IPCA desacelera mais e varia 0,23% em maio. Saiba se isso interfere ou não no seu aluguel

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, no dia 7 de junho, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de maio de 2023, que apresentou alta de 0,23%, uma nova desaceleração após a variação de 0,61% em abril.

Com isso, o IPCA acumulado no ano é de 2,95%

Em maio de 2022, a variação foi de 0,47%.

Vídeo que ilustra stories sobre IPCA mostra uma pessoa fazendo cálculos mentalmente. Há números e fórmulas saindo da cabeça dela sinalizando isso.

Como isso impacta no seu aluguel? Por conta da grande alta do IGP-M iniciada em meados de 2020, os novos contratos firmados pelo QuintoAndar com propostas enviadas a partir de 26/11/2020 passaram a ter o IPCA como referência para o reajuste de aluguel.

Vídeo que ilustra stories sobre IPCA mostra um homem fazendo sinal de positivo com as duas mãos. Ao fazer isso, ele sorri.

Dessa forma, em casos de reajuste de aluguel pelo IPCA para contratos que fazem aniversario no próximo mês, o percentual usado é o acumulado de 12 meses.

Vídeo que ilustra stories sobre IPCA mostra o desenho de duas telas de celular em preto e branco. De dentro de cada uma surge uma mão e acontece um aperto de mãos, sinalizando um acordo.

Como calcular o reajuste do aluguel pelo IPCA? Arraste pra cima para tirar essa e outras dúvidas sobre esse tema.