Aprenda o que é imobiliária digital e como esse tipo de empresa te ajuda com a venda e aluguel de imóveis online

Saiba como burocracias históricas do mercado ficaram para trás com o surgimento das imobiliárias online que agilizam os negócios de aluguel e de compra e venda de imóveis

Por Redação - 30/05/2021 às 23:47
Atualizado: 11/10/2024 às 14:02
Foto que ilustra matéria sobre planejamento sucessório mostra uma mulher sentada em uma mesa mexendo em um computador

A burocracia sempre foi um dos grandes fantasmas do mercado imobiliário e, por tabela, com certeza também do meio ambiente. Alugar ou vender um imóvel, historicamente, envolvia processos com muitas idas e vindas a cartórios e quilos e mais quilos de papelada impressa. Esse cenário, no entanto, mudou totalmente com o advento da imobiliária digital.

A imobiliária digital é um modelo de negócio de compra, venda e aluguel de imóveis que busca acabar com a burocracia das negociações, através de processos online e uso de documentos digitais.

E, neste artigo, vamos falar das principais vantagens de se lidar com uma imobiliária online. E o spoiler você já viu logo no começo do texto: a principal delas tem a ver com a burocracia.

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Como era antes de existir a imobiliária digital?

Houve um tempo em que uma pessoa que procurava por conta própria um imóvel para comprar ou alugar precisava:

  • Ir a uma banca e comprar um jornal;
  • Abrir a sessão de classificados para procurar imóveis entre dezenas ou centenas de opções – nos tempos áureos, esses anúncios eram importantes fontes de renda para os jornais;
  • Selecionar os imóveis (sem fotos);
  • Ligar para todos eles e lidar com diversos corretores diferentes, ou diretamente com os proprietários;
  • Agendar as visitas. 

Isso tudo apenas na fase de pesquisa. Ou seja, as chances de o seu imóvel ser selecionado – a não ser que você gastasse mais por um espaço maior – poderiam se equivaler às de um raio cair no seu imóvel. 

Não por acaso, a boa e velha placa de “aluga-se” ou “vende-se” na janela sempre foi – e é até hoje – muito efetiva. 

Tudo isso, é claro, era amenizado se você colocasse seu imóvel para alugar ou vender por intermédio de uma imobiliária. Uma vez que esse tipo de empresa concentra todos esses esforços, por meio de seus corretores, para fazer com que os imóveis sejam vendidos ou alugados o mais rápido possível. 

Mas, mesmo com uma imobiliária por trás, tanto no aluguel quanto na compra e venda, você ainda caia em toda a burocracia e os custos de um moroso processo, que envolvia assinatura de contratos com reconhecimento de firma e idas e vindas infinitas a cartórios. 

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Principais diferenças entre a imobiliária digital e a imobiliária tradicional

A principal diferença está no fato de uma imobiliária digital já nascer com seu modelo de negócio baseado na mais alta tecnologia. 

Por sua vez, as tradicionais – geralmente empresas com muitas décadas de mercado – precisam adaptar toda uma estrutura já existente para tentarem alcançar algum nível de digitalização.

Além disso, por conta de toda a tecnologia envolvida, a imobiliária digital consegue agilizar vários processos. Veja abaixo algumas vantagens:

Vantagens da imobiliária digital

O processo inteiramente online é a grande vantagem de uma imobiliária digital. Pois ele ajuda a eliminar, entre outras coisas, a burocracia. Tornando os negócios imobiliários mais ágeis. 

As vantagens mais claras para inquilinos e compradores na hora da pesquisa são:

  • Uma busca mais assertiva, com diversos tipos de filtros, que vão desde a cidades e o bairro desejado até valores e número de quartos;
  • A possibilidade de ver fotos e até mesmo vídeos de boa qualidade dos imóveis anunciados.

O que significa que, para você que aluga ou vende seu imóvel, também há vantagens bem claras de imediato:

  • Em uma imobiliária digital, você consegue alugar ou vender seu imóvel sem precisar sair de casa e ter qualquer contato presencial. Todo o atendimento é feito online. Desde a confecção do anúncio até os pagamentos do aluguel ou de uma eventual venda;
  • O anúncio do seu imóvel em uma imobiliária digital tem uma visibilidade maior, justamente por estar inserido em uma plataforma totalmente otimizada, intuitiva e com possibilidades de refinamento das buscas por parte de compradores e inquilinos interessados. Qualquer pessoa de qualquer lugar do Brasil ou do mundo pode encontrar o seu anúncio;
  • Fotos bonitas e muito espaço para descrição do imóvel, para torná-lo ainda mais atrativo;
  • Anunciar imóvel grátis;

Além disso, uma imobiliária digital presta a consultoria imobiliária necessária para você passar por todos os processos, seja você comprador, vendedor, locador ou locatário

Imobiliária digital, assinatura digital

Para agilizar o processo de locação do imóvel, uma imobiliária online trabalha com a assinatura eletrônica de contratos. Assim, o inquilino consegue se mudar mais rapidamente e o proprietário não fica com o imóvel parado gerando despesas. Sem a necessidade de um vaivém de papéis que, antes dessa digitalização, durava semanas.

Basicamente, eliminou-se essa equação as passagens por cartórios, para reconhecimentos de firma.

Desde 2002, o contrato digital passou a ter valor jurídico no Brasil. E cada vez mais empresas estão aderindo a essa modalidade.

No caso de um contrato de aluguel, dá para fazer a assinatura assim que o documento for emitido, se inquilino e proprietário tiverem disponibilidade. Bastam que ambos estejam conectados à internet via computador ou smartphone. 

Já na compra e venda de imóveis, algumas coisas ainda são feitas no papel e dependem de assinaturas físicas, com a passagem por cartórios, como nos processos de escritura de imóvel e o registro de imóvel.

QuintoAndar: a maior plataforma digital de moradia do país

Muito mais do que uma imobiliário digital, o QuintoAndar é a maior plataforma digital de moradia do Brasil e a proptech mais valiosa da América Latina. Reconhecida como uma das cinco startups mais valiosas do Brasil, a empresa está presente em mais de 70 cidades brasileiras, facilitando o aluguel e a compra de imóveis de maneira prática e inovadora.

Com um sólido posicionamento de marca, o QuintoAndar é a 5ª marca mais valiosa do Brasil, de acordo com um estudo da WPP, Design Bridge and Partners e TM20. Além disso, a empresa é líder de lembrança na mente dos consumidores na categoria de moradia (Datafolha) e a preferida dos brasileiros nas cidades onde atua (Ipsos). No digital, cerca de 25% das buscas relacionadas ao segmento imobiliário no Google são sobre o QuintoAndar, que contabiliza mais de 10 milhões de acessos mensais à plataforma.

Facilitando a vida do inquilino

Atualmente, o QuintoAndar gerencia mais de R$ 165 bilhões em ativos, com mais de 270 mil contratos de aluguel ativos. Por mês, são fechados mais de 12 mil novos contratos de locação – o que equivale a um contrato a cada quatro minutos. Com mais de 40 mil anúncios ativos e 14 mil novos imóveis anunciados por mês. São aproximadamente 360 mil visitas agendadas para locação mensalmente, ou seja, uma visita a cada 8 segundos.

Para o comprador

No mercado de compra e venda de imóveis, o QuintoAndar vende mais de 2.000 imóveis por mês, com um imóvel negociado a cada 20 minutos, em média. A plataforma conta com mais de 170 mil anúncios ativos e registra 14 mil novos imóveis anunciados mensalmente. Para compradores, o agendamento de visitas também é expressivo, com mais de 90 mil visitas mensais, o que equivale a dois novos agendamentos por minuto.

Uma de suas vantagens exclusivas é a integração de dados de aluguel para oferecer aos investidores insights sobre a rentabilidade potencial dos imóveis anunciados para compra.

Esses números refletem o compromisso do QuintoAndar em transformar o setor imobiliário no Brasil, com inovação, praticidade e uma experiência excepcional para quem deseja alugar ou comprar imóveis.

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