Junto a outros locais como a Feira do Açaí e a Praça do Relógio, o Mercado Ver-o-Peso integra o chamado Complexo Ver-o-Peso, sendo um dos mercados públicos mais antigos do Brasil.
Também conhecido como Mercado Municipal Bolonha de Peixe ou Mercado de Ferro, o Ver-o-Peso está às margens da baía do Guajará e ao lado da Estação das Docas.
A seguir você encontra mais detalhes sobre localização, o que você vai encontrar por lá e quais as principais atrações próximas ao Mercado Ver-o-Peso:
Navegue pelo conteúdo:
- O que encontrar no Mercado Ver-o-Peso?
- Onde fica o Mercado Ver-o-Peso?
- Complexo Ver-o-Peso
- Feira do Açaí
- Praça do Relógio
- Mercado das Carnes Francisco Bolonha
O que encontrar no Mercado Ver-o-Peso?
O mercado público Ver-o-Peso, além de ser uma feira livre a céu aberto, é uma zona portuária de pequeno porte em Belém.
O porto do mercado abastece a cidade com itens como: vestuário, ervas medicinais, e alimentos, tanto vindos das ilhas vizinhas da capital como dos municípios do interior, fornecidos por via fluvial.
Fundado em 1901, o local foi eleito uma das maravilhas do estado do Pará e uma das 7 Maravilhas do Brasil, sendo o ponto ideal para quem está em busca de comércios regionais.
O espaço tem barracas dos mais diversos segmentos, sendo os principais:
- Quiosques de confecção
- Quiosque de restaurantes
- Ervas medicinais
- Venda de carne, camarão e peixe seco (salgado)
Seja para fazer compras ou para um passeio pelo porto, ir ao Mercado Ver-o-Peso é uma ótima opção de lazer em Belém.
Leia também: O que fazer em Belém do Pará: conheça as 5 melhores opções de lazer da capital Paraense
Onde fica o Mercado Ver-o-Peso?
Veja abaixo o mapa de localização do Mercado Ver-o-Peso e as informações sobre o seu funcionamento.
Endereço: Boulevard Castilhos França s/n – Campina
Horários: Segunda à sábado, das 5h às 18h30
Complexo Ver-o-Peso
O Complexo arquitetônico e paisagístico do Ver-o-Peso ocupa uma área de 35 mil m² e iniciou com a construção do posto de fiscal e comercial “Casa de Haver-o-Peso”, em 1625.
O espaço tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1977, conta com uma série de construções históricas, seguindo a tendência francesa nomeada como “art nouveau la belle époque”.
Muitos produtos amazônicos só são encontrados por lá, ou seja, uma parada pelo local pode ser, além de um passeio cultural, uma boa opção para compras.
Confira a seguir quais os outros locais integram o complexo além do Mercado Ver-o-Peso:
Leia também: Praias de Belém do Pará: conheça quais praias visitar próximas à capital Paraense
Feira do Açaí
A Feira do Açaí faz parte do Complexo do Ver-o-Peso e acontece todos os dias a partir da 1h da manhã.
É pela feira que se abarca todo o açaí colhido nas florestas e ilhas da região. O estoque diário é vendido até por volta das 6h da manhã e, depois, segue rumo às outras cidades do Pará e estados brasileiros, além de outros países.
É possível provar a fruta in natura e repor a dispensa de açaí em casa. Pelo local, você ainda pode degustar o clássico prato da capital: o peixe frito com açaí.
O açaí para os moradores do Pará e de estados vizinhos da Região Norte é consumido diariamente como um prato salgado, que pode acompanhar algum tipo de proteína ou até mesmo farinha de mandioca — diferente do consumo no restante do país, onde a fruta é considerada uma sobremesa.
Praça do Relógio
A Praça Siqueira Campos ou Praça do Relógio é um logradouro público do Complexo Ver-o-Peso, conhecido por abrigar um relógio inglês no seu centro.
O patrimônio foi construído em 1930 pela empresa J.W. Benson e mede 12 metros de altura, com quatro luminárias na ponta de um relógio central que foi importado da Inglaterra.
Dar uma volta na praça para conhecer essa estrutura é um bom passeio para os que se interessam por história.
Mercado das Carnes Francisco Bolonha
O Mercado de Carnes Francisco Bolonha foi construído em 1867 e restaurado pelo arquiteto Francisco Bolonha em 1908, no já Complexo Ver-o-Peso.
Na arquitetura, os detalhes art nouveau e uso do ferro fundido vindo da Escócia chamam atenção para o local.
Nos pavilhões do mercado existem vários tipos de box que vendem: carnes, bebidas, refeições (café da manhã e almoço), artesanato, entre outros. O horário de funcionamento varia de acordo com cada estabelecimento.
Se já quiser aproveitar para fazer as compras do mês para a dispensa, o local é ideal pelos preços acessíveis e a variedade de opções.
Carregando comentários...