Tipos de telhas: 10 modelos para usar na sua obra

Confira os principais tipos de telhas e entenda a diferença entre elas para escolher aquela que mais atende às suas necessidades

Por Redação - 22/12/2022 às 22:27
Atualizado: 25/09/2024 às 13:27
Imagem de telhas de cerâmica.

Se você pretende construir uma casa ou reformar o seu lar, com certeza vai chegar no momento de ter que escolher as telhas para compor o seu telhado. Apesar de parecer simples, existem muitos tipos de telhas e cada um tem suas vantagens e desvantagens. 

Por isso, ao iniciar uma obra você deve considerar suas preferências e necessidades para escolher o material mais adequado. Para que você tome a melhor decisão, separamos 10 tipos de telhas com as características de cada uma. Separe seu bloco de notas e vamos lá? 

Navegue pelo conteúdo:

Leia também: Manutenção residencial: checklist do que fazer

Telhas de cerâmica

Se você não quer errar e gosta do estilo mais tradicional, as telhas de cerâmica são ótimas opções. Além de sua beleza clássica, são uma alternativa para ter mais isolamento acústico, já que protegem mais o ambiente de ruídos. Porém, elas são mais pesas e também são frágeis, sendo assim, é preciso ter uma estrutura reforçada para fazer a instalação. Caso contrário, elas podem desabar e quebrar facilmente. Você pode encontrar telhas cerâmicas em vários modelos e texturas como a francesa, portuguesa, romana, cumeeira, entre outras.

Telhas de concreto

Se a decoração da sua casa tem características minimalistas e uma paleta de cores neutra e mais discreta, as telhas de concreto podem ser uma ótima escolha para deixar o ambiente mais moderno e sofisticado. Além da sua vantagem visual, elas tem alta durabilidade e proporcionam também um certo conforto térmico já que é um modelo mais poroso. Por isso, esse tipo de telha necessita de manutenções regulares, pelo menos uma vez ao ano.

Telhas esmaltadas

Semelhanças as telhas de cerâmicas, as esmaltadas garantem mais durabilidade já que são mais resistentes a quebra e também a infiltrações. Isso acontece porque, ao final do processo de produção, ela recebe uma camada de cor que proporcionar uma aparência diferenciada, além de tornar o item ainda mais resistente. O lado negativo é que elas podem custar duas vezes mais que as telhas cerâmicas comuns, mas dependendo das características do seu lar vale o custo-benefício.

Telhas de fibra vegetal

Formadas a partir da fibra de celulose, as telhas de fibra vegetal são extraídas do papel reciclado e recebem uma cobertura d um tipo de resina especial. Elas se tornaram uma opção mais benéfica para a residências e para a saúde dos moradores para quem utiliza o modelo de amianto. Isso porque este modelo continha fibras de materiais tóxicos e que poderiam gerar graves doenças respiratórias.

Normalmente, a telha de fibra vegetal é fabricada e madeira e podem ser encontradas em diversas tonalidades. Além disso, são fáceis de instalar, seguras e duráveis.

Telhas de PVC

Ainda na linha das opções sustentáveis, as telhas de PVC são 100% recicláveis e possuem uma alta durabilidade já que são resistentes ao calor, transporte e manuseio. Há diferentes tons disponíveis para comprar, então fique tranquilo que, com certeza, vai achar um que combine com o estilo de decoração da sua casa.

Além disso, outro ponto positivo, é que o modelo em PVC é uma opção que proporciona mais segurança em casos de incêndio, pois não propagam fogo e ainda proporcionam isolamento térmico. Porém, em lugares onde há chuvas de granizo, por exemplo, é possível que ela acabe sofrendo alguns danos e o barulho do gelo cause ruídos que incomodem os moradores.

Telhas de fibrocimento

Assim como as de fibra vegetal, as telhas de fibrocimento se tornaram uma outra alternativa para substituir os modelos de amianto. Afinal, esse modelo deixou de ser vendido no Brasil por conta dos riscos que ofereciam a saúde. Elas são um dos tipos de telhas mais resistentes às variações climáticas, garantindo um ótimo isolamento térmico na casa. Além disso, são fáceis de instalar, a limpeza é supersimples e como são mais leves, também não necessitam de uma base estrutural de vigas e pilares como as de cerâmica, por exemplo.

Telhas de vidro

Se você busca criar um ambiente com bastante iluminação natural e, de quebra, ainda economizar energia elétrica, as telhas de vidro é a opção ideal. Além de serem resistentes à variações térmicas, são eficazes contra morcegos, moscas e outros tipos de insetos e animais. Esse tipo de material suporta variações climáticas como chuvas de granizo e ventos fortes, dando mais tranquilidade à família.

No entanto, além do preço não ser tão acessível, elas precisam de limpeza e manutenção com frequência, já que a sujeira acumulada prejudica a visibilidade e a entrada de luz solar. Uma dica, é investir nesse modelo apensar para a cobertura da casa ou em lugares estratégicos, já que o custo-benefício pode compensar em algumas casos.

Telhas de policarbonato

Mais resistentes que as telhas de vidro, as de policarbonato têm outras inúmeras vantagens. Elas podem receber uma proteção adicional contra raios ultravioletas, além de permitirem a entrada de luz solar. A limpeza desse material é mais simples que a do vidro, por exemplo. A estrutura necessária para a sua instalação não precisa ser tão reforçada quanto em telhados de concreto, então, o custo-benefício do policarbonato é muito maior.

Telhas galvanizadas

Revestidas com alumínio e zinco, as telhas galvanizadas são uma opção bastante comum nas casas brasileiras por ter um custo mais baixo. Elas são resistentes a possíveis corrosões e alterações climáticas e, geralmente, são na cor prata brilhante. Porém, ela pode aquecer facilmente e também não possui um bom isolamento acústico. Então, em dias de chuva o barulho fica mais alto, podendo ser um incomodo para quem mora na residência.

Telhas de PET

As telhas de PET vem ganhando cada vez mais espaço nos projetos arquitetônicos por conta de serem sustentáveis e ecologicamente corretas. Produzidas a partir de resíduos de garrafas PET, elas suportam altas temperaturas, oferecem proteção ultravioleta e são fáceis de instalar, além de muito seguras e resistentes.

Apesar de não ter opções variadas de cores, é possível você mesmo pintar com uma tinta acrílica e deixá-la do jeitinho que combine com o seu lar. Outro benefício é que elas não acumulam mofo, umidade ou sujeiras com facilidade ou frequência. Por isso, você não vai precisar realizar muitas manutenções.

Encontra a telha ideal para o seu novo lar

Esperamos que as nossas sugestões te ajudem a tomar a decisão certa e escolher a telha ideal para a sua casa. Se você quer descobrir mais dicas para cuidar do lar e deixá-lo sempre limpo e organizado, continue navegando pelo MeuLugar
Agora, se você está pensando em encontrar um novo cantinho para chamar de seu, saiba que o QuintoAndar pode te ajudar. São mais de 70 filtros de busca que vão te ajudar a encontrar um imóvel do jeito que você sempre imaginou. Tudo isso de forma simples, rápida e livre de burocracia. Aproveite!

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel


© 2024 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.

Carregando comentários...


Leia também