Com raízes na arquitetura islâmica e do Oriente Médio, o muxarabi oferece privacidade, iluminação natural e ventilação, enquanto adiciona um toque de sofisticação e cultura aos espaços internos e externos de casa.
Neste artigo, você explora conosco as origens históricas do muxarabi, suas características únicas e as diferentes formas de incorporar em casa esse elemento arquitetônico cativante!
- O que é muxarabi
- Origem
- Qual a diferença entre muxarabi e cobogó?
- Como é feito o muxarabi?
- Para que serve
- Características
- Privacidade
- Ventilação
- Iluminação
- Ornamentação
- Adaptabilidade
- Identidade
- Vantagens
- Desvantagens
- Inspirações e ideias
- Que tal encontrar um novo lar com muxarabi?
O que é muxarabi
Você já deve ter visto o muxarabi em edificações, nas fachadas e áreas externas, ou mesmo representado em espaços internos, como painéis e objetos de mobiliário que utilizam treliças entalhadas compondo ornamentos elaborados em padrões geométricos em madeira, metal ou concreto.
Com um visual clássico que remete ao período colonial brasileiro, e que em muito se assemelha ao cobogó, o muxarabi é um elemento vazado que garante privacidade, ventilação e iluminação natural, formando um design único e encantador.
E são essas características do muxarabi que destacam sua relevância histórica e cultural na arquitetura de origem oriental.
Origem
Também conhecido como mashrabiya ou meshrabiya, o muxarabi é um elemento arquitetônico tradicional da cultura islâmica, amplamente utilizado em países do Oriente Médio.
O muxarabi desempenha um papel importante na arquitetura, proporcionando beleza em padrões estéticos aos edifícios e preservando a cultura e tradição islâmica, já que era tradicionalmente utilizado para proteger as mulheres de olhares masculinos.
Qual a diferença entre muxarabi e cobogó?
Na verdade, o muxarabi e o cobogó são dois elementos que oferecem soluções criativas para atender aos mesmos objetivos, como controle de luz, privacidade e ventilação, agregando função estética.
Porém, as diferenças de cada um ficam por conta da identidade cultural e de detalhes estéticos mais específicos.
Enquanto o muxarabi tem origem islâmica e um design mais complexo e ornamentado, o cobogó é um elemento arquitetônico brasileiro, originário de Pernambuco, composto por blocos vazados de cerâmica ou concreto, formando padrões geométricos mais simples, utilizado principalmente para divisórias e fachadas.
Leia também: Esquadria: conheça suas principais funções e quais são os tipos mais comuns
Como é feito o muxarabi?
Formando uma ampla gama de opções de design e estilos arquitetônicos, os muxarabis podem ser feitos em diversos materiais, como:
- Madeira: Podem ser confeccionados em madeira, como cedro, mogno ou carvalho, conferindo durabilidade, aspecto natural e maior facilidade de entalhe aos intrincados padrões de design;
- Metal: Ferro forjado, alumínio e aço podem ser utilizados para criar muxarabis com um visual contemporâneo para projetos mais modernos, além de conferir durabilidade;
- Concreto: Concreto pré-moldado ou armado permitem a criação de designs de aparência sólida, mais robustos e duráveis, sendo uma boa opção para desenvolver projetos arquitetônicos em maior proporção;
- Plástico: Já os materiais plásticos, como polipropileno ou policarbonato, também podem ser utilizados para criar muxarabis mais contemporâneos, conferindo versatilidade ao design, leveza e resistência, além de poderem ter um valor mais em conta em relação aos outros materiais.
Agora, para saber qual é o melhor material para escolher, o ideal é considerar o estilo arquitetônico que você deseja utilizar, tendo em mente suas preferências estéticas e os próprios requisitos específicos do projeto.
Para que serve
De um modo geral, o muxarabi serve para proporcionar privacidade, permitir a passagem de luz natural e promover a ventilação em ambientes internos e externos, além de agregar valor estético e cultural aos projetos de arquitetura.
Características
Os muxarabis têm suas características próprias e listamos para você compreender mais detalhadamente a funcionalidade de cada uma delas:
Privacidade
Uma das principais características do muxarabi é a sua função de proporcionar mais privacidade em ambientes e espaços de circulação.
Isso porque seus ornamentos vazados facilitam o bloqueio de uma visão total e direta de fora da área onde o elemento arquitetônico pode estar posicionado.
Ventilação
Os ornamentos vazados do muxarabi facilitam a passagem de ar, melhorando a circulação e a ventilação interna dos espaços.
Então, para espaços mais quentes, essa característica funciona proporcionando uma melhor aclimatação, contribuindo com a manutenção da temperatura fresca e arejada do ambiente.
Iluminação
Sabe aquele espaço que pode ser menor e mais fechado? Pois bem, o muxarabi contribui para a entrada de luz natural nos ambientes internos a partir de suas pequenas brechas vazadas.
No caso das treliças entalhadas, por exemplo, elas atuam filtrando a luz, criando efeitos de sombra e adicionando uma atmosfera agradável e aconchegante aos espaços.
Ornamentação
Os padrões intrincados de detalhes vazados ou mesmo os entalhes elaborados formam uma ornamentação diferenciada para agregar ao projeto uma estética decorativa.
Por isso, o muxarabi pode servir como um elemento funcional que adiciona um toque de elegância e sofisticação a fachadas, janelas, áreas arquitetônicas e itens mobiliários.
Adaptabilidade
Outro ponto característico do muxarabi é sua versatilidade, já que o elemento pode ser utilizado em janelas, varandas, fachadas de edifícios e até mesmo em adornos de design de interiores, adaptando-se a diferentes contextos e propósitos arquitetônicos.
Identidade
Como o muxarabi tem uma característica tradicional da arquitetura de origem islâmica, seu design nutre uma beleza única e que é adaptável a edifícios ou ambientes que desejam imprimir essa identidade cultural, como um elemento de aspecto histórico, ou até mesmo mesclando-se a projetos mais contemporâneos.
Vantagens
Agora que você já conhece as principais características do muxarabi, talvez esteja se perguntando quais são as vantagens que este elemento proporciona.
Na verdade, suas características próprias são vantajosas por si só, proporcionando privacidade e permitindo a entrada de luz natural, contribuindo para uma ventilação de ambiente fresca e arejada.
Além disso, esse elemento elegante com detalhes intrincados permite ainda uma ampla gama de aplicações aos mais diferentes propósitos, seja em divisórias internas, áreas externas ou adornos nos itens mobiliários, imprimindo uma estética associada aos aspectos arquitetônicos da cultura islâmica.
Desvantagens
E é claro que, dependendo do objetivo e do projeto, o muxarabi pode ter suas desvantagens, como, por exemplo:
- Necessitar de uma manutenção regular devido à sua estrutura complexa e detalhada, exigindo cuidados especiais para garantir sua durabilidade;
- Se a ideia do elemento for preservar a visibilidade externa, um muxarabi pode limitar a função de uma conexão visual mais ampla;
- Pode necessitar de uma limpeza mais frequente, por conta do acúmulo de poeira e sujeira em seus entalhes;
- A depender de onde for aplicar, os custos de instalação e personalização do muxarabi podem ser mais elevados do que outras opções de elementos arquitetônicos.
Por essas e outras razões, o ideal é avaliar e ponderar se esses pontos podem ser considerados desvantagens em relação às vantagens, antes de tomar a decisão de acrescentar o muxarabi como um elemento funcional ou decorativo da sua casa.
Inspirações e ideias
Ficou com curiosidade e deseja conhecer inspirações e ideias para cogitar as possibilidades mais variadas das aplicações do muxarabi no seu lar? Então, veja algumas a seguir:
- Divisória: Você pode utilizar um muxarabi como uma divisória elegante e funcional entre espaços, criando ambientes distintos em áreas internas ou externas;
- Fachada ou janela: É possível acrescentar um muxarabi à fachada da casa ou às janelas, criando um elemento arquitetônico único, que garante privacidade e a entrada de luz natural;
- Varanda ou terraço: Instalar um muxarabi em varandas ou terraços pode servir para criar um espaço semi-privado, sem deixar de oferecer uma proteção contra vento e uma atmosfera acolhedora;
- Portas ou armários: Em portas de armários embutidos ou portas de entrada, os muxarabis adicionam um toque de personalidade, charme e elegância ao projeto;
- Painéis decorativos: Os muxarabis podem ir bem como painéis decorativos nas paredes internas, conferindo um elemento estético personalizado e elegante;
- Pergolado: Que tal projetar um pergolado com muxarabi no jardim ou área externa de casa? Oferece sombra, privacidade e deixa seu projeto bem visualmente atraente;
- Detalhes: Você sabia que dá para aproveitar pequenos elementos de muxarabi, como painéis decorativos em paredes ou como parte da estrutura de móveis, para adicionar um toque de sofisticação? Assim, você também acrescenta um estilo único aos detalhes que estão presentes dentro de casa!
Que tal encontrar um novo lar com muxarabi?
Gostou de conhecer algumas das principais características, funções e ideias inspiradoras do muxarabi? Então, que tal encontrar o imóvel ideal para colocar o seu e deixar o lar ainda mais aconchegante? Para isso, você pode contar com o QuintoAndar, a maior plataforma de moradia da América Latina.
É fácil encontrar um imóvel que atenda todas as suas necessidades, já que em nosso site ou app você conta com mais de 70 filtros de busca que facilitam a pesquisa de quem está procurando um novo lar para morar.
Aproveite as fotos profissionais dos imóveis que te interessam e comece a planejar ambientes encantadores com muxarabi para a sua próxima casa!
Carregando comentários...