Guia da
Vizinhança
O que fazer em Porto Alegre
Conheça melhor a cidade, através das experiências, das tendências e quem mora na cidade
Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, é conhecida por seu rico patrimônio cultural, principalmente por causa das construções no centro histórico, como o Mercado Público e a Catedral Metropolitana, e pela quantidade de centros e museus que contam a história de seu surgimento e exaltam as tradições gaúchas – como o chimarrão e o xis, uma variação do cheeseburger com outros ingredientes, criado no Rio Grande do Sul.
A cidade foi colonizada por imigrantes da Ilha de Açores, em Portugal, no final do século XVIII, e, a partir de então, começou a ser povoada também por muitos imigrantes alemães e italianos, que até hoje possuem uma grande quantidade de descendentes vivendo por lá.
A capital gaúcha conta com muitas opções de lazer ao ar livre, sendo uma das capitais mais arborizadas do Brasil – isso faz com que um dos passeios favoritos dos moradores aos finais de semana seja tomar chimarrão aproveitando esses espaços abertos.
Quanto à mobilidade, apesar de contar com cerca de 350 linhas de ônibus, caso você queira cruzar a cidade, é necessário combinar mais de um ônibus. Dessa forma, mesmo com o trânsito intenso, pode ser mais fácil se locomover pela cidade de carro.
No verão porto-alegrense, é comum que a cidade se torne um pouco mais vazia porque muitas pessoas tiram uns dias de folga, aproveitando a proximidade de 2 horas com Atlântida, por exemplo, praia que fica em Xangri-lá.
A capital gaúcha possui três regiões principais para se morar: Zona Norte, Zona Sul e Cidade Baixa. Veja a seguir quais são as principais caraterísticas de cada uma delas:
- Zona Norte: É a região mais procurada para alugar ou comprar imóvel em Porto Alegre, por oferecer uma infraestrutura tanto residencial quanto comercial completa, além de fácil acesso à Cidade Baixa, a região central da cidade. E por fazer divisa com cidades da região metropolitana, como Canoas, Cachoeirinha e Gravataí, pode ser uma opção perfeita para quem trabalha nessas outras localidades mas não quer abrir mão da conveniência de morar na capital. Lá está localizado o Shopping Iguatemi, o mais conhecido de POA. Para quem curte a vida noturna, a Rua Padre Chagas é parada obrigatória para comer e beber em restaurantes e bares mais chiques. A rua fica próxima ao Parque Moinhos de Vento, popularmente conhecido como Parcão, principal destino para quem gosta de tomar chimarrão nas tardes de domingo. É lá também que fica a Rua Gonçalo de Carvalho, que ficou conhecida como "a rua mais bonita do mundo", por conta de sua extensão de quase 500 metros de calçada, onde existem mais de 100 árvores da espécie Tipuana.
- Zona Sul: Considerada "longe de tudo" por quem mora nas outras áreas de Porto Alegre, os bairros da Zona Sul são perfeitos para quem preza por mais tranquilidade no dia a dia e gosta de praticar esportes aos finais de semana, como kitesurf ou velejar – lá existem diversos locais e clubes para isso graças ao Rio Guaíba que banha a região. Inclusive, é uma ótima opção de moradia para quem deseja viver em uma casa com vista privilegiada, bem de frente para o rio e ter a orla como quintal. Mais próximo ao centro, mas ainda na Zona Sul, fica o Gasômetro (antiga usina desativada), que é a maior opção de lazer para curtir o pôr do sol comendo em um restaurante. O sistema de transporte que leva até a Cidade Baixa não é tão prático quanto para quem mora na Zona Norte, mas a região possui um comércio local diverso.
- Cidade Baixa: Chamada assim pela população gaúcha, a Cidade Baixa, ou CB, fica bem no centro de Porto Alegre. É ideal para quem faz questão de morar perto de tudo e prefere se locomover a pé, pois, apesar de ser composta boa parte por comércio, também oferece ótimas opções residenciais mais acessíveis. É na Cidade Baixa que acontecem as baladas mais alternativas, principalmente voltadas ao público LGBTQIA +, sendo indicada para quem aprecia o lado mais boêmio da cidade com grande quantidade de bares e restaurantes com preços mais em conta que os da Zona Norte. Inclusive, é nas proximidades da CB que você vai encontrar inúmeras opções de lanchonetes, ou "Lancheras" segundo os moradores, para provar o tradicional xis coração, o favorito dos porto-alegrenses. Aos fins de semana, o passeio mais comum é ir para o Parque Farroupilha, conhecido como Redenção – e aproveitar para passear no Brique da Redenção, uma feira de artesanato e gastronomia que acontece aos domingos. É lá também que fica o Mercado Público de Porto Alegre, um prédio histórico que oferece uma grande variedade de alimentos a bons preços, e a Casa de Cultura Mario Quintana.
Deu para perceber que Porto Alegre tem bairros para todos os gostos, certo? Entenda qual região pode atender às suas necessidades e comece a procurar o lar dos seus sonhos!
Conheça os principais bairros
O QuintoAndar tem o que você precisa
Para se mudar sem burocracia só tem um jeito, ser com o QuintoAndar.
Para quem quer alugar
Alugue os melhores imóveis de forma rápida, sem fiador e sem burocracia
Para quem quer comprar
A compra do seu lar com negociação rápida e sem burocracias
Com dúvida se aluga ou se compra?
Calcule seu investimento para garantir o melhor morar para você
Encontre o seu lar ideal
Apartamentos em Porto Alegre
Casas em Porto Alegre
Casas em condomínio em Porto Alegre
Studios e kitnets em Porto Alegre