Para muitos, comprar uma casa com jardim é um sonho realizado, pois proporciona um refúgio tranquilo em meio à natureza, um espaço seguro para os pets correrem livres e um ambiente perfeito para reunir a família e os amigos em momentos especiais.
E se você quer montar um jardim florido e, ao mesmo tempo, com personalidade, selecionamos 8 espécies de flores para jardim para você conhecer e cultivar em casa.
- Girassol
- Lavanda
- Begônia
- Rabo-de-gato
- Gardênia
- Azaleia
- Madressilva
- Alamanda
- Flores para o seu jardim dos sonhos
Você pode cultivá-las em canteiros ou trepadeiras, sol pleno ou meia-sombra, basta escolher as espécies que mais combinam com você. Mas uma coisa é certa: suas cores e perfumes vão dar um toque especial ao quintal!
Navegue pelo conteúdo:
Leia também: 7 flores para dentro de casas para cultivar e decorar seu lar
1. Girassol
Quem não gosta de Girassol, não é mesmo? Ela se destaca de longe pela cor e pelo formato e é facilmente reconhecida pelas suas pétalas amarelas. Muitos acreditam que o Girassol significa felicidade e sua cor pode simbolizar calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, refletindo a energia positiva que emana do sol.
Sobre os cuidados com a flor, como o próprio nome já indica, ela gosta de luz solar. Apesar da sua aparência delicada, o Girassol é considerado uma espécie resistente às secas e não precisa de regas constantes: uma vez por semana costuma ser o suficiente para deixar sua planta cheia de energia.
Leia também: Aprenda como cuidar de girassol
2. Lavanda
Famosa pelo seu aroma inconfundível, a Lavanda é uma planta bastante usada para fins cosméticos e medicinais, por conta de suas propriedades relaxantes e calmantes. Ela possui pétalas azuis ou roxas e fica ainda mais bonita quando plantada em pequenas cercas-vivas, jardineiras ou arbustos isolados.
E para garantir que você escolha essa espécie para o seu jardim, saiba que é uma planta de fácil cultivo: gosta de sol, solo calcário e terra bem drenada. A rega deve ser feita a cada dois dias ou até uma vez por semana em períodos com muita umidade no ar.
3. Begônia
Se você busca versatilidade, a Begônia é a flor ideal para decorar o seu jardim, pois você encontra uma grande variedade de espécies e cores. Além disso, ela pode ser cultivada tanto em jardins, em canteiros e parapeitos, como dentro de casa, em vasos ou jardineiras.
Os cuidados são simples: para garantir que floresça durante todo o ano, tente manter o solo sempre úmido, mas nunca encharcado. E quando for regar, evite molhar as folhas, já que isso poderá causar fungos.
4. Rabo-de-gato
Como o próprio nome já sugere, essa flor lembra bastante um rabo de gato. Ela possui flores avermelhadas com uma haste que parece pelúcia e florescem, praticamente, o ano todo, especialmente na primavera e no verão.
Além disso, por não demandar muitos cuidados e manutenção, a Rabo-de-gato se torna a escolha perfeita para iniciantes em jardinagem. No entanto, vale um alerta: essa espécie não tem resistência contra geadas e temperaturas muito baixas e o solo deve ser fértil e adubado para garantir que as flores apareçam.
5. Gardênia
Conhecida pelo seu perfume forte e doce e coloração branca, as Gardênias florescem entre a metade da primavera e o começo do verão. As flores variam entre simples ou dobradas e também de tamanho, além disso, possui propriedades medicinais e é bastante usada em temperos culinários.
Outra curiosidade é que da polpa amarela de seus frutos, são extraídos corantes para o artesanato e a indústria.
A espécie é um pouco mais complicada de cultivar do que as opções anteriores: por ser muito delicada, é necessário deixá-la em ambientes iluminados, mas nunca em luz solar direta, já que suas folhas podem queimar. Já a rega deve ser feita constantemente, mas sem encharcá-la, já que pode gerar fungos.
6. Azaleia
A Azaleia é uma das flores para jardim que caiu no gosto popular e já se faz presente em muitos lares. Por ser facilmente plantada em vasos, nossa recomendação é utilizá-la em jardins verticais. Além disso, suas flores se adaptam facilmente aos diversos tipos de ambiente, sejam internos ou externos.
Para que a sua azaleia dê flores todos os anos, faça uma poda de limpeza após as floradas e, nessa mesma época, faça a adubação com composto bem curtido. Quanto a rega, você pode fazer um pouco a cada dia.
Leia também:Como fazer um jardim vertical em 4 passos
7. Madressilva
Mais uma opção de trepadeira, a Madressilva pode chegar a até 9 metros de altura e é considerada uma espécie ornamental. Suas flores costumam florescer brancas e envelhecem amarelas.
Essa espécie prefere climas amenos e frios e deve ser cultivada sob sol pleno. Já o seu plantio pode ser feito tanto em vasos quanto diretamente no chão, desde que haja uma escora para seu desenvolvimento, como uma parede ou pergolado, e as regas devem ser regulares – mas, claro, sem deixar o solo encharcado.
Leia também:Aprenda como fazer um pergolado em madeira para a sua casa
8. Alamanda
Apesar de florescer mais na primavera e no verão por conta do sol e do calor, as Alamandas são flores que adoram o sol e florescem durante todo o ano. Elas se formam, principalmente, na cor amarela, mas também podem ser encontradas nas cores roxa e rosa.
Por se tratar de uma trepadeira, ela pode ser cultivada em cercas e muros e necessita de podas regulares. No quesito rega, o ideal é fazer regularmente, mas sem deixar o solo encharcado. Em climas mais amenos e frios, basta regar quando não houver chuvas.
Flores para o seu jardim dos sonhos
Agora que você já conheceu 8 indicações de flores para jardim, já é possível escolher quais espécies são as suas preferidas e colocar a mão na massa para deixar o seu espaço com mais vida e colorido. E se você está à procura de um novo local para morar, conte com o QuintoAndar.
Aproveite para utilizar os mais de 70 filtros de pesquisa para refinar a sua procura pelo lar dos sonhos. As fotos dos imóveis são tiradas por fotógrafos profissionais e você consegue ver todos os detalhes do espaço por meio do tour virtual – inclusive achar o cantinho que será o seu novo jardim.
Carregando comentários...