Almoço com vista para o Guaíba

Descubra bons restaurantes em que você pode desfrutar essa experiência incrível


Locais para você conhecer

Todos os lugares dessa seleção para você conhecer melhor por aqui

Ver no mapa
Local

Cais Embarcadero

Avenida Mauá, 1.176 - Centro Histórico
Porto Alegre

Local

360 POA Gastrobar

Avenida Presidente João Goulart, 551 - Centro Histórico
Porto Alegre

Local

O Butiá

Rodovia Frei Pacífico - Itapuã, Viamão
Porto Alegre

Local

Barcelos Gastronomia Veleiros

Avenida Guaíba, 2.941 - Vila Assunção
Porto Alegre

Local

Bistrô Pimenta Rosa

Rua Ernesto Paiva, 139 - Tristeza
Porto Alegre

No entorno do lago, há menus para todos os gostos e bolsos

Publicado em 15 de maio de 2023
Aparece em
Experiências
Para comer
Para beber
Casal
Amigos
Família
Pet friendly
Natureza
Vista Livre
Aproveite e compartilhe com quem você gosta

Uma das melhores maneiras de curtir o Guaíba e suas belezas, como as diversas ilhas que pontilham seu horizonte, é almoçar em algum lugar rodeado por essa paisagem natural.

No Cais Embarcadero, porto gastronômico, opção é o que não falta. Entre os destaques estão o 20BARRA9, que serve churrasco e parrilla, a cozinha nikkei do Isoj e a culinária contemporânea do Press.

Para quem busca o mix entre a gastronomia gaúcha e a contemporânea, o 360 POA Gastrobar é uma boa escolha - sem contar que a arquitetura do restaurante, envidraçada até no piso, valoriza ainda mais a experiência de estar no Guaíba.

No Clube Veleiros do Sul, o restaurante Barcelos Gastronomia, situado na frente do atracadouro onde ficam as embarcações à vela, oferece buffet e à la carte com ótima comida a preços acessíveis e uma vista linda para as águas.

O Bistrô Pimenta Rosa, localizado dentro do Clube dos Jangadeiros, serve pratos com sabor caseiro e paisagem bucólica na Orla do Guaíba. No sábado, sua feijoada é ótima pedida.

Há ainda O Butiá, fazenda que fica bem à beira do Guaíba, um passeio tri legal para ir com a família ou com os amigos, porque o espaço oferece um piquenique gourmet, com direito a toalha xadrez, pães de fermentação natural, três tipos de queijos, geleias, manteiga, caponata de legumes, mel, bolos feitos no dia, muffin, patê, vinhos e cervejas artesanais.

Guaíba, uma imensidão de beleza

Por gerações, o Guaíba foi chamado de rio. Os especialistas, no entanto, já cravaram há tempos: trata-se de um lago. Se você consultar o verbete na Wikipedia, vai topar com esta esquisitice: o Guaíba é um corpo hídrico. No fim das contas, tanto faz o nome! A massa de água entre o Delta do Jacuí e a Lagoa dos Patos é parte fundamental da vida, da economia e da paisagem da região metropolitana de Porto Alegre.

Banhando as cidades de Porto Alegre, Eldorado do Sul, Guaíba, Barra do Ribeiro e Viamão, essa grande extensão de água é a principal fonte de abastecimento hídrico da capital gaúcha. Com área de quase 500 quilômetros quadrados, o Guaíba é cruzado diariamente por navios de transporte de cargas e de passageiros, barcos turísticos e os mais diferentes tipos de embarcações de lazer. São muitas as praias em sua extensão – nem todas apropriadas para banho –, que oferecem belas vistas e convidam a agradáveis passeios pela margem.

A Orla do Guaíba, aliás, vem sendo revitalizada com novos equipamentos esportivos e de lazer, além de pistas para caminhadas, corridas e circulação de bicicletas. A beira do lago concentra boa parte das atrações turísticas de Porto Alegre, como o Cais do Porto, o Cais Embarcadero, a Usina do Gasômetro, o Parque Marinha do Brasil, a Fundação Iberê, o Calçadão de Ipanema e diversos clubes náuticos, entre muitos outros pontos.

Créditos de imagem - Destaque: Insta_CaisEmbarcadero | Feed: Letícia Remião