Descubra bons restaurantes em que você pode desfrutar essa experiência incrível
Todos os lugares dessa seleção para você conhecer melhor por aqui
Uma das melhores maneiras de curtir o Guaíba e suas belezas, como as diversas ilhas que pontilham seu horizonte, é almoçar em algum lugar rodeado por essa paisagem natural.
No Cais Embarcadero, porto gastronômico, opção é o que não falta. Entre os destaques estão o 20BARRA9, que serve churrasco e parrilla, a cozinha nikkei do Isoj e a culinária contemporânea do Press.
Para quem busca o mix entre a gastronomia gaúcha e a contemporânea, o 360 POA Gastrobar é uma boa escolha - sem contar que a arquitetura do restaurante, envidraçada até no piso, valoriza ainda mais a experiência de estar no Guaíba.
No Clube Veleiros do Sul, o restaurante Barcelos Gastronomia, situado na frente do atracadouro onde ficam as embarcações à vela, oferece buffet e à la carte com ótima comida a preços acessíveis e uma vista linda para as águas.
O Bistrô Pimenta Rosa, localizado dentro do Clube dos Jangadeiros, serve pratos com sabor caseiro e paisagem bucólica na Orla do Guaíba. No sábado, sua feijoada é ótima pedida.
Há ainda O Butiá, fazenda que fica bem à beira do Guaíba, um passeio tri legal para ir com a família ou com os amigos, porque o espaço oferece um piquenique gourmet, com direito a toalha xadrez, pães de fermentação natural, três tipos de queijos, geleias, manteiga, caponata de legumes, mel, bolos feitos no dia, muffin, patê, vinhos e cervejas artesanais.
Por gerações, o Guaíba foi chamado de rio. Os especialistas, no entanto, já cravaram há tempos: trata-se de um lago. Se você consultar o verbete na Wikipedia, vai topar com esta esquisitice: o Guaíba é um corpo hídrico. No fim das contas, tanto faz o nome! A massa de água entre o Delta do Jacuí e a Lagoa dos Patos é parte fundamental da vida, da economia e da paisagem da região metropolitana de Porto Alegre.
Banhando as cidades de Porto Alegre, Eldorado do Sul, Guaíba, Barra do Ribeiro e Viamão, essa grande extensão de água é a principal fonte de abastecimento hídrico da capital gaúcha. Com área de quase 500 quilômetros quadrados, o Guaíba é cruzado diariamente por navios de transporte de cargas e de passageiros, barcos turísticos e os mais diferentes tipos de embarcações de lazer. São muitas as praias em sua extensão – nem todas apropriadas para banho –, que oferecem belas vistas e convidam a agradáveis passeios pela margem.
A Orla do Guaíba, aliás, vem sendo revitalizada com novos equipamentos esportivos e de lazer, além de pistas para caminhadas, corridas e circulação de bicicletas. A beira do lago concentra boa parte das atrações turísticas de Porto Alegre, como o Cais do Porto, o Cais Embarcadero, a Usina do Gasômetro, o Parque Marinha do Brasil, a Fundação Iberê, o Calçadão de Ipanema e diversos clubes náuticos, entre muitos outros pontos.
Créditos de imagem - Destaque: Insta_CaisEmbarcadero | Feed: Letícia Remião