O Zoológico de São José do Rio Preto é uma das boas opções de lazer para quem mora nesta que é uma das melhores cidades do interior de SP para se viver.
Mas você sabia que, além de um local de lazer e visitação, o zoológico também é um espaço que recebe animais resgatados e conta ainda com um centro de educação socioambiental voltado para a conscientização da população?
Pois bem, caso ainda não saiba sobre o lugar e esteja em busca de mais informações, neste artigo te contamos como funciona a estrutura do Zoológico de São José do Rio Preto, o que encontrar por lá e como chegar ao espaço.
Navegue pelo conteúdo:
- História
- Cooperação e parcerias
- Zoobotânico de Rio Preto
- Visitação ao Zoológico de São José do Rio Preto
- Estrutura
- Museu do Bosque Municipal
- Atendimento aos animais
- Educação ambiental
- Visitas técnicas
- Como chegar
- More perto do Zoológico de São José do Rio Preto
História
O Zoológico e Bosque Municipal de São José do Rio Preto foi fundado em 1973, em uma área de mata nativa da região.
Administrado pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, o zoo está desde 2017 passando por mudanças conceituais internas, que envolvem o processo de revitalização do espaço enquanto centro de preservação e manutenção de espécies e de educação socioambiental.
+ Leia também:
– Parque da Represa Municipal: conheça um dos cartões postais de São José do Rio Preto
– Teatro Municipal Paulo Moura: conheça um dos principais palcos de eventos e espetáculos de São José do Rio Preto
Cooperação e parcerias
O Zoológico de São José do Rio Preto integra a Associação de Zoológicos e a Aquários do Brasil (Azab) que, em 2018, assinou junto ao Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) um Acordo de Cooperação Técnica.
Válido por cinco anos, o acordo previa elaboração, implementação, manutenção e coordenação dos programas de manejo de espécies ameaçadas em zoológicos e aquários brasileiros, além de outras parcerias de conservação.
Zoobotânico de Rio Preto
No final de 2022, por conta da nova proposta, o local passou a ser chamado de Zoobotânico. E em 2023 comemora os 50 anos de sua criação.
O programa de conservação das espécies do Zoobotânico conta com o apoio de instituições socioambientais, além de técnicos e pesquisadores.
Visitação ao Zoológico de São José do Rio Preto
O zoo conta com uma visitação anual de aproximadamente 200 mil pessoas, sendo cerca de 2 a 3 mil por semana e, em épocas de feriados e férias, a média de visitas chega a dobrar.
Aos finais de semana, esse público conta com muitas famílias e, em dias úteis, os que mais fazem visitas são alunos das escolas de São José do Rio Preto e região.
Estrutura
A estrutura do Zoobotânico conta com aproximadamente 300 animais, divididos entre 75 espécies, ocupando uma área de 14 hectares de um fragmento isolado de floresta.
Durante o passeio, os visitantes podem ver animais, como:
- Anta
- Arara canindé
- Babuíno amarelo
- Cachorro-do-mato
- Carcará
- Casuar-de-capacete
- Coruja suindara
- Ema
- Gato mourisco
- Hipopótamo
- Jabuti
- Jacaré-do-papo-amarelo
- Jiboia
- Leão
- Lobo-guará
- Macaco-aranha de cara preta
- Macaco-prego
- Onça-parda
- Onça-pintada
- Papagaio do mangue
- Pavão azul e verde
- Quati
- Sagui de cara branca
- Tigre
- Tucano toco
Sanitários, mesas e bancos fazem do espaço um lugar ideal para as famílias e crianças aproveitarem as pausas no passeio para fazer piqueniques e lanches.
Museu do Bosque Municipal
No complexo do Zoobotânico tem ainda o Museu do Bosque Municipal, área em que o público conhece uma exposição de animais empalhados (taxidermizados) da fauna brasileira.
Atendimento aos animais
Sabe aqueles animais que são vítimas de atropelamentos, queimadas, maus tratos, tráfico ou estão órfãos? Pois bem, o Zoobotânico realiza o atendimento desses animais silvestres, geralmente encaminhados pela Polícia Militar Ambiental, pelo Ibama e Corpo de Bombeiros.
Atendendo cerca de 110 municípios da Região Noroeste de São Paulo, os animais passam pelo zoo para receber tratamentos e serem devolvidos à natureza sempre que possível.
Agora, quando o retorno aos seus habitats não é viável, os bichinhos passam a fazer parte do plantel ou são encaminhados a outras instituições de proteção.
Educação ambiental
O Zoobotânico também conta com o Centro de Educação Ambiental (CEA), que é uma área voltada para a conscientização do impacto ambiental causado pelo nosso consumo e outros conhecimentos socioambientais.
Então, são desenvolvidas diversas atividades lúdicas em grupos, desde a exibição de filmes e visitas ao Museu de Biologia de Animais Taxidermizados e à Biblioteca, onde estão vários livros de temáticas ambientais.
Nesse caso, as visitas são realizadas a partir de um agendamento prévio e tem monitoramento dos técnicos do zoo, que contam curiosidades e compartilham diversos conhecimentos sobre os animais.
Visitas técnicas
Os estudantes de cursos superiores como, Biologia, Medicina Veterinária e Zootecnia, também podem agendar visitas técnicas para conhecer a rotina e atividades exercidas no Zoobotânico.
Assim, o técnico do zoo apresenta as instalações administrativas e operacionais, mostra como são preparados os alimentos, além de explicar mais sobre a rotina de exames periódicos e os atendimentos dos animais.
Como chegar
O Zoobotânico está próximo ao campus da Unesp/Ibilce, a poucos metros da Rodovia Transbrasiliana, no bairro Jardim Nazareth.
Informações sobre o funcionamento
Endereço: Rua José Deguer, s/nº – Jardim Nazareth
Horários: De terça a domingo, das 9h às 17h
Entrada: Gratuita
Telefone: (17) 3225-3930
Para visitas monitoradas de escolas, que tem duração de aproximadamente 1h30, o agendamento deve ser feito previamente, já que são acompanhadas por estudantes de biologia e técnicos do Zoológico.
Veja no mapa a localização exata do Zoológico de São José do Rio Preto:
Carregando comentários...