Se você procura relaxar ou caçar aventuras, Lagoa Santa é o destino ideal. Com cenários paradisíacos de florestas, a cidade é convidativa para caminhadas, trilhas guiadas, escaladas, rapel e pedaladas nas montanhas.
Veja algumas dicas sobre o que fazer em Lagoa Santa e aproveite os pontos de lazer e contato com a natureza mais marcantes.
Confira o que você vai ler por aqui:
- Lagoa Santa: história e localização
- 7 dicas do que fazer em Lagoa Santa
- 1. Parque do Sumidouro
- 2. Lagoa Central
- 3. Feira de Artesanato
- 4. Mercadão Internacional
- 5. Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde
- 6. Casa Fernão Dias
- 7. Parque Nacional da Serra do Cipó
- Restaurantes e pratos típicos
- Encontre seu novo lar ideal com o QuintoAndar!
Lagoa Santa: história e localização
A cidade mineira de Lagoa Santa é surpreendente por suas grutas e riquezas naturais e pré-históricas. Ela fica a 35 km de Belo Horizonte, ao norte da capital, em Minas Gerais, e tem 85 anos.
A região tem misticidade devido às suas águas. O tropeiro Felipe Rodrigues veio de São Paulo até essas terras, em 1733, e relatou alívio de dores nas pernas ao banhar-se na lagoa. A cura milagrosa atraiu peregrinos e a fama foi tanta que as águas da região foram levadas para Portugal, mas a exportação foi proibida.
O município foi distrito de Santa Luzia e em 1938 tornou-se cidade, formada pelos distritos de Lagoinha de Fora e Lapinha, com ricas descobertas de fósseis humanos e de animais milenares.
Um deles é o crânio “Homem de Lagoa Santa”, descoberto pelo paleontologista dinamarquês Peter Wilhelm Lund em 1840, na gruta do Sumidouro. Lund é uma referência mundial na área e passou anos na cidade.
Lagoa Santa tem mais de 75 mil habitantes e tem áreas de preservação natural e variados restaurantes, bares, hotéis e atividades culturais.
Entre as manifestações culturais locais estão o Congado e o Candombe, ligados à cultura africana, e grupos de folia de Reis, celebrando o nascimento de Cristo.
7 dicas do que fazer em Lagoa Santa
As programações diurnas incluem aventuras, passeios em museus e gastronomia variada. Já à noite existem bares, restaurantes e passeios pela cidade. Confira os pontos imperdíveis na cidade:
1. Parque do Sumidouro
O Parque do Sumidouro oferece emocionantes aventuras, sendo a Gruta da Lapinha um dos pontos mais visitados, caverna profunda formada por calcário e sedimentos marítimos e pinturas rupestres. O passeio dura cerca de uma hora e é adequado para crianças.
Perto da gruta, tem o Museu Arqueológico da Lapinha (o Castelinho) que exibe fósseis humanos de mais de 10 mil anos, ferramentas e cerâmicas pré-históricas.
No parque, você pode praticar escaladas, rapel, trekking — que são caminhadas de longa duração por trilhas naturais, e andar de bicicleta pelas trilhas cheias de vegetação e rochas. Há caminhos que passam, ainda, pela Gruta da Macumba.
Outra atração é o Museu Peter Lund — batizado com o nome do cientista dinamarquês considerado o pai da paleontologia brasileira — com fósseis de pessoas e animais encontrados na região e a trajetória de vida do cientista. Lembre-se de usar calçados fechados. O parque abre das 8h30 às 17 horas, com restaurante e ingresso necessário.
Veja abaixo o mapa de localização do Parque:
2. Lagoa Central
Às margens da Lagoa Central, nasceu o primeiro povoado da cidade, atraindo pessoas pelas águas consideradas curativas. As águas não são próprias para banho, mas é possível fazer outros esportes aquáticos. O lugar é perfeito para passeios, andar de bicicleta, piquenique e admirar o pôr do sol.
Na lagoa você pode praticar stand-up paddle (o remo em pé), prancha à vela (windsurf), andar de veleiros, botes, caiaques e iates. A prefeitura faz a proibição do mergulho. A lagoa fica bem no centro da cidade, na avenida Getúlio Vargas, s/n.
Veja a seguir o mapa de localização da Lagoa:
3. Feira de Artesanato
Aos domingos, desfrute da feira de artesanato na orla da Lagoa Central, até o início da tarde. A feira reúne dezenas de artesãos, oferece pratos típicos, doces artesanais e apresentações artísticas e musicais. Uma das performances de rua é da Corporação Musical de Santa Cecília, apresentada nos fins de semana.
4. Mercadão Internacional
Uma das atrações imperdíveis é o Mercadão Internacional de Lagoa Santa, no centro, com diversas atrações e eventos. Lá, você prova queijos, doces, aprecia pratos típicos como o torresmo de rolo, confere artesanatos, produtos internacionais, restaurantes com música ao vivo, bares e performances. Na área externa, encontra um avião, ponto certo para selfies. O mercadão só não abre às segundas-feiras.
Veja a seguir o mapa de localização do Mercadão:
5. Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde
Um ponto muito celebrado é a Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde, dedicada à padroeira de Lagoa Santa. Construída em 1819, a igreja foi reconstruída nos anos 60 com um estilo moderno de abóbada, em formato de arco.
Todo ano, o local atrai milhares de fiéis em busca de curas. A igreja fica na praça Doutor Lund, em Miguel Antônio Salomão, e abre diariamente, geralmente até às 19 horas, e às segundas-feiras até, às 17h30.
Veja abaixo o mapa de localização da Igreja:
6. Casa Fernão Dias
Na Casa Fernão Dias, você conhece a história do bandeirante Fernão Dias, que explorou a área junto à tropa em busca de ouro e pedras preciosas. O centro cultural exibe objetos e imagens em seu acervo, em uma área de construção histórica bonita na praça Fernão Dias, distrito de Quinta do Sumidouro, Pedro Leopoldo. Aberto de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas.
Veja abaixo o mapa de localização da Casa Fernão Dias:
7. Parque Nacional da Serra do Cipó
Apesar de não estar localizado em Lagoa Santa, O Parque Nacional da Serra do Cipó fica nas redondezas e também é um passeio imperdível para os apaixonados por cachoeiras e piscinas naturais.
Localizado a 60 km de Lagoa Santa, no distrito de Santana do Riacho, em Cardeal Mota, suas águas são cercadas por impressionantes paredões rochosos, principalmente ao mergulhar no Cânion das Bandeirinhas, além do banho na Cachoeira da Farofa.
No próprio distrito, você encontrará as cachoeiras Véu da Noiva e Cachoeira Grande, restaurantes, bares e lojas de artesanato.
Veja abaixo o mapa de localização do Parque:
Restaurantes e pratos típicos
Todas as delícias da culinária mineira, como o frango com quiabo e o doce de leite, além de cerveja gelada e culinárias estrangeiras podem ser saboreadas em Lagoa Santa. O Mercadão Internacional e a Feira na orla da Lagoa Central são excelentes opções gastronômicas. Confira outros ótimos locais para comer em Lagoa Santa:
- Cabana da Praia: o restaurante permite saborear um prato em frente a um dos cartões postais da cidade, a Lagoa Central. Desfrute de um clima praiano, pratos e porções diversas, pizza e área de brinquedos.
- Restaurante Flamboyant: o local é aconchegante e oferece carnes, tropeiro, tábua de frios e outros pratos brasileiros, área de brinquedos, e fica junto à Lagoa Central.
- Meu Bhar Orla: point do agito para beber cervejas e drinks, escutar música ao vivo e curtir com amigos, em Luiz Toledo.
- Cantinho da Luci: o restaurante e pousada, localizado na Lapinha, é um ambiente bonito, que tem carnes, peixes e self-service com muitas outras opções.
Leia também: Conheça as melhores cidades para morar em Minas Gerais
Encontre seu novo lar ideal com o QuintoAndar!
É impressionante quantos lugares incríveis existem na Região Metropolitana de Belo Horizonte, como o município de Lagoa Santa. Saiba que lá ou onde você preferir, é fácil de encontrar a casa ou apartamento dos sonhos com o QuintoAndar.
Com os filtros de pesquisa disponíveis na plataforma, você seleciona as características mais importantes que deseja para seu imóvei e acha, sem perder tempo.
Acesse o site ou app do QuintoAndar e encontre seu novo lar!
Carregando comentários...