Uma piscina privativa forma uma combinação perfeita com o verão, concorda? E esse símbolo da estação mais quente do ano ficou ainda mais em alta depois que um meme começou a bombar na internet. O jogador de futebol Egídio, do Cruzeiro, estava de férias com a esposa nas Bahamas e fez um vídeo na praia, pro seu perfil no Instagram, em que dizia: “que delícia de mar, hein? Piscininha, amor, piscininha! Ótimo para a gente namorar e beijar muito!”. Desde então, o bordão involuntário tomou as redes sociais de assalto. A gravação ganhou uma paródia e se espalhou pelo Brasil. O sucesso foi tanto que virou até música.
Mas e a sua piscininha, amor? Está pronta pro verão? Se você mora em casa, ou num apê de cobertura, e tem o privilégio de contar com uma piscina privativa, com certeza sabe o prazer que dá um mergulho no final de semana. Ou mesmo após chegar do trabalho. Mas é preciso cuidar bem da água e da manutenção. Por isso, o Meu Lugar reuniu algumas dicas de ouro!
Instale uma ducha
Poeira, suor, poluição, protetor solar, maquiagem e cremes hidratantes são alguns resíduos que ficam depositados na sua pele ou no seu cabelo. Se você entra na piscina sem antes tomar um banho de ducha, tudo isso é levado pra água. Portanto, instale uma ducha! E, de forma sutil, peça aos seus convidados façam o mesmo antes de mergulho.
O lado de fora da piscininha, amor!
Outro ponto importante para manter a limpeza da piscina privativa é cuidar do seu entorno. Se quiser ornamentar a área com plantas, evite as que soltam muitas folhas ou flores que possam cair na água. E no dia a dia, procure deixar o piso ao redor da piscina limpo, pra que o vento não leve sujeira pra água.
Retire os resíduos em suspensão na água
Com ajuda de um limpador específico em forma de peneira, que você encontra em lojas especializadas, retire diariamente os resíduos em suspensão na água, como folhas, galhos e insetos. Isso vai evitar a reação da sujeira com o cloro. E também que ela se deposite no fundo da piscina.
Mantenha os parâmetros do cloro sempre regulados
O cloro mantém a água da piscina saudável e evita a formação de algas que deixam a água com aquela desagradável aparência verde. Use um kit específico para medir esses os parâmetros. Eles estão satisfatórios quando o resultado estiver entre 1 e 3 ppm (partes por milhão). Lembre-se de que o cloro naturalmente evapora com o tempo, por isso, mesmo que ninguém tenha usado a piscina, é preciso fazer a medição com frequência.
Verifique o pH e alcalinidade
Os níveis de pH e alcalinidade também precisam ser controlados, pois são fundamentais pra manter a água saudável. Para medí-los, use um kit que apresenta os níveis de ambos. Para o pH, o resultado deve estar entre 7,2 e 7,6. Mais alto ou mais baixo, ele pode causar incômodos na pele e nos olhos. A alcalinidade deve estar entre 80 ppm e 120 ppm.
Use o decantador e o aspirador semanalmente
Além de tirar as folhas e resíduos todos os dias, você deve fazer uma limpeza mais completa uma vez por semana. Isso é necessário porque a peneira não consegue retirar todas as partículas. Se não forem eliminadas, elas irão causar desequilíbrios e deixarão a água turva. Use o decantador e, em seguida, um aspirador para tirar a sujeira que vai se sedimentar no fundo.
Mantenha a piscina privativa coberta
Você já sabe que o vento leva muita sujeira pra dentro da piscina. Mesmo que não haja plantas a sua volta, os resíduos podem vir das árvores da vizinhança e da rua. Por isso, cobrir a piscina é uma das formas de evitar que a água fique coberta de sujeira. Há opções de lonas e decks específicos pra essa finalidade, é só pesquisar e escolher o modelo que preferir.
Parece trabalhoso, mas é simples cuidar da sua piscininha, amor! Basta estabelecer uma rotina e segui-la à risca, pra manter a água sempre cristalina! Bom mergulho!
Carregando comentários...