Quer dar uma cara nova aos móveis antigos da sua casa e dar aquele up na decoração? Então, a técnica de pátina pode ser uma ótima alternativa. A forma mais comum é vermos esse tipo de pintura em peças de madeira, mas também pode ser aplicada em itens de ferro ou cerâmica.
E, o mais legal dessa restauração, é que cada pátina é única – já que cada pessoa pode pintar de um jeito diferente. Gostou da ideia e quer colocar em prática? Então, confira neste artigo, algumas dicas de como fazer pátina e transformar seus móveis. Vamos lá?
Navegue pelo conteúdo:
- O que é pátina?
- Passo a passo de como fazer pátina
- 1. Escolha o móvel
- 2. Separe os materiais
- 3. Lixe o móvel
- 4. Aplique a base niveladora
- 5. Faça as camadas de tinta
- 6. Comece a dar o efeito de pátina
- 7. Finalize com a selagem do móvel com cera
- Renove seus móveis com a técnica pátina
O que é pátina?
Basicamente, a pátina é uma técnica de pinturana qual são aplicadas algumas camadas de tinta sobre um móvel que depois é lixado, dando naturalmente ao item um aspecto visual envelhecido e desgastado – isso se dá por conta da exposição aos elementos químicos e ao clima.
Essa técnica é bastante usada para restaurar móveis antigos e trazer um charme mais vintage para o ambiente. Mas, saiba que existe mais de um tipo de pátina para transformar seus móveis, confira alguns deles:
- Pátina tradicional: misturam-se de tons de turquesa e laranja, deixando o móvel com uma tonalidade mais escura;
- Pátina provençal: visual mais romântico e delicado, feito na cor branca;
- Pátina lavada ou satiné: é feito sobre madeira clara e com diferentes tons de tinta para dar um leve efeito colorido.
Passo a passo de como fazer pátina
Agora que você já conhece alguns dos principais tipos de pátina, confira o passo a passo como colocar em prática essa técnica.
1. Escolha o móvel
Se você gosta de um estilo de decoração mais retrô, a pátina pode ser uma ótima alternativa para transformar seu móvel. Você pode escolher móveis como as cômodas de estilo colonial, mesas de cabeceira, cristaleiras e muito mais. A dica aqui é tentar explorar móveis que já possuem um design mais antigoe, assim, o efeito vai combinar com a peça.
2. Separe os materiais
Para fazer o trabalho, você vai precisar de alguns materiais:
- Rolo pequeno de pintura;
- Pincel e trincha para passar a tinta;
- Lixas;
- Palha de aço;
- Estopa ou um pano limpo;
- Base niveladora;
- Tinta com as cores que deseja pintar o móvel;
- Cera escura ou incolor para dar o acabamento.
3. Lixe o móvel
Para que a pintura fique com a técnica de pátina, é necessário que você lixe a peça para tirar todo o verniz e outros tipos de produtos que possam ter no móvel. Lixe cada cantinho e não esqueça das frestas e dobras. Esse processo serve também para deixar a madeira bem lisinha para receber a nova pintura.
Limpe bem e faça o processo novamente com uma lixa mais fina. A dica aqui, é lixar sempre no mesmo sentido para que o resultado seja ainda melhor. Depois, limpe bem a peça com um pano úmido e remova todo o pó.
4. Aplique a base niveladora
Antes de iniciar a aplicação da tinta no móvel, você precisa preparar a superfície utilizando um fundo nivelador. Com um rolinho ou uma trincha, aplique a base niveladora à base de água. Essa etapa é muito importante, pois se não for feita corretamente a tinta pode descascar futuramente.
Depois de seco, use uma palha de aço para lixar novamente – ela vai ajudar a retirar qualquer marca de pincel, deixando a superfície ainda mais lisa para receber a tinta. Para finalizar essa etapa, limpe bem com um pano úmido.
5. Faça as camadas de tinta
Depois da aplicação da base niveladora, é hora de começar a pintura. Com o pincel largo, pinte todo o móvel com uma tinta mais clara – normalmente a cor branca é utilizada para a técnica de pátina tradicional. Deixe secar por até dois dias ou até sentir que o móvel está seco. Depois desse período, com um pincel mais estreito, pinte com a tinta mais escura os relevos e os pontos onde quer dar o destaque do “desgastado” tradicional da pátina. E, novamente, espere secar bem.
Para esse tipo de pintura, recomendamos a utilização de uma tinta esmalte à base de água, pois, não tem cheiro forte e a secagem é rápida. Se você gosta de um efeito mais brilhoso, você pode optar pelo esmalte acetinado, por exemplo. Para a pintura, nossa dica é fazer movimentos de vai e vem e evitar pincelar muitas vezes no mesmo local, já que o pincel começa a tirar a tinta fresca que já foi aplicada.
6. Comece a dar o efeito de pátina
É nesse momento que começamos a fazer o efeito da pátina no móvel. Depois que a tinta secar bem, lixe mais uma vez com a palha de aço e vá retirando, aos poucos, as camadas de tinta.
Use menos força onde deseja que o branco permaneça e mais força onde deseja que a madeira fique mais aparente – é isso que dará o efeito de desgaste e de envelhecido para o seu objeto.
Depois de finalizado, você vai ver nuances de cores da madeira até a cor mais clara e o efeito antigo da pátina ficará bem mais aparente dando o charme que a gente está buscando para o móvel.
7. Finalize a selagem do móvel com cera
Por fim, você pode usar uma cera para madeira em pasta ou um outro tipo de selante para proteger o acabamento do seu móvel. Aplique o produto em toda a superfície com um pano limpo fazendo círculos para um resultado mais satisfatório. Para manter o brilho da peça, é interessante que essa cera seja reaplicada periodicamente para o efeito durar por mais tempo.
Renove seus móveis com a técnica pátina
E aí, gostou das nossas dicas e inspirações de como renovar seus móveis com pátina? Agora que você aprendeu, já pode colocar a mão na massa. E caso você esteja pensando em se mudar, para decorar um novo espaço do seu jeitinho, conte com o QuintoAndar.
Você pode utilizar mais de 70 filtros de pesquisa para refinar e personalizar a sua procura pelo lar dos sonhos. As fotos dos imóveis são tiradas por fotógrafos profissionais e você consegue ver todos os detalhes do espaço por meio do tour virtual, antes mesmo de agendar uma visita – que pode ser feita em poucos cliques.
Assim, já é possível começar a pensar como vai ser a decoração dos espaços e, inclusive, imaginar os ambientes que você vai decorar com seus móveis renovados.
Carregando comentários...