Esse estilo, mini duplex, é ideal para quem busca praticidade e gosta de ambientes otimizados. Além disso, a sua estruturação pode variar de acordo com a sua necessidade.
O primeiro andar pode ser exclusivo para um quarto aconchegante e um espaço com TV e mesa retrátil de trabalho, além do banheiro. Já o segundo andar pode abrigar a cozinha e a sala, por exemplo.
Outra alternativa é o acesso ao quarto ser no segundo andar, junto ao terraço, e os demais cômodos serem no andar de baixo. Quem comanda é a criatividade.
Esse tipo residencial está se espalhando entre as cidades, sendo uma opção para compra ou aluguel de um imóvel e já é sucesso entre nações da Ásia, como a Coreia do Sul.
Entenda todos os detalhes sobre o mini duplex, suas características primordiais e diferenças para outros tipos de apartamentos.
Confira o que você vai ler por aqui:
- O que é um imóvel mini duplex?
- Variedade de planta
- Design
- Visão panorâmica
- Escada
- Privacidade
- Quais as vantagens desse tipo residencial?
- Praticidade
- Conforto
- Otimização do espaço
- Como escolher um ideal para suas necessidades?
- Defina seu orçamento
- Avalie sua localização preferida
- Avalie o tamanho e o layout residencial
- Analise as comodidades oferecidas
- Qual a diferença para outros tipos de imóveis?
- Casa
- Apartamento tradicional
- Loft
- Kitnet
- Dicas para aproveitar o espaço do mini duplex
- Separe ambientes privados das áreas comuns
- Planeje a funcionalidade dos ambientes
- Garanta boa iluminação
- Mantenha o mesmo estilo nos dois andares
- Móveis como divisórias e multifuncionais
- Armazenamento vertical
- Cores claras e espelhos
- Encontre seu imóvei ideal em poucos cliques
O que é um imóvel mini duplex?
Um mini duplex é um imóvel com dois andares interligados por uma escada, sendo a metragem menor que um duplex convencional. Logo, os cômodos ficam distribuídos entre dois pavimentos.
Os tamanhos de duplexes tradicionais giram em torno de 150 m². Já as versões mini têm em torno de 35 m², 60 m² e 75 m², mas existem menores ainda.
Um mini duplex pode ser funcional para solteiros, casais e famílias pequenas. Esses imóveis residenciais podem ser localizados em coberturas de prédios, em outros andares de edifícios, condomínios fechados e casas em condomínios.
Entre as características desse tipo residencial estão:
Variedade de planta
Existem opções de planta em que você decide se os quartos vão ficar no primeiro ou segundo andar entre outras escolhas de layouts.
Design
A estética apresentada em um mini duplex pode ter vários estilos com aproveitamento da iluminação, materiais, cores e mobília da residência. Como a proposta é aproveitar cada espaço, a estrutura pode comportar ambientes sem divisórias e móveis com múltiplas funções.
Visão panorâmica
Há imóveis que são desenhados para aproveitar a vista devido à sua localização em coberturas ou em andares estratégicos.
Escada
A conexão entre os dois pavimentos deste duplex é feita por meio de uma escada dentro do imóvel. Outra proposta é a instalação de um elevador.
Privacidade
Há quem prefira ter o seu quarto, espaço de descanso, longe de áreas sociais, como a sala. Neste sentido, um imóvel com dois andares pode conferir maior privacidade.
Uma das propostas pode ser que em um dos pavimentos tenha apenas o quarto e uma área de trabalho, por exemplo.
Quais as vantagens desse tipo residencial?
Morar em um mini duplex oferece uma série de benefícios que tornam essa opção de habitação cada vez mais atraente. Aqui estão algumas dessas vantagens:
Praticidade
Com uma área distribuída de modo inteligente entre dois andares, fica mais fácil para cuidar e manter. Assim, os moradores economizam tempo em tarefas domésticas, podendo se empenhar em outras atividades.
Conforto
Um mini duplex tem um tamanho compacto projetado com acabamentos de alta qualidade, oferecendo comodidades. Os espaços de convivência são arquitetados para criar ambientes aconchegantes e agradáveis para relaxar e receber visitas.
Otimização do espaço
Os designers utilizam técnicas de design para aproveitar ao máximo cada centímetro quadrado do imóvel, incluindo soluções de armazenamento criativas e layouts eficientes. Isso resulta em uma sensação de amplitude e funcionalidade, tornando a vida em um mini duplex prática e agradável.
Como escolher um ideal para suas necessidades?
Considere, pelo menos, 4 itens na escolha de um mini duplex. Este é um momento que exige análises cuidadosas para ajudar na tomada de decisão. São eles:
Defina seu orçamento
Determine quanto está disposto a gastar com a compra ou aluguel do imovel, considerando os custos totais e adicionais, como taxas de condomínio e serviços públicos. Isso ajudará a filtrar as opções disponíveis.
Avalie sua localização preferida
A localização precisa fazer com que economize tempo e facilite sua vida cotidiana. Logo, considere a proximidade com o trabalho, escolas, transporte público e serviços essenciais, como supermercados e hospitais.
Avalie o tamanho e o layout residencial
Verifique se o mini duplex oferece espaço suficiente para você e sua família, se o layout atende às suas preferências de convívio e privacidade.
Analise as comodidades oferecidas
Avalie se você terá acesso a estacionamento, as condições de segurança, áreas de lazer, área gourmet, opções de armazenamento. Escolha um imóvel que atenda ao seu estilo de vida.
Com essas considerações, você estará mais bem preparado para escolher o mini duplex que atenda às suas necessidades.
Qual a diferença para outros tipos de imóveis?
O mini duplex atende necessidades individuais, preferências e prioridades de moradia diferentes de outros tipos de imóveis. Que tal explorar cada uma das particularidades abaixo? Vamos lá:
Casa
Residenciais tipo casa costumam ganhar em espaço e privacidade se comparadas às mini duplexes. Apesar disso, existe casa arquitetada como mini duplex com a vantagem de ainda ter área externa com jardinagem, piscina, área de churrasqueira ou estacionamento.
Apartamento tradicional
Os apartamentos ficam em um único andar em um edifício em sua versão tradicional. Diferente de um apartamento duplex, que conta com dois níveis. Esses dois ainda costumam ter uma metragem bem maior que a de um mini duplex. Ainda assim, esse tipo pode incluir acesso a um terraço privado.
Loft
O loft traz um conceito de espaços mais livres de divisórias, proporcionando a sensação de ambientes maiores, com teto alto, estilo industrial — paredes de tijolos e tubulações aparentes. Um mini duplex pode trazer esse conceito, mas ainda há o benefício de possuir um segundo andar.
Kitnet
Esse tipo habitacional geralmente possui um único cômodo para dormitório, sala de estar, cozinha e banheiro em separado. A formatação de um mini duplex pode parecer com uma kitnet, já que as duas possuem espaços compactos. Porém, há um segundo andar que os diferenciam.
Leia mais: Saiba como encontrar a kitnet ideal para seu estilo de vida
Dicas para aproveitar o espaço do mini duplex
Para colocar toda a funcionalidade de um mini duplex em prática, vale conferir dicas incríveis que separamos para você. Assim, você otimiza a organização e aproveita o espaço. Confira os tópicos:
Separe ambientes privados das áreas comuns
Projete ambientes mais ordenados separando, claramente, as áreas comuns — como sala de estar e cozinha — das áreas privadas, como quartos e banheiros. Essa divisão torna o seu lar mais agradável de se viver..
Planeje a funcionalidade dos ambientes
Estude maneiras de otimizar cada ambiente do seu mini duplex para melhor atender às suas necessidades diárias. Analise, por exemplo, de que modo ter objetos à disposição para não precisar subir e descer a todo tempo.
Garanta boa iluminação
Analise se a entrada de luz é satisfatória para gerar a sensação de amplitude visual dos cômodos. Isso é vantajoso para o controle de umidade, preservação dos móveis e também favorece se você quiser decorar o seu lar com plantas. Você pode usar cortinas para regular a claridade e tornar tudo mais aconchegante.
Mantenha o mesmo estilo nos dois andares
Busque manter uma coerência de estilo na decoração dos dois andares de um mini duplex. Assim, você cria um ambiente atraente e unificado e uma sensação de harmonia, independentemente de onde você esteja no duplex.
Móveis como divisórias e multifuncionais
Móveis estrategicamente posicionados, como estantes ou aparadores, podem servir como divisórias entre diferentes áreas em um espaço, proporcionando definição e funcionalidade à decoração.
Considere o uso de divisórias, como estantes vazadas ou cortinas, para criar zonas distintas dentro do mini duplex, mantendo a privacidade quando preciso.
Além disso, vale investir em móveis que tenham múltiplas funções, como sofás-cama ou mesas dobráveis, para economizar espaço quando não estiverem em uso.
Armazenamento vertical
Utilize prateleiras, nichos e estantes nas paredes para aproveitar o espaço vertical e manter itens organizados e acessíveis. Existe até quem aproveite as sacadas de escadas para criar gavetas, outra forma de aproveitar o espaço.
Cores claras e espelhos
Dê preferências às cores claras nas paredes e use espelhos para refletir a luz e criar a sensação de um espaço mais amplo e arejado.
Encontre seu imóvei ideal em poucos cliques
Quer morar em um imóvel que seja perfeito para o seu estilo de vida? Você precisa de ferramentas tecnológicas para otimizar o processo, como a plataforma do QuintoAndar.
Aproveite os nossos mais de 70 filtros, para achar o que realmente deseja para a sua nova casa ou apartamento!.
Acesse o site ou app do QuintoAndar e encontre seu novo lar!
Carregando comentários...