Como é morar em Goiânia
Conheça melhor a cidade, através das experiências, das tendências e quem mora na cidade
Descobrir a cidade
Quem procura um novo lar em uma cidade com bastante sol e calor precisa considerar Goiânia no topo da sua lista. Localizada na região centro-oeste, bem no coração do Brasil, a cidade tem temperatura média acima dos 25ºC ao longo do ano, com clima típico do cerrado brasileiro, mas isso não é um problema, já que a cidade está classificada como uma das mais arborizadas do Brasil, graças a seus inúmeros parques e praças fartamente verdes.
Com mais de 1,5 milhão de habitantes, a cidade é a mais populosa do Estado de Goiás e a décima mais populosa do Brasil, segundo dados do IBGE de 2020. Além do mais, Goiânia é um mix de modernidade com aquele clima gostoso de interior, pois consegue unir o desenvolvimento de uma grande capital com a hospitalidade e afeição de seu povo, sem contar que a culinária regional tem aquele gostinho de comida de mãe, que transmite a sensação de um abraço.
O advogado Mateus vive na capital desde que nasceu e só tem elogios à cidade. “Goiânia é sinônimo de viver com qualidade de vida. Apesar de jovem, a cidade é super moderna e desenvolvida. Não mudo daqui por nada!”
Custo de vida em Goiânia
Viver em Goiânia é sinônimo de viver bem. A capital de Goiás figura entre as cidades com maior qualidade de vida do Brasil, já que consegue aliar a modernidade e desenvolvimento de grandes centros urbanos com aquele clima de cidade do interior.
Segundo dados da FipeZAP+, que é um indicador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) utilizado para acompanhar o mercado imobiliário, Goiânia foi a segunda cidade com maior valorização imobiliária em 2022.
Apesar disso, o custo de vida, no geral, para quem vive na cidade ainda é moderado. É claro que em regiões mais valorizadas este valor será mais alto e, por consequência, em regiões menos valorizadas, mais baixo, o que é completamente normal em qualquer cidade.
Mas de modo geral, considerando a excelente infraestrutura da cidade, os custos de moradia e manutenção são considerados moderados, especialmente se comparado a outras capitais, como é o caso da vizinha Brasília.
Segurança em Goiânia
A tranquilidade e segurança de Goiânia são pontos que chamam a atenção de quem escolhe a cidade para viver. Em praticamente todos os bairros é possível encontrar distritos policiais, além de delegacias especializadas, como a DEAM - Delegacia de Atendimento à Mulher e a DEAI - Delegacia de Atendimento ao Idoso.
Ainda, mesmo a cidade, de um modo geral, ser considerada segura, figuram no ranking dos bairros mais seguros da capital o Setor Oeste, o Setor Bueno, o Setor Marista e o Jardim Goiás.
Serviços em Goiânia
Goiânia é uma cidade plenamente desenvolvida, o que imprime o título de uma das cidades com maior qualidade de vida do Brasil. Tal fato também se dá pela diversidade e completude do comércio e serviços oferecidos.
Em todos os bairros é fácil encontrar grandes redes de supermercados, redes de farmácias, redes de academias, redes hoteleiras, agências de todas as instituições bancárias, pet shops, cafeterias, além de bairros com extensa área comercial dividida em categorias, como o Setor Campinas, que abriga várias redes atacadistas de diversas áreas (confecção, tecidos, alimentos/bebidas, artigos de festas, entre outras) ou o bairro Guanabara, conhecido por suas fábricas de móveis.
Ainda, a cidade não deixa a desejar quando o assunto é shopping center, já que possui 17 deles, dos quais se destacam o Flamboyant Shopping Center, maior e principal centro de compras de Goiás, abrigando, inclusive, diversas maisons internacionais, além do Goiânia Shopping, o Shopping Passeio das Águas e o Shopping Bougainville, em destaque.
Transporte em Goiânia
Com vias largas e arborizadas, o trânsito de Goiânia é considerado tranquilo fora dos horários de rush. Dentre as principais vias da cidade, destacam-se a Avenida Goiás, a Avenida Tocantins, a Avenida Araguaia, e as Avenidas 83, 84 e 85, todas com afluência a partir da praça cívica, localizada bem no centro da capital.
Outras vias de destaque e bastante movimentadas são as Avenidas 136 e Jamel Cecílio, nas extensões do Setor Marista e Jardim Goiás, respectivamente, além da Avenida Leste Oeste, que atravessa as regiões que dão nome à via, e a Avenida Anhanguera, que cruza a cidade de norte a sul, e é responsável pelo trânsito do Eixo Anhanguera, uma das principais linhas de ônibus da cidade.
Educação em Goiânia
Goiânia é referência em educação. É possível encontrar na cidade diversas instituições de ensino que vão de berçários à Universidades, todas de excelente qualidade. Inclusive, Goiânia é destaque em colégios preparatórios do ensino médio, a exemplo dos colégios WR, Dinâmico e Prevest.
Ainda, na seara universitária, a cidade abriga, entre outras, dois campus da Universidade Federal de Goiás - UFG, que figura entre uma das melhores universidades federais do mundo, alcançando a 27ª posição no ano de 2023, segundo dados da World University Ranking, além de 5 campus da Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC GO.
Estilo de vida em Goiânia
Goiânia é conhecida como a capital sertaneja do Brasil, e é claro, a cidade tem vários points com o melhor da cultura sertaneja, com shows e atrações do ramo, a exemplo dos bares Velho Texas e Alabama, além de ser palco do maior festival sertanejo do Brasil: O Festival VillaMix.
Mas se engana quem acha que só o sertanejo domina a cidade. Além de capital sertaneja, Goiânia também é a capital do Rock! A cidade abriga vários locais em que o rock’n’roll é exaltado, como o Bolshoi Pub, que para além deste estilo musical, traz atrações do soul, blues, jazz e R&B.
A verdade é que Goiânia é a capital da diversidade artística! É fácil encontrar rolês para todos os públicos, inclusive para os fãs de música clássica, já que a Orquestra Filarmônica de Goiás ocupa o ranking de 4ª melhor orquestra do Brasil, sendo possível assistir aos concertos gratuitos no tradicional Teatro Goiânia, ou no Palácio da Música, no Centro Cultural Oscar Niemeyer.
E para quem ama feiras, com comidas típicas e artesanatos, Goiânia não deixa a desejar neste quesito. São inúmeras opções em diversos pontos da cidade, cabendo destacar as Feiras da Lua, aos sábados, e do Sol, aos domingos, ambas no Setor Oeste, além da Feira do Cerrado, no Jardim Goiás, e a monumental Feira Hippie, na Praça do Trabalhador, no Setor Central.
Goiânia também se destaca pelos inúmeros barzinhos e restaurantes, para todos os públicos e gostos. Dentre as várias opções, o Restaurante Chão Nativo é referência na culinária goiana, e o imponente Grá Rooftop oferece alta gastronomia no topo do 4º edifício mais alto do Brasil, o Órion Complex, no Setor Marista.
Natureza em Goiânia
Que Goiânia é uma das cidades mais arborizadas do Brasil você já sabe. E isso se dá graças às diversas árvores presentes nas ruas e avenidas da capital, somado às extensas áreas verdes dos muitos parques e praças que a cidade abriga.
Dentre os diversos parques e praças, o Parque Cascavel, mais novo queridinho da cidade, juntamente com o Parque Areião, o Parque Vaca Brava e a Praça do Cruzeiro são destaques da região sul, assim como o Bosque dos Buritis e o Lago das Rosas são destaques da região central.
Só para se ter ideia, a quantidade de parques em Goiânia chega a atingir o número de 42, de acordo com informações divulgadas no site da prefeitura. Além do mais, Goiânia possui nos arredores, às margens da rodovia GO-060, uma área de preservação de 3.153,51 ha, o Parque Ecológico Ulysses Guimarães. Tudo isso faz com que Goiânia tenha uma excelente qualidade do ar, o que reflete na qualidade de vida de quem escolhe essa maravilhosa cidade para viver.
História de Goiânia
Com a ideia de expansão territorial, além da necessidade de interligar o centro-oeste à região Sul do país, Pedro Ludovico Teixeira foi nomeado interventor da região centro-oeste pelo então presidente Getúlio Vargas, logo após a Revolução de 1930, quando a Constituição Federal de 1891 foi revogada.
Logo, em 1932, Pedro Ludovico instituiu uma comissão que deveria discutir e escolher o melhor local para a construção da nova capital. A resistência da forte oposição a Pedro Ludovico considerava dispendiosa e desnecessária a mudança da Capital, que à época era a Cidade de Goiás, que vinha cada vez mais perdendo força política, mas o interventor, bem como a cúpula dos revolucionários de 1930, consideravam a construção de uma nova cidade como investimento e não gastos desnecessários.
Assim, em 24 de outubro de 1933 foi lançada a pedra fundamental de Goiânia, tendo como responsável pelo projeto urbanístico da nova capital o engenheiro, arquiteto, urbanista e paisagista Attílio Corrêa Lima.
De acordo com relatos históricos, o nome sugerido para a nova capital de Goiás teria sido “Petrônia”, em homenagem ao seu fundador Pedro Ludovico, porém, por razões nunca reveladas, Pedro Ludovico preferiu “Goiânia”, e em decreto de 2 de agosto de 1935 formalizou o nome da nova capital, que desde então vem crescendo e se modernizando, sendo hoje uma das cidades com maior qualidade de vida do Brasil.
Conheça os principais bairros
O QuintoAndar tem o que você precisa
Para se mudar sem burocracia só tem um jeito, ser com o QuintoAndar.
Para quem quer alugar
Alugue os melhores imóveis de forma rápida, sem fiador e sem burocracia
Para quem quer anunciar
Não deixe seu imóvel parado. Feche negócio sem burocracias.
Indique imóveis e ganhe dinheiro
Você ganha R$100 por imóvel publicado e pode ganhar 10% do valor do aluguel caso o imóvel seja alugado
Encontre o seu lar ideal
Apartamentos em Goiânia
Casas em Goiânia
Casas em condomínio em Goiânia
Studios e kitnets em Goiânia