Fazer uma reforma no apartamento não é algo tão simples, mas vale a pena dar uma cara nova à sua casa de tempos em tempos. Antes de começar, é preciso planejar a obra bem direitinho para evitar gastos desnecessários e possíveis “dores de cabeça”. Confira algumas dicas >>
Seja em um ap vazio ou no que você já mora, imaginar como se quer o ambiente é o primeiro passo! Aliás, é importante definir se será uma reforma total ou em alguns locais específicos. Caso queira uma grande reforma, é preciso contar com alguém da área (arquiteto ou engenheiro) para auxiliar e fazer um projeto.
O segundo passo é organizar um plano de custos contando com material, mão de obra e móveis (se for o caso). Faça orçamentos e pesquise bastante para encontrar o melhor custo-benefício em tudo. Dependendo da obra, é preciso contratar uma empreiteira ou equipe de pedreiros. Não se esqueça de estabelecer os prazos de cada etapa da reforma!
Para a segurança de todos, se sua reforma for grande será preciso apresentar alguns documentos ao síndico ou à administradora do condomínio. Em geral, o morador deve apresentar: * Termo de responsabilidade * Plano de Reformas: ART ou RRT (saiba mais sobre normas a seguir) * Cronograma detalhado do que será feito, prazos e lista dos funcionários
Para a reforma, é preciso seguir normas estabelecidas, apresentando ao síndico uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou Registro de Responsabilidade Técnico (RRT), assinados por engenheiro ou arquiteto, respectivamente. Os documentos são a garantia que tem um profissional habilitado responsável pelo projeto da reforma. Aí cabe ao síndico autorizar ou não a obra. Ah, se o ap for alugado, antes de tudo é preciso da autorização do proprietário do imóvel.
O início quase sempre tem muito barulho, demolindo o que vai ser substituído. Se você mora no imóvel, faça um ambiente de cada vez. Há a fase de instalações de estrutura elétrica, hidráulica, pintura, antes da fase de acabamento e decoração – que é a melhor parte. Se tiver um arquiteto ou engenheiro responsável, ele deve fiscalizar regularmente e fazer a vistoria final.
Nem sempre tudo sai certinho ao fazer uma reforma: alguma coisa pode quebrar, alguém fura uma tubulação sem querer... Já deixe um dinheiro reservado para possíveis emergências! Imprevistos podem acontecer ao longo da obra, e lidar com paciência e foco é a chave para não virar um grande estresse!
É bom fazer um checklist para o responsável pela reforma ver se tudo está como o planejado ou se precisa ajustar algo. Então vem a hora da limpeza final para tirar toda a sujeira da obra. Depois, entregue ao síndico o termo de encerramento da obra e... Curta a sua casa totalmente renovada!