As perspectivas para o mercado imobiliário em 2025 ainda estão um pouco incertas.
De um lado, viemos de um 2024 razoável, com bom desempenho dos segmentos de baixo e alto padrão.
De outro, o cenário econômico do país pode se deteriorar, o que pode prejudicar o mercado de imóveis para a classe média e dificultar os financiamentos.
Em qualquer contexto, contudo, existem boas oportunidades para o investidor construir e proteger seu patrimônio através do mercado imobiliário.
Navegue pelo conteúdo:
- Mercado imobiliário em 2024
- Tendências para o mercado imobiliário em 2025
- Imóveis são alternativa para preservar o capital em 2025
- Dúvidas sobre os estímulos às famílias de baixa renda
- Faça um bom negócio no mercado imobiliário em 2025
Mercado imobiliário em 2024
O mercado imobiliário registrou um bom ano em 2024. Apesar de as taxas de juros terem permanecido altas ao longo do período e da maior diligência da Caixa na concessão de crédito, o preço e o número de unidades lançadas subiu.
A grande estrela foi o programa Minha Casa, Minha Vida, que ampliou suas faixas de subsídio e renda e foi responsável pela venda de 380 mil imóveis no país, cerca de metade do total.
No segmento de alto e médio padrão, segundo dados da consultoria Brain, o volume financeiro de vendas subiu 17%, enquanto os novos lançamentos apresentaram leve alta, de 1%.
O valor médio negociado dos imóveis também subiu: cerca de 8%, contra um IPCA de 4,71% e um IGP-M de 6,54%.

Tendências para o mercado imobiliário em 2025
O cenário econômico para 2025 pode trazer dificuldades, mas também grandes oportunidades para o mercado imobiliário, a depender do segmento, dos objetivos e da posição do investidor.
Uma pesquisa da consultoria Deloitte, por exemplo, apontou otimismo do setor imobiliário como um todo, puxado pelo Minha Casa, Minha Vida.
Para o segmento de médio e alto padrão, a perspectiva é neutra. Abaixo, listamos como fatores macroeconômicos podem impactar a decisão de investir no mercado imobiliário.
Financiamento deve ficar mais difícil em 2025, mas pode ser oportunidade
Uma tendência para o mercado imobiliário em 2025 é a dificuldade em relação ao financiamento.
Por um lado, 2025 se inicia com uma perspectiva de alta dos juros, que já estão elevados.
O primeiro Boletim Focus de 2024, por exemplo, prevê a taxa Selic, hoje em 12,25% ao ano, em 15% ao fim de dezembro.
Como a Selic baliza todo o mercado de crédito nacional, sua subida deve pressionar também as taxas de financiamento imobiliário.
Leia mais: Como a taxa Selic interfere no mercado imobiliário
Por outro lado, a diminuição dos dinheiro guardado na poupança também está restringindo o dinheiro que pode ser ofertado no crédito imobiliário.
A própria Caixa, por exemplo, aumentou as exigências para financiar imóveis, aumentando o percentual de entrada exigido.
Toda essa dificuldade de crédito acaba desestimulando o mercado imobiliário, especialmente o de usados, que não tem tantos subsídios do governo.
Por um lado, isso dificulta a venda, especialmente para a classe média, que depende mais do financiamento bancário tradicional.
Contudo, favorece o investidor que possui dinheiro em caixa e pode comprar imóveis por preços mais baratos do que o habitual.
Além disso, se comprar imóveis fica mais difícil, o mercado de aluguéis se aquece.
Imóveis são alternativa para preservar o capital em 2025
Apesar das dificuldades de financiamento, o cenário econômico pode posicionar os imóveis como meio de preservação do patrimônio para investidores.
Com as dificuldades do governo em fazer o tão aclamado ajuste fiscal, o dólar e a inflação podem viver um 2025 de alta.
Nesse cenário, muitos investidores podem optar por colocar seu patrimônio em ativos reais, que não se desvalorizam com as flutuações financeiras. No Brasil, os imóveis são um exemplo clássico dessa categoria.
Assim, pode ser uma boa escolha para perfis mais conservadores aumentar a fatia imobilizada do patrimônio, sem comprometer a liquidez.
Leia mais: Investir em imóvel vale a pena?
Dúvidas sobre os estímulos às famílias de baixa renda
Embora o Minha Casa, Minha Vida tenha fomentado o setor em 2024 – e siga como aposta para 2025, a questão fiscal pode atrapalhar o programa.
Afinal, o governo será pressionado para cortar gastos – e o Orçamento como um todo pode sofrer com isso, forçando a revisão de subsídios e taxas diferenciadas.
Faça um bom negócio no mercado imobiliário em 2025
Em qualquer uma das pontas do mercado imobiliário que você esteja, o QuintoAndar pode te ajudar a fazer um bom negócio em 2025, mesmo com o mercado ainda incerto.
Para quem quer comprar um imóvel, o QuintoAndar oferece mais de 170 mil anúncios ativos, ampliando seu leque de opções, além de te ajudar a garimpar a melhor opção de financiamento imobiliário.
Já para quem deseja vender, a plataforma de moradia coloca à disposição uma capilaridade imensa de usuários, com 10 milhões de acessos mensais, bem como milhares de anúncios similares que podem te ajudar a balizar o preço ideal.
E para quem aluga, o QuintoAndar, além de conectar potenciais locatários e locadores, o faz de maneira ágil, segura e sem burocracias, fechando um contrato a cada 4 minutos.

Carregando comentários...