ajustar a potência para o uso que realmente precisa: em dias quentes e geladeira mais cheia, usar no máximo; em dias frios e com menos alimentos dentro, usar no mínimo. Assim, ao diminuir a potência, você também reduz o consumo de energia do equipamento.
  • Diminuir o abre e fecha da geladeira pode ser mais fácil do que você imagina: basta pensar antes de abrir a porta. Sim, às vezes a gente faz o contrário, abre a geladeira para pensar (quem nunca?). Mas ao ter consciência do que vai precisar antes de usar a geladeira, você certamente vai diminuir o tempo que a porta fica aberta e até o número de vezes que faz isso. 

Além disso, outros cuidados com a geladeira em si são bem importantes para um consumo consciente de energia:

  1. Nada de encostar ela na parede;
  2. E nem de colocar perto de fogão, forno ou janela que bate sol;
  3. Secar roupa é no varal – e não atrás da geladeira;
  4. Lembre-se de verificar se as borrachas de vedação estão fazendo bem o seu papel de vedar.

Leia também: 

– 10 dicas práticas de como organizar uma cozinha pequena

– Passo a passo de como limpar geladeira inox

5. Roupa lavada e passada, evitando ao máximo o desperdício

Ninguém aqui vai te dizer para deixar de fazer o que te faz bem. E isso inclui usar roupas limpas, cheirosas e bem passadas. Porém, há formas de lavar e passar roupas mantendo um consumo consciente de energia:

  • A dica de juntar mais roupas para lavar ou passar de uma vez continua sendo uma das melhores. Isso porque você aproveita que vai ligar esses equipamentos para usufruir ao máximo deles.
  • Sempre dê preferência aos programas mais econômicos ou “eco” da máquina de lavar, caso ela possua. Assim, você vai poupar luz, água e até tempo, já que são mais rápidos também.
Foto de uma mão configurando programa de economia de água ecológico no painel de controle da máquina de lavar.
Aproveite bem os recursos da sua máquina de lavar, inclusive a opção “eco”.
  • Só use a função secadora, de máquinas lava e seca, quando realmente precisar, uma vez que eleva – e muito – o consumo de energia. Porque, sim, tem dias que você vai precisar lavar roupa e o clima não vai ajudar. É para esses dias mais extremos que esse recurso existe.
  • A melhor dica para secar roupas é estender bem cada uma delas para que já saiam do varal prontas para usar. Assim, você economiza tempo, dinheiro, água e luz. Tudo de uma vez só!
  • Lembre-se sempre de verificar o que indica a etiqueta da roupa. Inclusive o grau recomendado para cada tecido. Assim, aproveite para passar a roupa na menor temperatura possível.

Leia também: Conheça algumas iniciativas para aplicar o consumo consciente de água no seu dia a dia

Anúncio grátis e proteção contra danos de até R$ 50 mil
Anúncio grátis e proteção contra danos de até R$ 50 mil Anunciar imóvel

6. Pense a longo prazo

Um consumo consciente de energia elétrica, por vezes, requer de nós um pensamento a longo prazo. Isso porque nem sempre a mudança de hábitos gera um reflexo já na conta de luz seguinte. Mas se formos parar para contar cada economia feita e, principalmente, cada mudança em prol de um futuro melhor, vale muito a pena. 

Além disso, ao trocar de equipamentos, opte por modelos novos que tenham selo de eficiência energética do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). Esse selo indica os produtos que comprovadamente possuem um melhor aproveitamento da energia, por conta do seu funcionamento otimizado. O selo é fácil de identificar: por ser um atrativo a mais aos consumidores, os fabricantes costumam colocá-lo em local de destaque nos equipamentos.

Imagem de uma ilustração 3D que mostra um fogão, uma máquina de lavar e uma geladeira ao lado de um ranking de eficiência energética.
Ao comprar novos aparelhos, sempre verifique o grau de eficiência energética deles.

Leia também: 

Dicas para economizar energia elétrica e diminuir a conta de luz

Conheça algumas dicas importantes para economia de água e luz em condomínios 

Dicas e passo a passo de como separar corretamente o lixo

Poupe tempo com o QuintoAndar

Como você pôde entender, o consumo consciente de energia elétrica passa pelo princípio básico de evitar o desperdício. Assim, para te ajudar a economizar tempo e dinheiro na hora de encontrar um novo lar ou anunciar um imóvel para alugar ou vender, conte com o QuintoAndar

Em poucos cliques você:

  • Publica o anúncio do seu imóvel e começa a atrair pessoas para alugar ou comprar a propriedade.
  • Ou encontra um lugar para morar, seja alugando ou comprando um imóvel.
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui


© 2024 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.

Carregando comentários...


Leia também