O que é um jardim terapêutico e como fazer um em casa

O jardim terapêutico pode proporcionar benefícios psicológicos, sociais, físicos, emocionais e espirituais. Aprenda como fazer um em seu novo lar!

Por Redação - 02/01/2023 às 23:44
Atualizado: 25/09/2024 às 13:27
Mãos com luvas amarelas de borracha segurando um vaso de planta com muda de hortelã.

É cada vez mais comum criar ambientes em casa que tragam, de fato, algum benefício ao bem-estar dos moradores, bem como ter objetos que atraem energia positiva. O conceito de jardim terapêutico vem crescendo bastante e se caracteriza por ser um espaço que, por meio da vegetação e outros elementos naturais, possa proporcionar diversos benefícios à saúde física e mental. 

Quer aprender a como ter esse tipo de jardim no seu lar? Selecionamos algumas dicas de como fazer esse espaço e também quais as principais espécies você pode plantar. Então, separe papel e caneta para anotar nossas ideias. Vamos lá? 

Navegue pelo conteúdo: 

Leia também: Jardim no quintal: aprenda como fazer o seu

O que é um jardim terapêutico 

Também conhecidos como Healing Gardens, os jardins terapêuticos surgiram na Europa e nos Estados Unidos como um espaço feito com a ajuda de elementos da natureza dentro de casa ou ao ar livre com um potencial de relaxamento, tratamento de ansiedade ou algum tipo de reabilitação. É um refúgio para escapar das preocupações do dia a dia e nos desconectarmos do mundo para nos conectarmos com aquilo que realmente precisamos. 

Eles são, em sua maioria, instalados em hospitais, clínicas e espaços urbanos (muitos deles privados). Mas você também pode planejar um jardim com essas características em sua casa. Afinal, você já deve ter percebido que quanto mais convivemos em contato com a natureza, mais saudáveis, relaxados e felizes ficamos, não é mesmo? Pois bem, o ponto-chave para atingir essas sensações é aguçar os sentidos como a visão, o olfato, o tato, o paladar e a audição.

Como ter um jardim terapêutico em casa 

O primeiro passo para ter um jardim terapêutico, é saber que ele deve ser convidativo para que realmente faça com que as pessoas se sintam bem ao vê-lo ou mexerem nele. Para isso, é importante que você leve em consideração as particularidades do espaço em que fará o jardim, a rotina de quem vai usufruí-lo, bem como suas necessidades e comportamentos. Tudo isso para que seja possível encontrar elementos que realmente deem significado ao jardim. 

Se você gosta de cozinhar, uma opção é montar uma horta terapêutica, pois ficar em contato com as hortaliças pode acalmar e promover o bem-estar. Além disso, os temperos naturais auxiliam na diminuição do consumo de alimentos industrializados que são prejudiciais à saúde e, claro, também se tornam um hábito mais econômico a longo prazo.

Outra característica do jardim terapêutico é explorar a memória afetiva. Dessa forma, pode ajudar pessoas com Alzheimer a trazer e manter a lembrança viva e amenizar as consequências da doença. A rotina de mexer na terra também é antidepressiva, tendo em vista que essas atividades são capazes de aumentar a produção de serotonina, o chamado hormônio da felicidade. Sendo assim, cuidar de um jardim também é ansiolítico, ou seja, minimiza o estresse.

Se você não tem muito espaço, não fique preocupado com isso. O tamanho do seu espaço não é nenhum empecilho para ter um ambiente terapêutico. Até a sua varanda pode ser transformada em um belo jardim, já que a simples interação com a natureza pode ser terapêutica, além de aprimorar a condição física, como o fortalecimento de músculos, ossos e imunidade, assim como melhorar a coordenação motora – já que etapas como poda e colheita exigem movimentos finos e precisos.

Plantas para colocar no jardim terapêutico 

Agora que você já sabe o que é e os motivos para ter um jardim terapêutico residencial, listamos algumas espécies que você pode plantar unindo beleza e ativos relaxantes, calmantes e que vão proporcionar uma sensação de bem-estar ainda maior. Confira: 

  • Camomila
  • Hortelã 
  • Babosa 
  • Alfazema 
  • Carqueja 
  • Erva-Cidreira 
  • Alcaçuz 
  • Dente-de-Leão 
  • Calêndula 
  • Eucalipto 
  • Guaco
  • Lavanda 
  • Erva cidreira

Monte um jardim terapêutico em seu novo lar

Seja usufruindo de momentos nesses espaços ou cultivando e cuidando deles, o contato com jardins terapêuticos pode trazer diversos benefícios para o seu dia a dia e sua saúde. Esperamos que com as nossas dicas seja ainda mais fácil montar o seu e, caso você não tenha espaço na sua atual residência, saiba que pode contar com o QuintoAndar

Encontre o imóvel ideal sabendo quanto vai gastar desde o início
Encontre o imóvel ideal sabendo quanto vai gastar desde o início Compre o seu

Em nosso site ou app você encontra diversas opções de casas e apartamentos com belos jardins para recriar o seu terapêutico. Além disso, consegue fazer um tour virtual e conferir fotos profissionais antes de agendar a sua visita. Tudo de uma forma prática e livre de burocracia. 



© 2024 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.

Carregando comentários...


Leia também