Reparo no imóvel: responsabilidade do proprietário ou do inquilino?

Uma lista rápida pra você não ter dúvida nenhuma sobre o assunto

Por Redação - 17/10/2018 às 21:27
Atualizado: 09/10/2024 às 12:24
Casal faz reparo em apartamento

É normal que estruturas e objetos usados com frequência precisem de manutenção ou algum reparo. Mas como saber quais são as responsabilidades do proprietário e as do inquilino? A Lei do Inquilinato é bem abrangente em todos esses detalhes. E pra buscar um maior equilíbrio na relação entre as duas partes, o MeuLugar reuniu aqui algumas diretrizes que regem os contratos administrados pelo QuintoAndar.

Quem é o locador e quem é o locatário?

Os dois termos são parecidos e podem gerar uma certa confusão. São as duas partes envolvidas em um contrato imobiliário. E a diferença entre locador e locatário é que o primeiro é o dono do imóvel. É quem o disponibiliza pra locação. E o segundo é o inquilino, propriamente dito.

Veja quais são as responsabilidades conforme o tempo de contrato:

Início da locação (primeiros 40 dias)

Reparos que são obrigações do locador:

Reparo hidraulico

Alguns problemas só são identificados com o uso diário do imóvel. Algumas vezes, um equipamento estava em funcionamento, mas já na iminência de falhar. Por isso, o QuintoAndar adotou 40 dias como um prazo razoável pra que vícios anteriores à locação se manifestem. Coisas como:

  • Mau funcionamento de torneiras, sifões, registros, duchas higiênicas, vasos sanitários;
  • Vedação ineficiente de box, pias e cubas;
  • Ralos e vasos sanitários entupidos;
  • Mau funcionamento de tomadas, interruptores e pontos de luz;
  • Problemas em ar condicionado e eletrodomésticos;
  • Móveis sem funcionamento – como um armário cuja porta não abre ou fecha direito;
  • Problemas no aquecedor a gás;
  • Mau funcionamento de persianas externas.

Imóveis pra alugar pelo QuintoAndar em São Paulo:

Algumas benfeitorias que podem ser negociadas com o proprietário (considerando que os problemas foram registrados na vistoria de entrada).  Veja quais são:

  • Instalação de soquetes;
  • Troca de espelhos de tomadas e interruptores;
  • Torneiras elétricas sem funcionamento;
  • Mau funcionamento de portas, maçanetas e janelas;
  • Compra de chaves pra portas internas;
  • Substituição de vidros trincados;
  • Fixação de rodapés;
  • Mau funcionamento de persianas internas.

Se você é inquilino e precisa comunicar o proprietário sobre um reparo de responsabilidade dele, envie uma mensagem pro QuintoAndar aqui: quin.to/reparos. Neste espaço, você também pode negociar uma melhoria ou comunicar sobre algum problema no imóvel.

Reparo - Mulher lê em sofá próximo a janela com persiana

Reparo após os primeiros 40 dias de locação

Reparos de responsabilidade do inquilino:

  • Mau funcionamento de torneiras, sifões, registros, duchas higiênicas e vasos sanitários;
  • Vedação ineficiente de box, pias e cubas;
  • Ralos e vasos sanitários entupidos;
  • Mau funcionamento de tomadas, interruptores e pontos de luz;
  • Problemas em ar condicionado e eletrodomésticos;
  • Móveis sem funcionamento;
  • Manutenções preventivas no aquecedor a gás (como troca de pilhas ou filtro, limpeza e regulagem);
  • Mau funcionamento de persianas externas.

Imóveis pra alugar em Belo Horizonte pelo QuintoAndar:

Reparo no início, meio e fim da locação

Reparos de responsabilidade do proprietário:

  • Infiltrações;
  • Problemas hidráulicos que necessitem quebra de paredes (consertos em tubulações);
  • Problemas na fiação elétrica e no quadro de forças;
  • Vazamentos de gás;
  • Problemas no aquecedor a gás, com exceção dos sanados por manutenções preventivas;
  • Janelas com folha solta ou entrada de água pela moldura;
  • Descupinização, quando iniciada em objetos de madeira do imóvel;
  • Queda de pias, cubas e móveis fixados em paredes;
  • Estufamento/descolamento de revestimentos de paredes e pisos;
  • Problemas em telhados, calhas e caixa d’água.

Reparos/benfeitorias de responsabilidade do inquilino:

Reparo - Troca de fechadura e chaves
  • Troca de lâmpadas;
  • Troca de miolos de fechadura;
  • Troca da resistência de chuveiros ou de chuveiros queimados;
  • Desobstrução e limpeza de chuveiros;
  • Instalação/substituição de assentos sanitários;
  • Dedetização;
  • Problemas em portões externos, piscinas e jardins.

Benfeitorias que podem ser negociadas com o proprietário:

  • Envidraçamento de sacada;
  • Instalação de redes de proteção;
  • Pintura;
  • Instalação de chave tetra;
  • Instalação de móveis;
  • Troca do modelo das tomadas;
  • Reforço elétrico pra maior suporte de equipamentos.

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