Montar um jardim vertical na sua casa ou apartamento é uma excelente opção para quem não tem muito espaço. De fácil manutenção e manuseio, ele é prático e fácil de fazer. Confira o passo a passo de como fazer um jardim vertical!
Leve em consideração locais com luz, ventilação e que seja possível fazer a irrigação das plantas sem se preocupar em danificar outros móveis. Se não tem paredes que recebam a luz do sol diretamente, aproveite as plantas que se adaptam apenas com a claridade solar.
Se no espaço bater muito sol, opte por espécies mais resistentes, como: orquídea-grapete, aspargo-pluma e brilhantina. Onde tem meia-sombra ou para dentro de casa, escolha espécies como samambaia, bromélia, flor-de-maio, entre outras.
A estrutura é importante pois é nela que as plantas vão se desenvolver e deixar o jardim bem vistoso. Alguns tipos são: - Bloco de madeira ou pallet; - Canos de PVC; - Blocos de cerâmica (como na foto acima); - Vasos individuais.
Sabendo as necessidades de cada planta, procure um método de irrigação e luz. Se o local não tiver nenhum tipo de claridade, escolha a iluminação artificial. Para a irrigação, o sistema de gotejamento é muito prático, com a opção até mesmo de vasos auto irrigáveis.