Como aumentar a segurança em apartamento: 10 medidas para adotar em casa

Confira dicas sobre fechaduras, portas e sistemas de segurança para aumentar a segurança do lar e manter a família e os bens mais protegidos

Por Redação - 23/05/2024 às 18:08
Atualizado: 11/09/2024 às 17:15
Imagem de uma família composta por um pai, uma mãe, dois filhos crianças e um cachorro sentados no chão da sala com um papelão em cima da cabeça sinalizando o telhado de uma casa para ilustrar matéria sobre como aumentar a segurança em apartamento

Muitas pessoas escolhem morar em apartamentos devido às camadas extras de segurança que esses tipos de imóveis oferecem. Afinal, condomínios geralmente contam com portaria e vigilância 24 horas. No entanto, ainda assim é importante saber como aumentar a segurança em apartamento para se prevenir de possíveis vulnerabilidades e evitar surpresas desagradáveis no lar. 

Apesar da infraestrutura de segurança oferecida pelos condomínios, adotar práticas adicionais pode fazer toda a diferença. Nesse sentido, medidas como a instalação de fechaduras de qualidade, sistemas de monitoramento e até mesmo a criação de uma rede de vigilância entre os vizinhos são algumas das possibilidades para aumentar a proteção. 

Quer conhecer algumas estratégias que podem te ajudar a aumentar a segurança do seu imóvel? Então continue a leitura deste artigo e veja como deixar seu apartamento ainda mais seguro e protegido. 

Navegue pelo conteúdo:

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel

Leia também: Tamanho de apartamento: explore as opções e veja como escolher seu próximo lar

Como aumentar a segurança em apartamento?

É comum se atentar a alguns pontos específicos na hora de procurar o imóvel ideal para chamar de lar. Nesse sentido, entre as principais preocupações dos interessados estão a localização e a segurança do bairro, a infraestrutura do condomínio, o tamanho do imóvel e, é claro, o custo-benefício. 

Embora a segurança seja um dos itens prioritários na lista de prós e contras que vão determinar o novo endereço, a verdade é que nem todo mundo lembra que também é necessário avaliar a segurança específica do apartamento. 

Afinal, mesmo que um condomínio ofereça certas medidas de segurança, sempre é possível tomar outras ações para reforçar esse aspecto. 

Pensando nisso, preparamos algumas dicas essenciais para você saber como aumentar a segurança em apartamento. Confira abaixo! 

1. Fechadura eletrônica

Imagem de uma mulher digitando uma senha na fechadura eletrônica de uma porta para ilustrar matéria sobre como aumentar a segurança de apartamento
A fechadura eletrônica é uma excelente opção para deixar o apartamento mais seguro

Uma das maiores vantagens da fechadura eletrônica é a possibilidade de cadastrar uma senha para acessar o imóvel. Alguns modelos permitem, inclusive, o cadastro da própria biometria como forma de liberar o acesso. 

Dessa forma, elas acabam sendo mais seguras que as fechaduras tradicionais e ajudam a diminuir o risco de invasão. Isso acontece porque além de ser impossível perder chaves que não existem por aí, também não é possível que pessoas má intencionadas abram a porta com grampos, truques ou até mesmo chaves mestras. 

Agora, se não for possível instalar uma fechadura eletrônica, certifique-se de, ao menos, ter boas fechaduras em casa. 

2. Alarme

Mesmo que o condomínio seja bem vigiado, ainda é possível instalar alarmes na área interna do apartamento para garantir uma segurança extra. Esses dispositivos podem detectar movimentos em áreas específicas e disparar avisos sonoros em caso de abertura de portas e janelas  – o que produz um som alto que alerta toda a vizinhança de que algo estranho pode estar acontecendo. 

3. Câmeras de segurança

Se você fica pouco tempo em casa, pode ficar mais tranquilo ao saber que é possível dar uma olhada no apartamento ao longo do dia para ter certeza de que tudo vai bem. Ao instalar câmeras de segurança nos cômodos mais importantes da casa, como a sala de estar, cozinha e quartos, por exemplo, você poderá ter uma visão ampla de todos os espaços. 

4. Interfone

Os moradores podem usar o interfone para se comunicar com a portaria, visitas e entregadores sem que haja a necessidade de abrir a porta

Você com certeza já viu um interfone, mas será que você já parou para pensar na importância desse dispositivo? Além de ser notificado sobre a chegada de visitas ou pedidos feitos via aplicativo, o interfone também possibilita o contato do morador direto com a portaria em casos de perigo. 

Por isso, caso o imóvel escolhido não tenha interfone – ou apresente problemas de funcionamento -, trocá-lo é uma boa solução para quem quer saber como aumentar a segurança em apartamento. 

Inclusive, já existem no mercado algumas opções mais modernas com câmera e monitor, onde o morador poderá não apenas ouvir, mas também visualizar quem está na porta antes de permitir a entrada. 

5. Cortinas

Se você mora ou em andares mais baixos, como no primeiro andar, por exemplo, pode ser interessante instalar cortinas ou persianas para evitar que a parte interna do seu apartamento esteja exposto a quem está passando na rua. 

Por isso, atente-se ao fluxo de pedestres e automóveis e avalie a necessidade de dificultar a visão da parte interna do apartamento. 

Mais de 150 mil imóveis; a sua história começa no QuintoAndar
Mais de 150 mil imóveis; a sua história começa no QuintoAndar Compre o seu

Leia também: Como colocar endereço de apartamento de forma correta?

6. Cofre

Imagem de um homem abrindo um cofre que está dentro do guarda roupa para ilustrar matéria sobre como aumentar a segurança de apartamento
Para escolher o cofre ideal, avalie o tamanho dos itens que você pretende armazenar

Tem objetos de valor que gostaria de proteger? Então, pense em investir em um cofre para aumentar a segurança do seu apartamento. 

Embora tenham um custo mais elevado, eles ainda são uma excelente opção para manter itens como joias, dinheiro e documentos importantes em segurança, especialmente se você precisar passar algum tempo fora de casa. 

7. Trava para portas de correr

Se o seu apartamento possuir portas de correr, lembre-se de instalar travas específicas para elas. Isso vai oferecer uma camada extra de segurança e dificultar que sejam abertas por intrusos. Além da fechadura, você pode investir em travas e trilhos que impeçam a abertura. 

8. Identifique seus itens de segurança

Depois de instalar as medidas que julgar necessárias, existe outra dica fundamental para aumentar a segurança em apartamento: mostrar que elas existem. O morador pode colar adesivos na porta de entrada que identifiquem a existência de câmeras e alarmes, por exemplo, para desestimular ações má intencionadas. 

9. Conheça a vizinhança

Estabelecer um bom relacionamento com a vizinhança pode aumentar a segurança do apartamento. Por isso, procure saber quem são seus vizinhos e mantenha uma comunicação ativa com eles para criar uma rede de vigilância comunitária que pode estar sempre atenta às atividades suspeitas. 

10. Escolha um condomínio com portaria 24h

Por fim, mas não menos importante, lembre-se de que optar por um condomínio que oferece portaria 24 horas é o primeiro passo para morar em um local mais seguro. 

Por isso, antes de adotar medidas específicas de prevenção dentro de casa, escolha um condomínio com muita cautela e priorize aqueles que tenham ferramentas básicas para a segurança da vizinhança, como uma portaria 24 horas e câmeras de monitoramento, por exemplo. 

Explore o conteúdo: Veja como escolher o tamanho ideal de apartamento para 4 pessoas

Como deixar a porta do meu apartamento mais segura?

Uma das principais maneiras de deixar a porta do apartamento mais segura é investir na instalação de uma fechadura eletrônica. Afinal, esse tipo de tecnologia oferece comodidades aos moradores e evita invasões por grampos, truques, cópias de chave ou até mesmo chaves mestras. 

Caso prefira a opção tradicional, certifique-se de instalar fechaduras de boa qualidade. 

Além disso, você também pode reforçar os batentes com parafusos maiores e mais resistentes, usar dobradiças reforçadas, instalar uma barra de segurança e até mesmo um olho mágico ou interfone com vídeo. 

Qual o andar mais seguro de um prédio?

De modo geral, os últimos andares de um prédio costumam ser os mais seguros. Todavia, cada andar apresenta vantagens e desvantagens em termos de segurança:

Andares mais baixos:

  • Desvantagem: facilidade de acesso
  • Vantagem: são melhores em casos de emergências

Andares mais altos:

  • Vantagem: são mais difíceis de invadir devido à altura
  • Desvantagem: pode ser mais demorado para evacuar em casos de emergências

Um lar mais seguro te espera no QuintoAndar

Agora que você já sabe como aumentar a segurança em apartamento, que tal aproveitar todas as facilidades que a maior plataforma de moradia da América Latina oferece a compradores e inquilinos para finalmente encontrar o imóvel que mais combina com você?

Além de facilitar a entrega das chaves e te ajudar durante todo o processo, o QuintoAndar cuida de toda a papelada para que você assine o contrato sem precisar sair de casa, pois a assinatura é feita de forma digital.

Mais de 20 mil imóveis que você só encontra aqui
Mais de 20 mil imóveis que você só encontra aqui Quero alugar

Então, acesse o site ou app e aproveite os mais de 70 filtros de pesquisa para otimizar a busca, confira os todos os detalhes do apartamento que mais chamou sua atenção pelo tour virtual e deixe o QuintoAndar cuidar de toda a burocracia para você. 



© 2024 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.

Carregando comentários...


Leia também