Passear pelo Centro de Vitória, no Espírito Santo, é se deparar com antigas construções que chamam atenção pela beleza. E sem dúvidas, uma delas é o Theatro Carlos Gomes. Em processo de restauração, o espaço de arte e música tem muitas histórias por trás de suas paredes.
Quer conhecer um pouco mais sobre este lugar encantador? Então continue conosco para a leitura a seguir!
Navegue pelo conteúdo:
- História do Theatro Carlos Gomes
- Construção
- Cinema
- Espetáculos
- Restauração
- Estrutura
- Funcionamento do Theatro Carlos Gomes
História do Theatro Carlos Gomes
O Theatro Carlos Gomes é um espaço cultural situado na Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória, e é uma das construções mais antigas da cidade.
Inaugurado em 1927, sua arquitetura eclética mistura os estilos neoclássico e renascentista, uma obra projetada dois anos antes pelo arquiteto italiano André Carloni e inspirada no mesmo conceito do Teatro Scala de Milão, na Itália.
Construção
Antes da inauguração do Theatro Carlos Gomes, existia um antigo teatro chamado Melpômene que foi parcialmente destruído por um incêndio, em 1924.
Como à época a região do Centro passava pelas suas primeiras urbanizações, como a ampliação da praça, deu-se a oportunidade de reestruturar o teatro, então, as colunas de ferro fundido do antigo Melpômene foram reaproveitadas para dar sustentação aos balcões e galerias.
Cinema
Com o Governo do Estado administrando o teatro, em 1929, a crise do café levou à mudança na gestão do espaço, que, assumida por uma firma particular, transformou-o em cinema.
Espetáculos
Atualmente, o Theatro Carlos Gomes está sob gestão da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e é um lugar voltado para espetáculos nacionais e internacionais de artes cênicas e música.
Outro ponto é que o Theatro Carlos está passando por um processo de restauração, então os espetáculos foram temporariamente suspensos no local e transferidos para o Palácio Sônia Cabral, a antiga Assembléia Legislativa, ao lado do Palácio Anchieta, também no Centro de Vitória.
Restauração
Em 2020, durante um processo de pesquisa para a restauração do teatro, uma equipe de especialistas composta por engenheiros e arquitetos encontrou vestígios e características de até 12 camadas de tinta por baixo das pinturas e do revestimento.
Junto à prefeitura, a prospecção realizada na ocasião constatou que grande parte das pinturas encontradas por trás das camadas das paredes foram feitas a partir de um molde vazado para a aplicação de um desenho de maneira repetida.
A técnica é chamada de estêncil e foi muito utilizada no final do século XIX em Vitória por artesãos, em sua maioria imigrantes italianos.
Estrutura
A estrutura do Theatro Carlos Gomes tem capacidade para 415 pessoas, hall de recepção, dois níveis de camarotes suspensos e um de seus detalhes fica por conta da pintura no teto assinada pelo pintor impressionista Homero Massena. O patrimônio é tombado pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC) desde 1983.
Funcionamento do Theatro Carlos Gomes
Endereço: Praça Costa Pereira, 25 – Centro de Vitória
Horários: Bilheteria: Terça a domingo, exceto feriados, das 13h às 19h.
Teatro: Terça a sábado, a partir das 9h, domingos, a partir das 13h e feriados, a partir das 15h, quando há programação.
Visitação: Terça a sábado, das 9h às 17h, domingos e feriados, das 13h às 17h.
Telefone: (27) 3132-8399
Veja no mapa a localização exata:
Carregando comentários...