Uma das principais dúvidas de quem está reformando ou construindo uma casa, é sobre revestimentos e também qual o melhor material para usar nas bancadas da cozinha, do banheiro ou, até mesmo, como painel de TV.
As opções mais populares no mercado são mármore e granito, mas apesar das duas pedras serem naturais, cada uma tem as suas características próprias. Entre as principais diferenças estão: preço, resistência, durabilidade e, claro, a estética.
Pensando em te ajudar a escolher a alternativa ideal para o seu lar, reunimos os principais atributos e qualidades de cada uma para que você tome a melhor decisão. Então, separe seu bloco de notas e continue a leitura. Vamos lá?
Navegue pelo conteúdo:
- Qual a diferença entre mármore e granito
- Mármore
- Tipos de Mármore
- Granito
- Tipos de Granito
- Como limpar mármore e granito
- Escolha a pedra ideal para o seu novo lar
Qual a diferença entre mármore e granito
Antes de escolher e comprar a pedra para os cômodos da sua casa, é importante entender as diferenças físicas e naturais que existem entre o granito e o mármore. Além da diferença de fabricação, há também divergências de resistência, preço, limpeza e manutenção. Entenda, a seguir, um pouco mais sobre cada uma dessas rochas:
Lea também: Revestimento para banheiro: os principais tipos e 14 boas ideias
Mármore
De forma geral, o mármore é um tipo de rocha metamórfica, ou seja, uma pedra que se transforma a partir de uma rocha pré-existente feita de calcário e dolomita. Ela é o resultado da exposição do calcário a altas temperaturas e com baixa pressão.
Por conta da sua composição mineral, o mármore é uma pedra mais porosa e, assim, se torna mais vulnerável a manchas e corrosão. Por isso, se você não tiver muita atenção e cuidado na hora de utilizá-lo, ele sofrerá danos causados por tarefas comuns na cozinha, como corte de alimentos e o contato com pratos e panelas quentes.
Com isso, levando em consideração essas características, o mármore é mais adequado para áreas internas e, de preferência, que não tenha o uso frequente por muitas pessoas. Por ser uma pedra elegante e sofisticada, você pode investir usá-lo em pias de banheiro, revestimento de paredes, escadas, bordas de lareira etc.
Em relação ao preço, por ter uma fabricação diferenciada e uma produção menor, esta pedra requer um investimento maior que o granito.
Tipos de Mármore
Veja quais são os tipos de mármore mais comuns:
- Branco Piguês;
- Bege Bahia;
- Carrara;
- Crema Marfil;
- Marrom Imperador;
- Verde Alpi;
- Nero Marquina;
- Traventno;
- Paraná;
- Espírito Santo;
- Cinza Arabesco;
- Breccia.
Granito
O granito também é uma rocha natural magmática que vem do resfriamento do magma (lava vulcânica) derretido. Ele é formado por três minerais:
Mica: responsável pelo aspecto brilhoso do granito;
Feldspato: responsável pelas tonalidades da pedra;
Quartzo: mineral que forma grãos acinzentados no granito semelhantes a cristais.
Um dos maiores pontos positivos do granito é a sua alta resistência e durabilidade. Ele não só aguenta temperaturas elevadas – pode colocar panelas quentes nele à vontade – como também, você pode cortar alimentos diretamente na sua superfície.
Diferente do mármore, por ter baixa porosidade, o granito não mancha e absorve pouca água. Por isso, essa pedra pode ser usada tanto em áreas internas quanto externas, desde a cozinha até a lavanderia, sendo uma opção bem versátil.
Tipos de Granito
Veja quais são os tipos de granito mais comuns:
- Preto São Gabriel;
- Verde Ubatuba;
- Cinza Andorinha;
- Amarelo Santa Cecília;
- Vermelho Bragança;
- Vermelho Itaipu;
- Bege Dunas;
- Branco Itaúnas.
Em relação ao mármore, o preço do granito é inferior e oferece um melhor custo-benefício. Geralmente, os granitos com tonalidade cinza são os mais baratos, já que são encontrados e fabricados mais facilmente do que os pretos e os brancos.
Leia também: Dicas de como usar azulejo português na decoração
Como limpar mármore e granito
Em relação à limpeza e manutenção, tanto o mármore quanto o granito requerem atenção. O básico não vai ter erro: aposte em um pano úmido com detergente neutro que já é suficiente para limpar a superfície dessas pedras. Porém, o recomendado é fazer a impermeabilização do mármore pelo menos uma vez por ano e do granito, uma vez a cada dois anos.
Escolha a pedra ideal para o seu novo lar
Agora que você já sabe quais são as diferenças entre mármore e granito, esperamos que você encontre a pedra ideal para o seu lar. Se você está pensando em se mudar para uma casa ou apartamento que já tenha a bancada da cozinha ou a do banheiro com o tipo de revestimento que você procura, saiba que o QuintoAndar pode te ajudar.
Em nosso site ou app, você consegue ver fotos tiradas por profissionais, fazer um tour virtual e ainda agendar uma visita em poucos cliques. Tudo isso facilita a busca pelo imóvel com a pedra que você sempre sonhou. Além disso, você tem mais de 70 filtros de pesquisa disponíveis para escolher a sua casa.
Carregando comentários...