Está fazendo reformas na sua casa e não sabe onde fazer o descarte de entulho? Então você chegou ao lugar certo. Neste conteúdo, vamos trazer dicas úteis para te ajudar a fazer esse procedimento de forma simples e correta.
Isso porque o descarte inadequado de entulhos de construção pode ser perigoso para a natureza e para a sociedade como enchentes, riscos de desabamentos, além de ser um vetor de diversas doenças – já que os entulhos são um atrativo para insetos, répteis e outros animais transmissores de enfermidades.
Navegue pelo conteúdo:
- O que é um entulho
- Tipos de entulho
- Classe A
- Classe B
- Classe C
- Classe D
- Como realizar o descarte de entulho
- O que diz a legislação sobre descarte de entulho
- Faça o descarte correto do entulho em sua nova casa
Leia também: Aprenda como separar corretamente o lixo
O que é um entulho
De acordo com a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), entulhos ou resíduos da construção civil (RCC) são materiais residuais provenientes de construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, além de tudo aquilo que vem da preparação e escavação de terrenos para obras civis.
Veja alguns exemplos de entulhos:
- Tijolos;
- Blocos;
- Cerâmicos;
- Concreto em geral;
- Solos;
- Rochas;
- Metais
- Resinas;
- Colas;
- Tintas;
- Lixas;
- Produtos químicos;
- Madeiras e compensados;
- Forros;
- Argamassa;
- Gesso;
- Telhas;
- Pavimento asfáltico;
- Vidros;
- Plásticos;
- Tubulações
- Fiação elétrica.
Tipos de entulho
Existem quatro classificações para entulhos de obras no Brasil. Para facilitar o entendimento, listamos a seguir quais são as classes e os itens que estão inseridos em cada uma delas para realizar o descarte correto do entulho de obra. Veja:
Classe A
Na primeira categoria estão incluídos os resíduos reutilizáveis e recicláveis como por exemplo, cerâmicas, blocos, tijolos, placas de revestimento, telhas, concreto, argamassa, tubos, blocos, meios-fios, restos de demolição, materiais de reformas, reparos de vias pavimentadas, solos das terraplanagens, entre outros.
Classe B
Já na Classe B, você deve considerar os materiais de madeiras, vidros, metais, papelão, papel, plásticos etc. Vale pontuar que estes resíduos precisam ser separados e colocados em contêineres e devem ser identificados por meio de etiquetas. Além disso, é importante que seja feita a reciclável correta para reaproveitamento.
Leia também: Dicas e passo a passo de como separar corretamente o lixo
Classe C
Os entulhos da classe C são aqueles que não servem para a reciclagem, além de todos aqueles que não há chances de recuperar como, por exemplo, o gesso. Dessa forma, esses resíduos podem ser destinados a aterros se não forem perigosos.
Classe D
Na última categoria, estão incluídos os resíduos que são considerados perigosos como solventes, tintas, óleos e outros produtos químicos. Vale ressaltar que eles precisam ser coletados por profissionais especializados no transporte e tratamento destes materiais, pois são perigosos e, muitas vezes, inflamáveis.
Como realizar o descarte de entulho
É uma prática das prefeituras de todas as cidades disponibilizarem serviços de coleta especializada para os entulhos de obras, por isso, comece buscando informações por lá e siga os procedimentos adequados para a sua região. Vale ressaltar que é importante que o canteiro disponha de caçambas para colocar os resíduos durante a obra, pois você não deve jogar na rua ou na calçada. Além disso, é necessário também agendar as retiradas.
Outra opção de descartar entulhos e restos de obras é encaminhá-los aos Ecopontos. Normalmente, o descarte gratuito diário nos Ecopontos é de até 1m³ de entulhos e você também encontra informações na prefeitura.
Por fim, você pode contratar uma empresa privada e especializada nesse serviço. Busque por empresas de transporte de resíduos licenciadas, como caçambas e outros, quando necessário. Para facilitar a procura, uma dica é verificar a lista de empresas cadastradas na prefeitura da sua cidade.
O que diz a legislação sobre descarte de entulho
Uma das principais leis que tratam do assunto é a nº 12.305/2010 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil. Essa norma dispõe sobre os instrumentos, objetivos e diretrizes relacionadas ao gerenciamento de entulhos incluindo também os considerados perigosos e inflamáveis.
Já a Resolução nº 307/2002 do CONAMA foi criada com a finalidade de estabelecer critérios, diretrizes e procedimentos para o gerenciamento de resíduos provenientes da construção civil, demolições, reformas, escavação e preparação de terrenos. As suas regras registram quais são as ações necessárias para diminuir os impactos desses materiais ao meio ambiente.
Faça o descarte correto do entulho em sua nova casa
Esperamos que as nossas dicas para fazer o descarte de entulho corretamente te ajude a realizar o procedimento de forma segura. Pesquise na sua cidade os pontos de coleta ou empresas especializadas e garanta que tudo saia conforme o planejado.
Se caso você não queira enfrentar uma reforma, o QuintoAndar pode te ajudar a encontrar um lar prontinho para morar com a sua cara. Em nosso site ou app você encontra mais de 70 filtros de pesquisa avançados, fotos tiradas por profissionais e, ainda, pode fazer um tour virtual antes de agendar a sua visita. Aproveite e encontre a casa dos sonhos em poucos cliques!
Carregando comentários...