A Feira Hippie de Campinas é, sem dúvidas, uma das principais dicas de o que fazer em Campinas. Ela é uma parada obrigatória para moradores e turistas que visitam a cidade. Além de diversas barracas de artesanato, roupas e acessórios, você vai encontrar diferentes opções de alimentação no local para provar as comidas típicas da região.
A Feira, que recebe aproximadamente 3 mil pessoas por dia, foi considerada em 2019 patrimônio cultural imaterial do Estado de São Paulo – o registro de um bem imaterial preserva cultura, memória e identidade. Dessa forma, a lei assegura que o Estado tem como prerrogativa incentivar e proteger a feira para que nunca se acabe.
Para que você saiba mais informações sobre a história e o que encontrar quando for visitar a Feira Hippie em Campinas, escrevemos, neste artigo, algumas curiosidades e dicas para o passeio. Então, aproveite o conteúdo e anote tudo em seu bloco de notas. Vamos lá?
Navegue pelo conteúdo:
- História da Feira Hippie em Campinas
- O que encontrar na Feira Hippie de Campinas
- Funcionamento da Feira Hippie em Campinas
- Projeto Feira Hippie itinerante
- Encontre seu lar próximo a Feira Hippie
História da Feira Hippie em Campinas
A Feira Cultural, que hoje é realizada no Centro de Convivência de Campinas, na Praça Imprensa Fluminense, no bairro Cambuí, comemora 50 anos de existência no ano de 2023. Conhecida popularmente por Feira Hippie, durante todos esses anos, a Feira já sofreu diversas mudanças desde os produtos que são oferecidos até os lugares onde foi sediada.
Tudo começou no ano de 1973, quando aconteceram as primeiras manifestações hippies na cidade. A partir disso, iniciou-se a comercialização de roupas e bijuterias confeccionadas por esse público no Largo das Andorinhas, primeiro endereço da Feira, próximo à prefeitura municipal de Campinas.
A partir de então, outros hippies começam a tomar conhecimento da existência da Feira na região e passam a se juntar aos que ali já estavam, aumentando assim a oferta de produtos. O Largo das Andorinhas não suportou a quantidade de hippies ali presente e, dois anos depois, em 1975, foi necessária uma readequação para um local maior, sendo assim, a Feira foi transferida para o Largo do Rosário.
Também nessa mesma época, surgiram outros comerciantes que não se encaixavam no segmento hippie, mas que produziam um trabalho artesanal e tinham interesse em participar da Feira. E, a partir desse momento, deixou de expor apenas produtos hippies.
Depois dessa mudança, a Feira ainda passou pelo Largo São Benedito, Jardim Carlos Gomes e na Praça Imprensa Fluminense, onde está localizada atualmente desde o início dos anos 90.
Atualmente a Feira Hippie de Campinas é realizada todos os sábados e domingos e conta com mais de 300 expositores em cada dia, sendo alguns repetidos. No entanto, vale salientar que houve momentos em que a Feira chegou a ter 600 comerciantes.
“A Feira é um atrativo cultural primeiramente. Depois ela se tornou fonte de renda para diversas famílias; e hoje, a Feira também possibilita a repercussão de diversas técnicas de artesanato, produção alimentícia, produção cultural, entre outros, que poderiam ter se extinguido, de se manter vivos e conhecidos do público geral”, conta Camila Peixoto de Almeida, Coordenadora Setorial de Feiras de Arte do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura.
De acordo com Camila, quem deseja se tornar expositor, precisa seguir um processo que foi estabelecido ainda em 1980 que, basicamente, consiste em passar por uma banca curadora que deve checar o conhecimento do artesão sobre a técnica que deseja expor e sua produção.
Você também pode se interessar:
+ Conheça o Mercado Municipal de Campinas
+ Parques em Campinas: conheça as áreas verdes da cidade
+ Conheça 6 teatros em Campinas para visitar
O que encontrar na Feira Hippie de Campinas
Apesar da Feira ser reconhecida pelo movimento hippie, hoje ela abriga mais artesãos em geral do que os próprios hippies. Quem passa por lá consegue usufruir de uma diversidade de opções entre comidas, artigos para casa, roupas, acessórios, objetos antigos, peças em crochê, porcelanas, cerâmicas, entre outras.
Com setor de artesanato, alimentação, exotérico, artes plásticas e antiguidade, na bagunça de barracas fixas na Feira Hippie de Campinas, existe uma organização que separa os diferentes produtos comercializados no local, e tem lugar também para intervenções vistas frequentemente.
Funcionamento da Feira Hippie em Campinas
A Feira funciona todos sábados e domingos no Centro de Convivência, localizado no bairro Cambuí.
Por lá, você vai encontrar mais de 300 expositores com barracas de produtos hippies, artesanais, alimentação e muito mais.
Endereço: Praça Imprensa Fluminense, s/n – Cambuí, Campinas – SP, 13010-110
Horários: todos sábados e domingos das 9h às 14h
Projeto Feira Hippie itinerante
Além da Feira Hippie da Praça Imprensa Fluminense que acontece todos os finais de semana, a prefeitura de Campinas inaugurou um projeto com a versão itinerante da Feira. Essa ação faz parte de uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo para valorizar e difundir a Feira Hippie Cultural que é a mais tradicional da cidade e levar para os bairros uma nova opção de entretenimento e cultura.
A Feira itinerante vai acontecer uma vez por mês, em bairros pré-selecionados pela Prefeitura, em uma dia da semana. A programação você pode conferir no instagram oficial da Feira Hippie Campinas.
Encontre seu lar próximo a Feira Hippie
Já pensou acordar todo domingo e poder ir a pé para a Feira Hippie Campinas? Então, que tal morar na região? O QuintoAndar conta com diversas opções de imóveis para alugar na região. Acesse nossa plataforma de moradia, pelo app ou pelo site, e aproveite os nossos mais de 70 filtros de busca, que refinam a pesquisa e fazem você achar algo que tenha a sua cara com ainda mais agilidade.
Clique aqui e veja as principais opções de imóveis para compra nos arredores da Feira Hippie de Campinas ou veja abaixo alternativas para alugar:
Carregando comentários...