Para que a sua casa esteja sempre em ordem, segura e bem cuidada é fundamental que você faça uma manutenção residencial. Isso porque, muitas coisas externas podem impactar no imóvel como clima, tempo e, claro, os pequenos cuidados (ou desleixos) do dia a dia.
A manutenção residencial existe, exatamente, para que você faça reparos preventivos e consiga garantir que tudo vai continuar funcionando com conforto e segurança na sua casa. Algumas coisas você mesmo pode fazer, já outras, precisam da ajuda de profissionais especializados. Mas, para você compreender melhor a importância desse procedimento, listamos as principais dicas para você manter seu lar sempre em ordem.
Navegue pelo conteúdo:
- O que são manutenções residenciais
- Motivos para fazer manutenções residenciais
- Checklist de manutenção residencial
- Mantenha seu lar sempre limpo e seguro
O que são manutenções residenciais
A manutenção residencial é toda atividade preventiva que você faz tanto na parte interna como externa da sua casa com o objetivo de evitar acidentes, estragos e problemas estruturais.
Vale salientar que além da manutenção preventiva que vamos falar melhor ao longo deste artigo, também existe a manutenção corretiva. Porém, a diferença que é ela é realizada quando já há algum problema no imóvel, seja nas paredes, pisos, telhados etc. Normalmente, esse tipo de manutenção é um recurso de emergência como é o caso de uma infiltração, vazamento ou defeito na rede elétrica.
De forma geral, é que a manutenção preventiva evita que acidentes e problemas apareçam e, dessa forma, você consegue garantir a conservação do imóvel sem surpresas indesejadas.
Já a corretiva, você precisa tomar uma medida de urgência, ou seja, sem planejamento. E, com isso, pode ter gastos maiores e, por vezes, se o caso estiver muito avançado não consegue reverter a situação por completo.
Motivos para fazer manutenções residenciais
- Segurança: com certeza este é o principal motivo para realizar as manutenções em dia. Já que com o tempo, é comum que alguns itens do imóvel e até mesmo a estruturas sofram alterações. Por isso, você você não fazer as medidas preventivas, podem comprometer a segurança da casa e causar riscos a saúde dos moradores.
- Saúde e conforto: alguns problemas como vazamentos e infiltrações podem causar mofo e umidade na residência. Por isso, é necessário checar com frequências as condições do imóvel, principalmente quem já tem alguma doença respiratória ou alergias.
- Economia: quando você realiza manutenções periódicas é preciso prever, com antecedência, possíveis problemas. E, com isso, se planejar com os consertos necessários, evitando gastas dinheiro com medidas emergências ou que não aconteceriam caso tivesse tomado ações preventivas.
- Durabilidade: quanto mais você mantém em ordem o seu imóvel, consegue aumentar sua durabilidade ou a vida útil de alguns móveis, eletrodomésticos, estrutura etc.
- Valorização do imóvel: quanto mais bem cuidada a casa estiver, maior será a probabilidade de vender por um valor mais interessante.
Checklist de manutenção residencial
Agora que você já sabe o que é manutenção residencial e porque deve fazê-la, vamos ao checklist de tarefas para você manter sua casa sempre em ordem:
Limpeza
- Mantenha um cronograma de limpeza diário, semanal e mensal para identificar com mais agilidade possíveis reparos a serem feitos.
- Cuidados que devem ter na sua lista: recolher o lixo, limpar vidros, varrer a casa e aspirar os tapetes.
- Limpar frequentemente os armários da cozinha e o guarda-roupa também é importante para evitar ácaros, traças e mofo.
Leia também: Como acabar com as traças: truques para fazer em casa
Rede elétrica
- Antes de tudo, é importante que você peça auxílio de um profissional para revisar se todo cabeamento está correto, além de identificar possíveis problemas mais complexos.
- A cada seis meses (ou um ano) chame esse profissional para testar as tomadas, os interruptores e disjuntores.
Rede Hidráulica
- Cheque todo mês a sua conta d’água a fim de entender se há algum consumo fora do normal. Isso pode ser um alerta de vazamento.
- Outra dica para verificar se há vazamentos, é fechar o registro externo de água e observar o relógio, se ele continuar a girar provavelmente há vazamentos.
- Limpe a calha periodicamente, retire folhas e sujeiras para evitar problemas de infiltrações e umidade excessiva.
Caixa d’água
- Esvazie e limpe a sua caixa d’água, no mínimo, a cada seis meses para garantir mais qualidade à água que chega até o imóvel.
- Verifique se existem rachaduras, trincas ou aberturas na tampa que possam facilitar a proliferação de mosquitos.
Paredes
- Fique de olho se há acúmulo de umidade, mofo e, até mesmo, fissuras ou rachaduras.
- Verifique os revestimentos se há algum quebrado ou solto.
- Renove a pintura, se possível, uma vez ao ano.
Leia também: Como limpar parede: dicas e passo a passo
Dedetização
- Contrate uma empresa especializada para fazer uma dedetização, pelo menos, uma vez ao ano. Afinal, insetos e pequenos roedores, como cupins, baratas, traças e ratos, podem danificar o imóvel, além de comprometer a saúde dos moradores.
Portas e Janelas
- Avalie se as travas e fechaduras estão funcionando corretamente.
- Verifique os vidros, pois não podem estar trincados ou quebrados, assim como eles devem estar bem fixos nas esquadrias.
- Se as portas e janelas são de madeira, confira se há cupins e outros insetos para fazer uma dedetização.
Mantenha seu lar sempre limpo e seguro
Esperamos que o nosso checklist te ajude a manter a sua casa mais limpa, organizada e segura para a sua família. Se você quer descobrir mais dicas para cuidar do lar e deixá-lo sempre limpo e organizado, continue navegando pelo MeuLugar.
Agora, se você está pensando em encontrar um novo cantinho para chamar de seu, saiba que o QuintoAndar pode te ajudar. Com mais de 70 filtros de busca, que vão te ajudar a encontrar um imóvel do jeito que você sempre imaginou. Tudo isso de forma simples, rápida e livre de burocracia. Aproveite!
Carregando comentários...