As lixeiras desempenham um papel indispensável quando o assunto é higiene. Além de facilitar o descarte adequado de diversos resíduos, o item contribui para a organização e a manutenção da limpeza do ambiente doméstico.
A princípio, escolher o utensílio parece ser tarefa fácil. Contudo, o mercado oferece uma diversidade de opções. Quando falamos em tipos de lixeira, é importante considerar a finalidade e a funcionalidade de cada uma.
Afinal de contas, cada lixeira possui características únicas que combinam ou não com as necessidades do local onde ela será utilizada. Nesse sentido, se você quer facilitar a rotina de organização e limpeza da sua casa, continue a leitura e veja como escolher a lixeira ideal!
Navegue pelo conteúdo
- Tipos de lixeira
- Lixeira de inox
- Lixeira de plástico
- Lixeira de fibra natural ou madeira
- Uma lixeira para cada cômodo
- Tipos de lixeira para cozinha
- Tipos de lixeira para banheiro
- Tipos de lixeira para quarto e escritório
- Tipos de lixeira para área externa
- Sua casa mais limpa e organizada
Leia também: Como produzir menos lixo e descartar corretamente seus resíduos
Tipos de lixeira
Ao considerar os diferentes tipos de lixeira, é fundamental levar em conta a capacidade de armazenamento, a facilidade de limpeza e, claro, a durabilidade do material.
Além disso, avaliar o tipo de resíduo que será armazenado no utensílio ajudará bastante na hora de escolher o tipo de lixeira mais adequada.
De modo geral, o item deve ser resistente a impactos e vazamentos, prático de usar e de fácil manutenção.
Conheça algumas opções:
Lixeira de inox
O inox é um material bastante firme. Por isso, essa pode ser uma boa opção para diferentes ambientes: de cozinhas e banheiros a quartos e escritórios.
Se o design é uma preocupação e você busca por algo que tenha durabilidade e elegância, escolha a lixeira de inox.
Além de ser fácil de limpar e resistente a manchas e odores, o utensílio oferece uma aparência moderna e sofisticada ao ambiente.
Lixeira de plástico
Se você busca por algo prático, versátil e com um precinho que cabe no seu bolso, escolha a lixeira de plástico.
O item é leve, resistente e fácil de limpar, o que o torna ideal para diversos ambientes.
Essa opção também não fica para trás quando o assunto é design. É possível encontrar tipos de lixeira de plástico para todos os gostos, com diferentes cores e tamanhos.
Lixeira de fibra natural ou madeira
O material dessas lixeiras pode limitar o uso do utensílio. Diferente das alternativas anteriores, essa opção é ideal somente para ambientes com lixo seco, já que a umidade pode danificar a fibra ou madeira.
Quando o assunto é decoração, elas se adaptam facilmente a diversos estilos e contribuem com um aspecto natural e rústico para o local.
Uma lixeira para cada cômodo
Tipos de lixeira para cozinha
Ao contrário do que muitos podem pensar, a lixeira de pia não é uma boa alternativa. Apesar de parecer prática, o objeto pode aumentar o risco de contaminação dos alimentos.
A melhor opção para esse cômodo são as lixeiras de chão com abertura de tampa com pedal. Esse utensílio é aberto sem precisar tocar com as mãos, o que proporciona maior higiene e facilita o descarte dos resíduos.
Por ser um local central da casa, esse recipiente pode receber diversos tipos de lixo, não só restos de alimentos. Por isso, opte por uma lixeira maior.
Outra alternativa é ter mais de uma lixeira: uma para os itens secos e recicláveis e outra para os orgânicos. Assim, além de manter a organização do seu lar, você torna a sua cozinha mais sustentável.
Leia mais: O que é composteira doméstica, quais são os benefícios e como fazer uma?
Tipos de lixeira para banheiro
O banheiro acumula muita umidade e, por isso, é importante lembrar de escolher uma lixeira com material que resista a essa condição e seja fácil de limpar, como o plástico e o inox.
Outro ponto a se preocupar é em relação ao odor. Prefira as lixeiras com tampa basculante, aquelas que têm um pedal para abrir e fechar. Dessa forma, o mau cheiro não vai se espalhar para o ambiente.
Tipos de lixeira para quarto e escritório
Como geralmente só há descarte de lixo seco nesses locais, a escolha da lixeira para quartos e escritórios varia de acordo com a sua preferência.
Plástico, inox ou madeira. Com tampa ou sem tampa… O material, tamanho e design da lixeira podem ficar à sua escolha.
Tipos de lixeira para área externa
As lixeiras para esse ambiente devem ser resistentes, como as lixeiras de plástico, por exemplo, já que ficarão expostas ao sol e à chuva.
Outra dica é optar por um item com capacidade de armazenamento maior, com tampa basculante e pedal, já que devem acomodar todo o lixo da casa até o descarte definitivo.
As lixeiras para coleta seletiva são uma boa aposta para esses locais. Assim, é possível separar cada tipo de resíduo em uma cor de lixeira. Nesse sentido, além de manter a sua área externa sempre limpa, você colabora com o meio ambiente.
De acordo com o Conselho Nacional do Meio Ambiente, existem dez tipos de lixeiras de coleta disponíveis, sendo as mais comuns:
- Lixeira vermelha: destinada para plásticos;
- Lixeira azul: destinada para papéis;
- Lixeira verde: destinada para vidros;
- Lixeira amarela: destinada para metais;
- Lixeira marrom: destinada para lixo orgânico.
Leia também: Coleta seletiva em condomínios: tudo que o morador precisa saber
Sua casa mais limpa e organizada
Agora que você conhece os diferentes tipos de lixeira, fica mais fácil escolher a opção ideal para cada cômodo do seu lar. Explore os modelos e encontre a opção mais adequada para manter a sua casa sempre limpa e organizada.
Que tal descobrir mais dicas e soluções para tornar sua casa ainda mais funcional e prática? No MeuLugar, você encontra uma variedade de conteúdos sobre decoração, organização e limpeza, tudo para facilitar a rotina de cuidados com o lar.
E se você está em busca de um novo imóvel para chamar de seu, o QuintoAndar está aqui para ajudar. Com um processo rápido e totalmente online, você pode encontrar a residência dos seus sonhos, com as características que você deseja. Aproveite essa oportunidade!
Carregando comentários...