Se você quer deixar a sua casa mais agradável, aconchegante e integrada à natureza, fazer um jardim no quintal pode ser o toque que faltava. Não importa se você tem um espaço grande ou pequeno, basta aproveitá-lo da melhor forma e pensar em elementos-chave para compor a área com plantas ideais, vasos com personalidade, móveis, pedras e outros itens decorativos.
Para te ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas de como fazer um jardim no quintal e qual o tipo adequado para o espaço que você tem disponível. Quer ficar por dentro de tudo? Então, separe seu bloco de notas e continue a leitura. Vamos lá?
Navegue pelo conteúdo:
- Vantagens de ter um jardim no quintal
- Tipos de jardim para fazer no seu quintal
- Como fazer um jardim no quintal
- Monte o seu jardim no quintal em um novo lar
Leia também: 12 ideias de paisagismo para jardim
Vantagens de ter um jardim no quintal
Ter um jardim no quintal pode trazer inúmeros benefícios para os moradores, além de agregar ainda mais à decoração da casa. Além disso, estar em maior contato com a natureza pode te proporcionar mais momentos de relaxamento e também ajudar a amenizar as alergias , já que as plantas têm um efeito de purificar o ambiente.
Outra vantagem é que ao dedicar um tempo do seu dia para cuidar do jardim, você pode adquirir um novo hobby, aliviar o estresse do dia a dia e, claro, aumentar a sua conexão com a natureza.
Tipos de jardim para fazer no seu quintal
Nem sempre o tipo de jardim que vemos nas revistas conseguimos fazer em nossa casa. Isso porque vai depender de alguns fatores como espaço, orçamento e o tempo que você tem disponível para cuidar das plantas. Por isso, veja os principais tipos de jardim e entenda aquele que mais atenda às suas necessidades.
Jardim vertical
O jardim vertical é um dos favoritos para utilizar no quintal, mas também pode ser uma excelente alternativa para quem não tem muito espaço ou mora em apartamento. Além da estética, esse tipo de jardim melhora a qualidade do ar e ainda pode proporcionar mais conforto sonoro – já que funciona como uma barreira contra ruídos de baixa frequência.
Normalmente eles são montados em uma parede ou pilar. O serviço deve ser feito por profissionais e você pode escolher uma composição entre plantas pendentes, semi-pendentes como Jibóia, Barba-de-serpente, Colar-de-pérolas entre outras.
Leia também: Como fazer um jardim vertical em 4 passos
Jardim no gramado
O jardim no gramado nada mais é que criar o seu espaço com plantas e flores no gramado do seu quintal. Se você tem bastante espaço, esse tipo de jardim pode ser ideal para trazer mais estilo e personalidade para o seu quintal.
Jardim de inverno
O jardim de inverno pode ser uma alternativa para deixar sua casa mais aconchegante e com um toque especial de natureza. Por mais que seja mais comum encontrar esse tipo de jardim em áreas internas, ele também pode ser feito do lado de fora. Além disso, a maioria costuma ser coberta por vidro ou feita em um pergolado de madeira.
O mais importante é que o seu quintal – ou no local que escolher – possibilite a entrada de luz solar e favoreça a circulação de ar. Você pode investir em plantas e flores para jardim como Orquídea, Bromélia, Espada de São Jorge, Lírio da Paz, Samambaia entre outras.
Leia também: 7 dicas de como cuidar de orquídeas para cultivar a planta em casa
Horta
Você pode dividir o seu quintal e montar em um espaço para o jardim e também reservar uma área para fazer uma horta em casa. Já se você mora em apartamento, a varanda pode ser uma ótima alternativa.
Além de decorar o ambiente, ter um local para plantar as sementes e acompanhar todo processo de crescimento das mudas te coloca em contato direto com a natureza e pode até se tornar um hobby, não é mesmo? E, depois que a suas plantas cresceram, pode aproveitar e colher as delícias da sua horta.
Leia também: Horta em apartamento: principais plantas e ideias de espaço para cultivar
Como fazer um jardim no quintal
Agora que você já conhece os principais tipos de jardim, chegou a hora de aprender a montar o seu. Confira nossas dicas:
Defina o espaço e tipo de jardim
Para começar, escolha em qual lugar vai montar o seu jardim no quintal. Entenda qual é a área total disponível e o quanto você quer se dedicar para criar um cantinho mais arborizado.
Além disso, como você já conhece os principais tipos de jardim, é nesse momento que você também deve definir qual estilo vai seguir para poder passar para o próximo passo.
Escolha plantas adequadas
Depois de definir o local, escolha as plantas para jardim. Se o espaço for grande, você pode ousar mais e apostar em diferentes tamanhos e espécies. Por outro lado, se for pequeno ou tiver pouca incidência de raios solares, é melhor escolher aquelas mais resistentes.
Na hora de escolher as plantas, é importante atentar a alguns fatores como: umidade, iluminação e quanto tempo você teria para a manutenção e cuidados periódicos. Se você vai ter tempo, os arbustos e as espécies ornamentais podem ser ótimas escolhas – as Calêndulas e as flores coloridas ajudam a compor e dar vida ao ambiente. No entanto, se tiver pouco tempo disponível, vale a pena escolher espécies mais resistentes como Suculentas, Bromélias e Antúrios.
Leia também: 8 flores para jardim que você pode cultivar em casa
Faça uma composição de móveis e vasos
Para ter um jardim no quintal que alie beleza e funcionalidade é imprescindível criar uma boa composição. Por isso, pense bem na hora de escolher as espécies de plantas e também nas peças de decoração.
Você pode usar móveis antigos para criar um ambiente mais rústico, mas lembre-se: se for em um ambiente externo, prefira móveis resistentes à umidade, ao sol e à chuva. Para a área cimentada, os vasos e cachepots serão os seus melhores amigos, pois são peças-chave no jardim. Invista em modelos adequados para cada espécie de planta e espalhe pelo quintal.
Aposte em enfeites
Os enfeites de jardim deixam o espaço mais bonito, além de valorizarem as plantas e a decoração que compõem o espaço. Você pode apostar em itens com detalhes em madeira e cimento, fontes de água, estátuas, floreiras e jardineiras, além de bancos e balanços.
Use pedras
Os espaços vazios do seu jardim no quintal podem ser complementados com pedras para levar mais charme e elegância. Além disso, essa também é uma forma de criar um caminho de acesso sem ser necessário pisar na grama – ou também, para quem não tem muito tempo para cuidar e regar o gramado.
Invista em iluminação
Nesse tipo de projeto, a iluminação faz toda a diferença, principalmente à noite. Além de proporcionar um charme único, vai valorizar ainda mais o paisagismo. Invista em spots no chão, luminárias pendentes ou, até mesmo, lâmpadas de led bem posicionadas para dar maior destaque ao espaço – escolha o tipo de iluminação que mais combina com o jardim escolhido.
Monte o seu jardim no quintal em um novo lar
Depois de aprender como fazer um jardim no quintal, coloque nossas dicas em prática e leve um pouco de verde para sua rotina.
E se você estiver procurando um novo cantinho para chamar de seu, não deixe de escolher um que comporte esse projeto. No QuintoAndar, você aproveita mais de 70 filtros de busca para te ajudar e achar os imóveis com quintal do jeito que você sempre sonhou. Tudo isso de uma forma muito simples e rápida.
Carregando comentários...