Com o desenvolvimento de novas linhas do Metrô em São Paulo, a mobilidade urbana na região se vê diante de uma transformação significativa, fundamental para melhorar a qualidade de vida de seus moradores e visitantes.

Para acompanhar a crescente demanda e garantir um transporte eficiente, a expansão e melhoria contínua da rede metroviária seguem a todo vapor e, neste artigo, te deixamos por dentro das novidades previstas em estações de metrôs e trens.

Veja melhor a seguir:

Mobilidade urbana em São Paulo

A mobilidade urbana em São Paulo é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento da cidade, com o metrô desempenhando um papel crucial na interligação das diversas regiões.

De acordo com a Pesquisa Origem e Destino, elaborada pelo Metrô SP, o transporte sobre trilhos na Grande São Paulo cresceu 53% em viagens diárias entre 2007 e 2017.

Em 2017, o metrô e o trem somaram 3,4 milhões e 1,3 milhão de viagens diárias, respectivamente, tornando-se a modalidade de transporte com maior crescimento na região.

Durante o mesmo período, o tempo médio das viagens de transporte coletivo diminuiu de 67 para 60 minutos.

No entanto, para seguir proporcionando um transporte rápido e eficiente, projetos de expansão e melhorias contínuas da rede metroviária são essenciais para atender à crescente demanda da população, além de contribuir na qualidade de vida.

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Mapa e funcionamento do Metrô de SP

Atualmente, o Metrô de São Paulo possui 6 linhas principais: Azul, Verde, Vermelha, Amarela, Lilás e Prata. Além disso, o transporte faz integração com as 7 linhas da CPTM, que conectam a capital a outros municípios da região metropolitana.

Seus principais terminais rodoviários são acessíveis pelo metrô, como Barra Funda (Linha Vermelha), Tietê e Jabaquara (ambos na Linha Azul). 

Para se locomover de metrô, é preciso saber o endereço em que você deseja chegar e analisar qual a linha possui a estação mais próxima ao seu destino final.

Depois disso, você deve ver pelo mapa qual dos dois lados, entre as extremidades da linha, está a estação que você deve descer e seguir por essa direção. 

Confira abaixo o mapa completo do Metrô: 

Imagem que mostra o mapa do metrô de São Paulo
(Clique na imagem para ampliar)

Horários do Metrô SP

É importante saber que todas estações de metrô de São Paulo funcionam entre o período das 4h40 à meia-noite, todos os dias da semana, inclusive em feriados. 

Para ficar por dentro dos horários em que o metrô chegará na estação em que você está aguardando, você pode baixar o aplicativo Metrô de São Paulo Oficial que já está disponível para o sistema Android ou iOS. Assim, você consegue planejar com antecedência o tempo previsto para o seu trajeto.

Valor do Metrô SP

Em janeiro de 2024, o valor da tarifa inteira passou para R$ 5. Para estudantes, o valor reduz pela metade, sendo R$ 2,50.

Vale saber que, pagando a tarifa do metrô uma vez, você pode se deslocar entre as estações e linhas sem a necessidade de pagar novamente por um período de até 3 horas. 

No entanto, é possível fazer a integração para metrôs, trens (gratuitamente) e ônibus com o Bilhete Único, onde a tarifa comum fica R$8,20.

Também há a possibilidade de ter o Bilhete QR Code digital, com o mesmo valor da tarifa comum, mas com a praticidade de poder ser adquirido e utilizado direto pelo celular, aproximando o código do leitor nas catracas.

Você pode adquirir o Bilhete QR Code baixando o aplicativo TOP – Aplicativo de Mobilidade, disponível para download em Android e IOS.

Novas linhas de Metrô SP

Atualmente, o Metrô de São Paulo opera várias linhas, incluindo a Linha 1 – Azul, Linha 2 – Verde, Linha 3 – Vermelha, Linha 4 – Amarela, Linha 5 – Lilás e Linha 15 – Prata.

Além disso, estão em curso projetos para a criação de novas linhas, como a Linha 6 – Laranja, Linha 16 – Violeta, Linha 17 – Ouro, Linha 19 – Celeste, Linha 20 – Rosa e Linha 22 – Marrom.

Etapas dos projetos

Essas novas linhas visam expandir a cobertura do metrô e melhorar a conectividade entre diferentes áreas da cidade.

Mas de uma maneira geral, resumimos um pouco mais da etapas que estão por trás do desenvolvimento dos empreendimentos metroviários em São Paulo, dividindo-os em:

  • Concluídas e em melhoria: Linhas 1 – Azul, 3 – Vermelha, 4 – Amarela e 5 – Lilás
  • Em construção e expansão: Linha 2 – Verde, Linha 6 – Laranja (privada), Linha 15 – Prata e Linha 17 – Ouro
  • Em projeto: Linha 16 – Violeta, Linha 19 – Celeste, Linha 20 – Rosa e Linha 22 – Marrom

Com as etapas necessárias para atender à modernização, o desafio para os próximos anos deverá ser finalizar as obras iniciadas e garantir condições para a implantação de novos trechos.

E para isso, a parceria pública com a iniciativa privada pode ser fundamental na aceleração desses empreendimentos.

Melhorias nas linhas existentes

A seguir, você fica por dentro das melhorias que estão sendo realizadas nas linhas que já existem em operação, de acordo com o Relatório de Expansão, Obras e Modernização de maio de 2024 do Metrô SP e os anúncios de pacotes das concessionárias ViaMobilidade e a ViaQuatro no mesmo mês.

Linha 1 – Azul

A Linha 1 – Azul, a primeira linha de metrô de São Paulo, conhecida por ligar as zonas Norte e Sul, está passando por importantes melhorias.

Um exemplo é a ampliação da estação de metrô São Joaquim, que será necessária para atender à futura demanda de passageiros com a chegada da Linha 6 – Laranja ao Centro de São Paulo. 

Atualmente, a ampliação da estação São Joaquim está na fase de elaboração do projeto básico.

Inaugurada em 1974, conecta a Zona Norte à Zona Sul, passando por pontos-chave como a estação Sé e Portuguesa-Tietê.

Linha 2 – Verde

A Linha 2 – Verde está em fase de expansão entre as estações Vila Prudente e Penha, que irão atender a Zona Leste de São Paulo e se integrar com as linhas Linha 3 – Vermelha e 11 – Coral da CPTM.

Essa integração deverá reduzir a demanda nas estações centrais, proporcionando uma ligação alternativa à região central, além da expansão oeste da Linha 2-Verde, incluindo a estação Cerro Corá.

Iniciou operações em 1991, ligando a Zona Norte à Zona Sudoeste, com destaque para a estação Consolação como ponto de transferência.

Linha 3 – Vermelha

Na Linha 3 – Vermelha, a implantação das portas de plataforma está em progresso, com fachadas sendo implantadas nas estações Corinthians-Itaquera, Vila Matilde, Belém, Bresser-Mooca e Palmeiras-Barra Funda.

Além disso, o novo sistema de sinalização CBTC (Controle de Trens Baseado em Comunicação) permitirá a otimização do tráfego de trens, reduzindo o intervalo e gerando economia de energia.

Uma das mais movimentadas, desde 1979 conecta a Zona Oeste à Zona Leste, essencial para residentes e visitantes.

Linha 4 – Amarela

Operada pela ViaQuatro, a Linha 4 – Amarela ainda conta com algumas obras sob responsabilidade do Metrô de São Paulo.

Uma delas é o acesso da estação Paulista para a rua Bela Cintra, que possibilitará uma nova opção de acesso, além do túnel entre as estações Consolação e Paulista.

O Metrô também está retirando pendências de obras recentemente entregues, como na estação Vila Sônia.

Inaugurada em 2010, a linha conecta a Zona Oeste à Zona Sul, com acesso direto ao Aeroporto de Congonhas.

Linha 5 – Lilás

Operada pela ViaMobilidade, a Linha 5 – Lilás está passando por adequações e atualizações menores para o bom funcionamento das instalações, necessárias para garantir a eficiência e a segurança do sistema.

A linha estende-se da Zona Sul à Zona Sudoeste desde 2002, servindo áreas como Moema e o Shopping Interlagos.

Linha 15 – Prata

Na Linha 15 – Prata, operada por monotrilho, estão em elaboração projetos básicos e executivos, além da implantação de novas estações.

A expansão leste incluirá as estações Boa Esperança e Jacu Pêssego, enquanto na parte oeste serão construídas novas vias e a estação Ipiranga, que se conectará com a Linha 10 – Turquesa.

Essa expansão melhora a situação atual da estação Vila Prudente, que recebe grande parte da demanda da linha, que opera desde 2014 com trens automatizados, em expansão da Zona Leste até áreas como São Mateus.

Expansão das novas linhas de metrô em SP

Agora que você já está sabendo um pouco mais sobre as linhas existentes, veja a seguir algumas informações sobre a futura expansão das linhas do metrô em São Paulo:

Linha 6 – Laranja

As obras da Linha 6 – Laranja são de responsabilidade da LinhaUni e da construtora Acciona, sem participação direta do Metrô de São Paulo, entretanto, está em fase de construção e será uma importante adição à rede metroviária de São Paulo.

Com previsão de conclusão em 2027, será a maior obra de infraestrutura da América Latina, conectando áreas estratégicas e reduzindo os tempos de viagem significativamente.

A linha ligará a região da Brasilândia à estação São Joaquim, com 15,3 km de extensão e contando com 15 estações.

Linha 16 – Violeta

A Linha 16 – Violeta está com seu projeto diretor finalizado, incluindo a realização do EIA/RIMA.

A princípio, a linha deverá fazer um percurso com 32 km de extensão, integrando-se com linhas de metrô e trens metropolitanos, da região dos Jardins (estação Oscar Freire) até Cidade Tiradentes.

O projeto da Linha Laranja do Metrô ligará a região da Brasilândia à estação São Joaquim, com 15,3 km de extensão e contando com 15 estações.

Linha 17 – Ouro

A Linha 17 – Ouro está em fase de projetos básicos, executivos e implantação, no entanto os primeiros trens estão sendo fabricados na China pela BYD.

A nova linha de monotrilho, em sua primeira fase, ligará o Aeroporto de Congonhas às Linhas 5 – Lilás e Linha 9 – Esmeralda da CPTM, devendo contar com um sistema moderno para se mover com bateria em caso de falta de energia.

Promete ser uma alternativa rápida e conveniente para os passageiros que precisam se deslocar entre importantes centros comerciais e residenciais da cidade.

Linha 19 – Celeste

A Linha 19 – Celeste está em fase de elaboração do projeto básico e obtenção de licenças ambientais, mas planeja conectar Mooca a Itaquera, beneficiando a Zona Leste com acesso facilitado a pontos de interesse como o estádio do Corinthians (Neo Química Arena).

Com a finalização do projeto básico, o Metrô poderá realizar a licitação para o projeto executivo e as obras de implantação.

Linha 20 – Rosa

Para a Linha 20 – Rosa, o anteprojeto de engenharia e o EIA-RIMA, que é um dos estudos de impactos socioambientais necessários nos processos iniciais das obras, estão concluídos.

A linha ligará o município de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, à Lapa, na Zona Oeste de São Paulo.

Ao todo, a futura Linha 20-Rosa que está em fase de projeto pelo Metrô contará com 24 estações em 31,1 km de extensão, ligando a Santa Marina (região da Lapa) a Santo André, passando por São Bernardo do Campo, além dos bairros de São Paulo como Pinheiros, Itaim, Jardins, Moema, São Judas e Cursino.

Linha 22 – Marrom

A Linha 22 – Marrom teve parte de seu projeto repaginado e está com a empresa selecionada para o novo anteprojeto de engenharia e EIA-RIMA, estudo de impacto socioambiental.

A linha ligará a estação Sumaré até Cotia, com 19 estações percorrendo 30 km de extensão até a estação da Zona Oeste.

Estações de trem e metrô: Investimentos ViaMobilidade e ViaQuatro

Em abril de 2024, o consórcio entre ViaMobilidade e ViaQuatro, do Grupo CCR, anunciou para um investimento de R$ 525 milhões no ano para melhorar acessibilidade, conforto e segurança nas estações de trens metropolitanos e metrôs das linhas 4, 5, 8 e 9:

  • Cidade Jardim
  • Berrini
  • Jurubatuba
  • Socorro
  • Primavera-Interlagos
  • Barueri
  • Palmeiras-Barra Funda
  • Carapicuíba
  • Vila Olímpia
  • Cidade Universitária
  • Morumbi
  • Lapa
  • Imperatriz Leopoldina
  • Comandante Sampaio
  • Santa Terezinha
  • Sagrado Coração
  • Júlio Prestes
  • Osasco
  • General Miguel Costa
  • Domingos de Moraes
  • Grajaú
  • Santo Amaro

Outras informações sobre obras de Metrô SP e CPTM

Ao lado do Metrô SP, a CPTM está implementando uma série de melhorias significativas em suas linhas e estações na Região Metropolitana de São Paulo:

  • A Linha 13 – Jade foi expandida para integrar Guarulhos ao sistema de transporte coletivo, conectando o Aeroporto de Guarulhos ao Terminal Rodoviário na estação Barra Funda, utilizando infraestruturas das Linhas 11 – Coral e 12 – Safira;
  • Simultaneamente, na Estação da Luz, um ponto crucial de integração para várias linhas, estão em andamento obras para construir um túnel que conectará a estação à Linha 4 – Amarela, visando melhorar o fluxo de passageiros;
  • Além disso, diversas intervenções estão sendo realizadas para melhorar a infraestrutura e a acessibilidade na Estação Manoel Feio, garantindo segurança e conforto conforme as normas vigentes;
  • Na Estação Aracaré, inaugurada na década de 50, estão sendo planejadas obras para melhorar a acessibilidade e segurança dos passageiros que utilizam a Linha 12 – Safira;
  • A extensão da Linha 9 – Esmeralda até Varginha incluirá uma nova estação intermediária e infraestruturas como viadutos rodoviários e pátio, beneficiando aproximadamente 800 mil moradores da região sul de São Paulo com maior mobilidade;
  • Paralelamente, melhorias nas Linhas 10, 11 e 12 incluem aumento da potência instalada e implantação de sistemas como o CBTC para aumentar a frequência de trens e estender a Linha 13 – Jade até o Centro de São Paulo.

Vale saber que esses projetos para infraestrutura, como suprimento de energia de tração e implementação de tecnologias têm previsões de conclusão até o segundo semestre de 2025.

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