Entre documentos e burocracias, realizar transações imobiliárias não é algo para qualquer pessoa. É preciso ter ajuda especializada. E uma boa consultoria imobiliária pode atender diferentes camadas de públicos, auxiliando desde um inquilino que busca uma kitnet para alugar até experientes investidores de imóveis.
E um dos principais beneficiados por esse tipo de serviço são os proprietários que desejam alugar ou vender seus imóveis. Quer saber o porquê? A gente te explica aqui.
Navegue pelo conteúdo:
- O que é consultoria imobiliária?
- Diferença entre consultor imobiliário e corretor de imóveis
- Como funciona uma consultoria imobiliária para a venda de imóvel?
- Como funciona uma consultoria imobiliária para alugar meu imóvel?
- Rentabilidade de aluguel
- Como funciona a consultoria imobiliária digital no QuintoAndar?
- Veja algumas funções desempenhadas pelo consultor imobiliário no QuintoAndar:
O que é consultoria imobiliária?
Consultoria imobiliária, ou o trabalho de um consultor imobiliário, é uma atividade com foco de atuação no estudo do mercado imobiliário e na especialização em todos os trâmites que envolvem negócios com imóveis, sejam eles de venda ou de locação.
A empresa que oferece consultoria imobiliária em seus serviços precisa ter uma equipe preparada para tirar todas as dúvidas e auxiliar seus clientes nos processos burocráticos característicos do mercado imobiliário.
No caso de um proprietário que vende ou aluga seu imóvel, essa consultoria deve começar no momento em que o bem é anunciado.
Na venda, a consultoria de imóveis termina com a entrega das chaves e o dinheiro caindo na conta do vendedor. Já no caso do aluguel, a consultoria pode atuar como o elo entre o proprietário e o inquilino, na resolução de qualquer questão que possa aparecer até o final do contrato de locação.
Além disso, o consultor imobiliário também é fundamental para quem compra imóvel, especialmente para aqueles que fazem isso pela primeira vez, no auxílio com toda a papelada necessária para a transação.
Diferença entre consultor imobiliário e corretor de imóveis
Existe uma diferença básica entre os cargos dentro de uma imobiliária como o do consultor imobiliário e o do corretor de imóveis. E ela tem a ver com o nível de experiência de cada tipo de profissional no mercado imobiliário.
Por exemplo: é muito importante que um consultor imobiliário tenha experiência como corretor de imóveis. Trata-se de um diferencial, apesar de não ser uma exigência. Qualquer corretor pode se tornar um consultor, desde que estude e se habilite para isso.
Já o inverso, ou seja, um corretor ter experiência como consultor, não é exatamente uma exigência do mercado.
No entanto, um consultor imobiliário não pode simplesmente começar a trabalhar como corretor. Uma vez que, para exercer essa profissão, é necessário ter registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis.
Como funciona uma consultoria imobiliária para a venda de imóvel?
O mesmo funcionamento da consultoria imobiliária para a venda, vale para você que tem um imóvel e deseja disponibilizá-lo para o aluguel. Afinal de contas, ao fazer a locação direto com o inquilino você corre riscos, como não receber o pagamento em dia sem o respaldo de uma imobiliária por trás.
- Reunir toda a documentação;
- Estipular o preço do imóvel;
- Fazer um levantamento de todas as características do imóvel;
- Conduzir reformas que o imóvel possa precisar;
- Registrar boas fotos para anunciar imóvel grátis;
- Fazer e veicular o anúncio de venda;
- Gerenciar as visitas ao imóvel;
- Fazer contato com os interessados e fechar o acordo da venda;
- Acompanhar todo o processo da venda, até o recebimento do dinheiro e, posteriormente, a entrega das chaves ao novo proprietário.
Já pensou ter que fazer tudo isso por conta própria e sem a ajuda de um profissional especializado? Pois com uma consultoria imobiliária você não precisaria se preocupar com grande parte da lista acima.
Como funciona uma consultoria imobiliária para alugar meu imóvel?
O mesmo vale para você que tem um imóvel e deseja disponibilizá-lo para o aluguel. Afinal de contas, geralmente, ao fazer a locação direto com o inquilino você corre riscos, como não receber o pagamento em dia sem o respaldo de uma imobiliária por trás.
Além disso, você ainda teria todo o trabalho de resolver questões burocráticas, como, por exemplo, providenciar o contrato de aluguel.
Ao recorrer a uma consultoria imobiliária, você terá muito menos preocupações. O QuintoAndar, por exemplo, nasceu em 2013 e revolucionou o mercado imobiliário, tornando-se rapidamente líder de aluguéis residenciais no Brasil.
O proprietário que aluga o seu imóvel pela plataforma do QuintoAndar, por conta da consultoria que recebe e de todas as inovações tecnológicas, só precisa conferir todo dia 12 de cada mês, sem atraso, o recebimento do aluguel. Isso porque a imobiliária digital trabalha com pagamento garantido, para oferecer segurança aos donos de imóveis que optam pelo QuintoAndar para cuidar da administração.
O QuintoAndar também oferece uma garantia locatícia para imóveis que são administrados pelo proprietário, evitando, ainda assim, a inadimplência: a Fiança Simples. É uma solução que garante que o proprietário receba os valores de aluguéis, IPTU, condomínio, contas de consumo e multa rescisória mesmo em casos de inadimplência do inquilino. O valor da Fiança Simples pode variar de acordo com o perfil de crédito do locatário e das características do imóvel. Saiba mais sobre esse tipo de garantia locatícia disponível para imóveis administrados pelo proprietário aqui.
Rentabilidade de aluguel
Se você pretende comprar um imóvel para investir, o QuintoAndar oferece a possibilidade já no anúncio de uma casa ou apartamento, onde você encontra uma estimativa de quanto terá de rentabilidade do aluguel.
De acordo com a imobiliária digital, a média de rentabilidade entre os imóveis anunciados na plataforma é de 0,4% ao mês, podendo variar um pouco para mais ou para menos.
Esse cálculo é feito com base em duas ferramentas que o QuintoAndar oferece: a calculadora do preço de aluguel e a calculadora do valor de venda de imóvel.
Com o uso de inteligência artificial, as duas ferramentas consideram as características de milhares de imóveis para calcular os preços justos de aluguel e de venda dos imóveis anunciados na plataforma.
Como funciona a consultoria imobiliária digital no QuintoAndar?
Desde sempre, o QuintoAndar usou de toda a sua tecnologia e inovação para aproximar proprietários de inquilinos e eliminar burocracias – como o fiador de aluguel, por exemplo. E especialmente após entrar no mercado de compra e venda de imóveis, a imobiliária digital começou a investir ainda mais na consultoria imobiliária.
Recentemente, anunciamos a criação da função de “Consultor Imobiliário”, uma modalidade inédita e inovadora de corretores de imóveis.
A nova categoria visa diversificar o papel do corretor de imóveis, especialmente para o atendimento daqueles clientes que são mais “offline” e têm um pouco mais de dificuldade em se beneficiar de todos os diferenciais oferecidos pela plataforma do QuintoAndar.
Veja algumas funções desempenhadas pelo consultor imobiliário no QuintoAndar:
- Prospecção de inquilinos, papel já tradicional dos corretores;
- Cadastro de imóveis para o proprietário na plataforma;
- Servir como ponto de contato e assessoria para o proprietário durante o processo de locação;
- Tirar dúvidas relacionadas à tecnologia e interação com o QuintoAndar dos clientes;
- Atuar na captação de clientes, apresentando a companhia a proprietários que ainda não estejam utilizando a plataforma tanto para alugar quanto para vender seus imóveis.
“O Consultor Imobiliário abre as possibilidades de atuação para os corretores, que podem se dedicar a atividades específicas do seu trabalho, ao mesmo tempo que beneficia proprietários, que não usavam o QuintoAndar por falta de apoio para usar ferramentas digitais, e os inquilinos, que buscam imóveis conosco e, agora, terão mais opções para escolher”, diz Thiago Tourinho, COO do QuintoAndar.
Carregando comentários...