Esquadria: conheça suas principais funções e quais são os tipos mais comuns

Saiba qual é a diferença entre esquadria e janela e veja algumas inspirações de modelos e materiais utilizados em diversos ambientes para vedar, ventilar e iluminar bem

Por Redação - 20/06/2023 às 20:05
Atualizado: 02/10/2024 às 11:47
Foto que ilustra matéria sobre esquadria mostra um exemplo de uma porta de vidro que separa uma casa de seu ambiente externo

Você sabia que a esquadria tem um papel importante na construção civil e no design de interiores? Com vários modelos, materiais e mecânicas de abertura, elas são elementos essenciais em uma casa ou apartamento, ao proporcionarem segurança, isolamento acústico, proteção, além de valor estético aos mais variados ambientes.

A seguir, você confere as principais informações para explorar mais o assunto, desde a definição até os tipos mais comuns que estão disponíveis para se adquirir no mercado.

Navegue pelo conteúdo:

O que é esquadria?

Você já ouviu falar sobre esquadria, mas não tem ideia ainda do que é exatamente e qual sua importância nos ramos da construção civil e do design de interiores?

A esquadria nada mais é do que uma estrutura fixa ou móvel instalada em aberturas, como portas, janelas e portões, com o objetivo de fechá-las e protegê-las, e são estruturas que podem ser fabricadas em diferentes materiais, como madeira, alumínio, PVC e aço, considerando suas características específicas.

Por isso, quando se trata de esquadrias, é comum surgirem dúvidas sobre os tipos disponíveis, materiais, instalação, manutenção e muito mais, que te contamos melhor a seguir.

Mais de 150 mil imóveis; a sua história começa no QuintoAndar
Mais de 150 mil imóveis; a sua história começa no QuintoAndar Compre o seu

Qual é a função da esquadria?

De uma maneira geral, a esquadria pode ter suas mais diversas funções, dependendo da proposta e do projeto que você estiver em mente.

Isso porque elas facilitam a segurança aos ambientes, impedindo o acesso não autorizado, contribuem para o isolamento acústico, reduzindo a entrada de ruídos externos, e protegem contra intempéries, como chuva, vento e calor excessivo, garantindo o conforto e bem-estar dos ocupantes.

Agora, para além de uma função prática, as esquadrias também podem influenciar no aspecto estético dos espaços, proporcionando charme, elegância e, complementando o estilo arquitetônico à criação de uma atmosfera visualmente agradável e personalizável.

Por conta desses fatores, escolher de forma adequada o material, cor e design das esquadrias facilita a transformação da aparência e da funcionalidade de um determinado ambiente.

Modelos de esquadrias por abertura

Viu como as esquadrias são importantes para instalarmos portas e janelas em casa, por exemplo? Agora, vamos te contar mais sobre alguns dos modelos mais comuns de abertura que você pode encontrar por aí:

De abrir

As esquadrias de abrir de giro, por exemplo, são aquelas que se abrem em torno de um eixo vertical ou horizontal, com dobradiças que permitem a abertura da folha da esquadria para dentro ou para fora.

Esse é um dos modelos mais populares graças à sua praticidade e versatilidade, oferecendo uma ampla abertura, permitindo um maior fluxo de ar e a iluminação natural nos ambientes.

Sem contar que elas proporcionam uma ótima vedação quando fechadas, proporcionando isolamento térmico e acústico.

De correr

As esquadrias de abrir de correr são caracterizadas por possuírem folhas que deslizam lateralmente, permitindo uma abertura parcial ou total, sendo a opção ideal para ambientes com restrições de espaço, já que não necessitam de uma área livre para abrir as folhas.

Além disso, oferecem uma estética moderna e elegante, sendo frequentemente utilizadas em varandas, sacadas e grandes vãos, garantindo uma integração harmoniosa entre os ambientes internos e externos.

De tombar

No mercado, você pode encontrar esquadrias de tombar em dois modelos com diferentes aberturas, superior e inferior.

Superior

As de abertura superior possuem uma folha que se abre inclinando-se para o interior do ambiente, sendo um modelo ideal para locais em que é necessário manter uma barreira de proteção, como em áreas com crianças, já que a abertura ocorre na parte superior.

Elas permitem um controle eficiente do fluxo de ar, preservando a ventilação mesmo em dias chuvosos, e um modelo bastante utilizado para banheiros, áreas de serviço e ambientes que devem priorizar o equilíbrio entre a privacidade e a circulação de ar.

Inferior

Já as esquadrias de tombar inferior contam como uma folha que se abre inclinando-se para o exterior, muito útil em locais onde é necessária uma passagem livre, como balcões e áreas de serviço.

Assim, elas permitem uma abertura ampla, que facilita a ventilação e a entrada de luz natural, oferecendo ainda uma vedação quando fechadas e garantindo isolamento térmico e acústico.

Por conta disso, os modelos de esquadrias de tombar costumam ser uma opção frequentemente encontrada em projetos que valorizam a ventilação e a iluminação natural.

Basculante

Pode ser que você encontre dois modelos de esquadrias basculantes: as basculantes de abrir e as basculantes de tombar.

Basculante de abrir

Contam com uma folha que se abre inclinando-se para o interior do ambiente, sendo um modelo ideal para locais onde é necessário manter o controle do fluxo de ar de forma direcionada.

Isso porque, ao abrir a esquadria basculante, você vai ver que é possível regular a entrada de ar e evitar correntes indesejadas, além de permitir uma entrada de luz natural.

Essas esquadrias são frequentemente utilizadas em banheiros, cozinhas e áreas de serviço, onde a ventilação e a iluminação são essenciais.

Basculante de tombar

Já as esquadrias em modelos basculantes de tombar possuem uma folha que se abre inclinando-se para o exterior, mais utilizada para ambientes onde pode ser necessário manter uma abertura ampla, como em janelas de grandes dimensões.

Assim, essas esquadrias permitem uma boa ventilação, além de sua abertura inclinada contribuir para a entrada de luz natural, opção frequentemente utilizada em salas, quartos e áreas de convívio.

Maxim-ar

Se você busca uma opção para preservar iluminação e ventilação, saiba que existem dois tipos de esquadrias maxim-ar, de abrir e de tombar.

Maxim-ar de abrir

As esquadrias maxim-ar de abrir são caracterizadas por uma folha que se abre inclinando-se para o interior do ambiente, facilitando um ajuste de abertura que permite controlar o fluxo de ar conforme a necessidade.

Também proporcionam uma boa entrada de luz natural, então são esquadrias que podem ser utilizadas em cozinhas, banheiros e lavanderias.

Maxim-ar de tombar

Já as maxim-ar de tombar são aquelas em que a folha se abre inclinando-se para o exterior, proporcionando uma abertura ampla e contribuindo para uma iluminação natural.

Elas são frequentemente utilizadas em salas, quartos e áreas de convívio, ou em ambientes em que se busca um equilíbrio entre ventilação e luminosidade.

Guilhotina

Os modelos de esquadria de guilhotina são compostos por folhas deslizantes verticalmente,  sendo uma fixa e uma móvel, que permitem um controle versátil do fluxo de ar.

Costumam ser ideais para ambientes onde pode se ter uma restrição de espaço para abertura, então seja aberta parcial ou totalmente, contribuem para manter um ambiente arejado e agradável.

Esses modelos proporcionam um design atemporal, dando um charme a mais aos espaços, e são frequentemente utilizados em residências históricas e ambientes que valorizam uma estética clássica.

Mas vale saber que, embora seu design seja charmoso, pode não ser a melhor opção de esquadria para quem necessita fazer um esforço para suspender parte da estrutura.

Camarão

Ideal para pequenos espaços, a esquadria em modelo camarão pode ser uma solução prática e versátil para aproveitar ao máximo a área disponível nos ambientes.

Elas são compostas por duas ou mais folhas que se dobram sobre si mesmas, deslizando lateralmente, como uma janela sanfonada, permitindo uma abertura ampla, sem ocupar espaço.

Assim, são os modelos ideais para locais como varandas, sacadas e ambientes que necessitam de uma passagem livre, oferecendo um visual charmoso e moderno, favorecendo uma ventilação boa e uma iluminação natural abundante.

Pivotante

As esquadrias em modelos pivotantes são uma escolha elegante e funcional para quem deseja adicionar estilo e praticidade aos ambientes, sendo caracterizadas por girarem em torno de um eixo vertical ou horizontal e permitirem uma abertura suave e controlada.

Sabe aqueles espaços que exigem uma ventilação adequada e uma entrada generosa de luz natural? Pois bem, as pivotantes permitem ajustar a abertura de acordo com as necessidades do ambiente.

Além disso, são frequentemente utilizadas em residências, escritórios e estabelecimentos comerciais que valorizam estilo e funcionalidade.

Veneziana

Procurando por um modelo de esquadria que seja prático e funcional? Que tal considerar a veneziana?

A esquadria veneziana conta com lâminas ajustáveis que permitem controlar a entrada de ar e a quantidade de luz no espaço, então podem ser ideais para locais que devem regular a ventilação, como banheiros, cozinhas e áreas de serviço.

Elas facilitam para quem deseja ajustar a inclinação das lâminas, proporcionando também privacidade quando necessário, com um design versátil e adaptável a diferentes estilos de decoração, seja para residências ou estabelecimentos comerciais.

Fixa

Já os modelos de esquadria fixa podem ser uma opção versátil e esteticamente atraente para quem deseja proporcionar iluminação natural e preservar as vistas panorâmicas nos ambientes.

Elas são projetadas para serem instaladas sem a capacidade de abertura ou fechamento e, por isso, permitem a entrada de luz natural abundante, integrando o visual do exterior aos ambientes internos.

São modelos comuns para projetos que buscam um design minimalista e clean, agregando um toque contemporâneo e sofisticado, bastante utilizados em residências, escritórios e espaços comerciais que valorizam conceitos estéticos e iluminação.

Mais de 20 mil imóveis que você só encontra aqui
Mais de 20 mil imóveis que você só encontra aqui Quero alugar

Materiais de esquadrias

Existem diversos materiais de esquadrias disponíveis no mercado, cada uma com características específicas, e, a seguir, te contamos alguns dos tipos mais comuns:

Vidro

Uma solução moderna e elegante para integrar espaços internos e externos, as esquadrias em vidro permitem uma visão panorâmica e a entrada abundante de luz natural ao ambiente.

São compostas por estruturas de alumínio ou PVC que abrigam painéis de vidro, facilitando isolamento acústico e térmico, além de resistência a condições climatéricas.

Podem ser encontradas em diferentes tipos, como deslizantes, basculantes, pivotantes e fixas, sendo adaptáveis às necessidades específicas de cada projeto arquitetônico, seja em residências, escritórios ou espaços comerciais.

As esquadrias de vidro garantem um toque contemporâneo e valorizam a estética, sem deixar de proporcionar uma harmoniosa conexão com o ambiente externo.

Madeira

Conhecidas pela estética tradicional e seu charme rústico, as esquadrias em madeira oferecem isolamento térmico e acústico, além de serem duráveis e resistentes.

Vale ter em mente que, apesar da graciosidade, necessitam de uma manutenção periódica para preservar sua qualidade e evitar problemas como a deterioração causada pela umidade.

Alumínio

Amplamente utilizadas devido à sua resistência, leveza e durabilidade, as esquadrias de alumínio costumam ser ideais para projetos que contam com locais expostos à umidade, já que não enferrujam ao longo do tempo.

Esse material faz com que encontremos esquadrias com variedade de cores e acabamentos, além de permitir uma personalização de acordo com o estilo arquitetônico do projeto.

PVC

Procurando por uma esquadria de material eficiente, prático, bonito e de baixa manutenção?

As esquadrias de PVC são muito populares e conhecidas por preservar a resistência à corrosão, garantindo isolamento térmico e acústico.

Elas não necessitam de pintura, possuem boa vedação e contribuem para deixar aquele ambiente com um acabamento estético encantador.

Aço

Se resistência, versatilidade e segurança são os principais quesitos para o material da esquadria do seu projeto, pode ser que os modelos em aço atendam suas necessidades.

Elas são boas para projetos comerciais e industriais, onde a durabilidade e a resistência são essenciais, permitindo ainda que o aço componha como um dos elementos para designs arrojados e elegantes.

Material mais adequado para esquadrias?

Bom, o material mais adequado para as esquadrias do seu projeto deve variar de acordo com as suas necessidades e preferências individuais.

Mas alguns materiais costumam ser mais comuns, como:

  • Alumínio: para quem busca durabilidade, resistência e baixa manutenção;
  • PVC (policloreto de vinila): para quem busca por mais opções de acabamento e personalização; e
  • Madeira: para quem busca por materiais com acabamentos clássicos e tradicionais.

Ou seja, além de considerar fatores como clima, localização e estilo, a escolha do material mais adequado vai depender mais das características desejadas, como resistência, isolamento, estética e do orçamento que for mais viável para o seu bolso.

Ideias e inspirações para utilizar esquadrias

Até aqui você ainda não tem ideia de onde usar esquadrias na decoração do seu lar?

Para além da função prática, as esquadrias podem oferecer um valor significativo no aspecto estético dos seus espaços, veja só algumas ideias e inspirações que adicionam charme, elegância e personalidade:

  • Sala de estar: Você pode utilizar esquadrias de vidro para continuar desfrutando de vistas panorâmicas e ainda integrar a área interna com a externa, aproveitando a iluminação natural;
  • Cozinha: É possível optar por esquadrias maxim-ar para garantir uma ventilação eficiente na cozinha, permitindo a entrada de ar fresco enquanto prepara suas refeições, e aproveitando a entrada de luz natural para deixar seu ambiente mais acolhedor;
  • Quarto: Utilizar esquadrias de madeira ou alumínio podem deixar seu quarto com um toque a mais de elegância e charme. Que tal instalar uma janela de correr em alumínio com persiana blackout? Assim, você garante um bom isolamento térmico e acústico, criando um ambiente tranquilo e aconchegante. ;
  • Varanda ou terraço: Que tal transforme sua varanda ou terraço em um espaço agradável e convidativo com esquadrias camarão ou pivotantes? Elas podem permitir a abertura ampla ou parcial para desfrutar a vista, além de proporcionar ventilação e iluminação;
  • Banheiro: As esquadrias de guilhotina ou maxim-ar podem ser perfeitas para o banheiro, permitindo um controle preciso da ventilação e da privacidade. Você pode combiná-las com vidros jateados ou com película para criar um ambiente íntimo;
  • Escritório: Já pensou em aproveitar as esquadrias de vidro para criar uma sensação de amplitude e luminosidade no seu escritório? Elas podem ajudar estimulando a criação de um ambiente produtivo e inspirador.
  • Espaço comercial: Sejam para lojas, restaurantes, lanchonetes, cafeterias e outros modelos de negócios comerciais, quem não gosta de se deparar com uma vitrine convidativa? Esquadrias de vidro criam um visual atrativo, além de garantir a entrada de luz natural para destacar os produtos e criar um ambiente mais agradável.

Dicas de instalação e manutenção

Para te ajudar a evitar eventuais dores de cabeça com instalação e manutenção de esquadrias, listamos alguns dos principais cuidados que merecem uma atenção e podem facilitar sua vida:

  • Profissional qualificado: Contratar um profissional especializado para a instalação adequada das esquadrias é fundamental para garantir o bom desempenho e a durabilidade, então não abra mão se houver dúvida na hora de realizar a instalação correta, seguindo as especificações do fabricante;
  • Nivelamento: Certifique-se de que as esquadrias estão niveladas e alinhadas durante a instalação, porque assim você garantirá o bom funcionamento das aberturas e evitará dificuldades de abrir ou fechar suas esquadrias durante o uso;
  • Vedação: É essencial utilizar materiais de vedação de qualidade para evitar infiltrações de água e ar, portanto verifique regularmente as vedantes existentes e faça a substituição quando necessário, garantindo uma vedação eficiente;
  • Limpeza regular: É bom manter as esquadrias limpas e livres de sujeira acumulada e você pode utilizar produtos adequados para isso! Evite o uso de substâncias abrasivas que possam danificar os acabamentos, mantendo as superfícies limpas regularmente, removendo poeiras e resíduos;
  • Lubrificação: É sempre bom ter atenção com as ferragens das esquadrias, como dobradiças e trilhos. E você pode aplicar um lubrificante adequado para garantir o bom funcionamento, evitando rangidos, dificuldade de aberturas e desgaste das peças.
  • Vidros: O ideal é fazer inspeções periódicas nos vidros das esquadrias para identificar possíveis danos, como trincas ou quebras, e providenciar a substituição dos vidros danificados por profissionais especializados, quando for necessário;
  • Pintura e acabamento: Caso as esquadrias sejam de madeira ou alumínio, não deixe de verificar regularmente como está o estado da pintura ou do acabamento. Manter as esquadrias com eventuais reparos ou repinturas ajuda a proteger o material contra os efeitos do tempo e da umidade;
  • Manutenção preventiva: Além dos cuidados que mencionamos aqui, pode ser válido realizar manutenções preventivas periódicas para saber como estão as esquadrias durante seus usos, como fechos, trincos, borrachas de vedação, entre outros componentes.

Ao seguir esses e outros eventuais cuidados, você poderá garantir o bom funcionamento e a durabilidade das esquadrias da sua casa, sem deixar de aproveitar os benefícios que elas proporcionam aos seus ambientes.

Encontre o imóvel ideal para instalar suas esquadrias

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os diversos tipos de esquadrias que existem disponíveis no mercado? Então, que tal encontrar um imóvel como o dos seus sonhos para contar com ventilação ajustável e iluminação natural em casa?

Você pode contar com o QuintoAndar para te ajudar na missão de encontrar um novo lar de forma prática e personalizada! Basta usar os mais de 70 filtros de busca disponíveis para refinar a sua pesquisa e deixá-la mais precisa. Depois, é só dar uma olhada nas fotos feitas por profissionais, além do tour virtual, para decidir quais propriedades deve visitar!



© 2024 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.

Carregando comentários...


Leia também